Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de [UNESP]Batista, Patrícia Antonino da Silva [UNESP]2017-01-102017-01-102016-11-21http://hdl.handle.net/11449/147108O presente estudo se propõe refletir sobre como a escola, por meio do ensino da Literatura, poderia intervir no sentido de contribuir com a formação estética e sensível de seus alunos. Nesse sentido, consideramos o princípio da estética da sensibilidade, presente nos documentos normativos das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, um importante elemento norteador da prática docente. Como alternativa para a efetivação de tal objetivo, apresentamos uma possível sintaxe de construção da estética da sensibilidade propondo um projeto de trabalho para os anos finais do Ensino Fundamental sob o enfoque do letramento literário e da concepção de experiência, segundo Larrosa (2002). O trabalho terá como aportes teóricos os principais documentos oficiais da educação e as reflexões de autores como Jauss (1979), Candido (1995), Cosson (2006a, 2006b), Duarte Júnior (2012), Chartier (1996), Petit (2008), Silva (1988), Antunes (2015), Arena (2003), Eco (1988), Todorov (2012), entre outros. Acreditamos que a relação estabelecida entre o aluno e seu objeto de conhecimento, neste caso, o texto literário, possa ser ressignificada. A partir dessa proposta, esperamos privilegiar e propiciar experiências estéticas que se afastem de modelos didáticos tradicionais de ensino da Literatura, e que possibilitem aos jovens vivenciar situações práticas de aprendizagem, contextualizadas, interdisciplinares e, de fato, significativas para suas vidas. Nessa perspectiva, a literatura passa a ser um instrumento de humanização, capaz de sensibilizar e desenvolver o senso estético, ético e político.porEstética da sensibilidadeExperiência e letramento literárioFormação estética e sensível do sujeitoMorte e Vida SeverinaAnos finais do Ensino FundamentalO processo de construção da estética da sensibilidade no ensino da Literatura: proposta de intervençãoThe aesthetics of the construction process sensitivity in teaching Literature: intervention proposalDissertação de mestradoAcesso aberto00087814923001011069P52631578709419750000-0002-9850-1393