Xavier, Juarez Tadeu de Paula [UNESP]Chagas, Mariana Fabiano [UNESP]2025-01-172025-01-172024-12-10CHAGAS, Mariana Fabiano das. Portas abertas: a história de alunos negros que entraram na Unesp por meio de vagas afirmativas. Orientador: Juarez Tadeu de Paula Xavier. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/259750O livro-reportagem “Portas abertas: a história de alunos negros que entraram na Unesp por meio de vagas afirmativas”, trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Unesp, narra a vivência de alunos negros dentro da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, no Campus de Bauru. Passando pela história de 6 discentes que entraram na universidade por meio do sistema de vagas afirmativas, o livro busca ressaltar a importância da implementação da política pública para a entrada da população negra no ensino superior brasileiro.The book-report “affirmative action policies at Unesp”, thesis for graduation at Unesp journalism course, narrates the experience of black students within the Faculty of Architecture, Arts, Communication and Design, Bauru Campus. Going through the story of 6 students who entered university through the affirmative actions policies system, the book seeks to emphasize the importance of implementing public policy for the black population to enter Brazilian higher education.porJornalismoLivro-reportagemVagas afirmativasEnsino SuperiorPopulação NegraReportage bookJournalismAffirmative actionHigher educationBlack populationPortas abertas: a história de alunos negros que entraram na Unesp por meio de vagas afirmativasOpen doors: the story of black students who entered Unesp through affirmative vacanciesTrabalho de conclusão de cursoAcesso aberto