Silva, Luciano Fernandes [UNESP]Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]2014-05-202014-05-202000-01-01Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 2, p. 169-179, 2000.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/6382Este trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo.This paper points out some criticism done to the modern scientific knowledge within the environmental movement, specially emphasizing the Cartesian philosophic ideas. We consider the educational process as a fundamental stage to diminish or even to revert the scenery of environmental degradations. Some limits of such criticism are analyzed, namely, the historical-social non-contextual shaping of such ideas. Finally, we focus the inadequacy that causes the repetition of such criticism to the modern science for the educational process.169-179porTemática ambientalprocesso educativocartesianismoEnvironmental issueseducational processcartesianismAlgumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambientalArtigo10.1590/S1516-73132000000200007S1516-73132000000200007Acesso abertoS1516-73132000000200007.pdf07923096242704670000-0003-1939-3580