Logotipo do repositório

Apresentação

O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o acesso aberto a documentos científicos, acadêmicos, artísticos, técnicos, bem como dados e plano de gestão produzidos por pesquisadores e estudantes da UNESP.

Dúvidas

Caso possua dúvidas consulte um bibliotecário (de segunda a sexta das 09h às 12h, exceto feriados):  Atendimento online

Ou você pode enviar sua dúvida pelo formulário:  Envie sua dúvida

Acesso Aberto

O Acesso Aberto envolve a disponibilização da produção intelectual online, sem custos, podendo ter algumas restrições com relação à utilização dessa produção. Possibilita maior visibilidade do trabalho dos autores, aumenta a acessibilidade dos leitores, ampliando o impacto da universidade e de sua produção intelectual sobre a sociedade.

 

Comunidades no Repositório Institucional UNESP

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Submissões Recentes

PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
Educação Inclusiva: um estudo sobre as vivências de responsáveis legais e professoras no desenvolvimento de estudantes com deficiência.
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-03-06) Alves, Stephanie Cristine ; Abrahão, Anaísa Leal Barbosa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A Educação Especial é uma modalidade ofertada preferencialmente na rede regular de ensino para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A literatura aponta que familiares enfrentam dificuldades no cuidado de escolares com deficiência. Já os professores lidam com a escassez de recursos e de formação continuada. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral caracterizar as vivências de responsáveis legais e de professoras no desenvolvimento de estudantes com deficiência em contexto de inclusão escolar. Como objetivos específicos: (1) verificar as vivências dos familiares no cuidado e inclusão da pessoa com deficiência; (2) caracterizar as vivências das professoras no processo de inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa e corte transversal. Participaram 72 responsáveis (M=40 anos e 8 meses), 34 professoras (M=40 anos e 5 meses) e 72 estudantes com deficiência (M=14 anos e 4 meses), incluindo casos de TEA, síndrome de Down, deficiência intelectual, paralisia cerebral, deficiência visual e auditiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, em escolas de uma cidade do sudoeste de Minas Gerais. Os dados foram interpretados por meio da análise temática, com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados foram organizados em dois estudos. O Estudo I, destacou dificuldades enfrentadas por familiares, como exclusões sociais, barreiras no mercado de trabalho e limitações nos tratamentos, mas também apontou recursos, como apoio religioso e relações escolares positivas. O Estudo II, revelou que professoras enfrentam desafios na inclusão por falta de recursos e necessidade de formação, mas reconhecem avanços com materiais adequados e apoio institucional. Conclui-se da necessidade de avanços nas políticas públicas baseadas em dados científicos.
PublicaçãoDissertação de mestrado
A cefalometria radiográfica pode ser utilizada para avaliação do perfil biológico?
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-03-31) Borges, Ana Paula Andrade ; Serra, Mônica da Costa ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A cefalometria radiográfica é amplamente utilizada na Ortodontia e tem mostrado aplicabilidade em Antropologia e Odontologia Forense e Medicina Legal. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre o uso da análise cefalométrica para a estimativa do perfil biológico. A pergunta principal da revisão foi: “A cefalometria radiográfica pode ser utilizada para avaliação do perfil biológico?”. A busca foi realizada nas bases de dados Embase, Cochrane Library, PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde e Scopus. Foram incluídos estudos observacionais que avaliaram variáveis do perfil biológico (sexo, idade, ancestralidade e/ou estatura) por meio de análises cefalométricas. Os dados extraídos incluíram autores, ano de publicação, local do estudo, tipo de estudo, estruturas analisadas (pontos, linhas, ângulos) em telerradiografias laterais e radiografias póstero-anteriores, além das variáveis do perfil biológico associadas e os principais resultados. A busca inicial identificou 538 estudos, importados para a plataforma Rayyan. Após a remoção de 200 duplicatas, restaram 338 publicações. A triagem por título e resumo realizada por dois examinadores resultou em 95 estudos selecionados para leitura na íntegra. Desses, apenas 26 atenderam aos critérios de inclusão e foram incluídos na revisão. Os estudos analisados forneceram evidências sobre a associação entre características cefalométricas e estimativa do sexo. Os achados reforçam o potencial da cefalometria radiográfica como ferramenta complementar na estimativa do sexo, sendo necessários mais estudos para avaliar diferentes populações e demais variáveis do perfil biológico
PublicaçãoTese de doutoradoAcesso Aberto Acesso Aberto
Avaliação da eficiência e viabilidade do substrato exaurido de cogumelo em ciclos subsequentes de Pleurotus ostreatus e Lentinula edodes
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-04-04) Vieira Júnior, Wagner Gonçalves ; Zied, Diego Cunha ; Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)
A produção de cogumelos valoriza os resíduos agrícolas, convertendo-os em alimentos de alto valor. Contudo, esse processo também gera resíduos, denominados Spent Mushroom Substrate (SMS) que representam desafios ambientais e produtivos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da reutilização do SMS na formulação de novos substratos para o cultivo da mesma espécie e compreender o processo de degradação dos substratos por Lentinula edodes e Pleurotus ostreatus. Para a reutilização do SMS, foram conduzidos três ciclos de produção para cada espécie, utilizando o resíduo do ciclo anterior na formulação dos substratos subsequentes. No segundo ciclo, foram aplicadas dosagens de 5%, 10% e 20% de SMS, provenientes do primeiro ciclo. No terceiro ciclo, cada dosagem constituiu novas formulações com as mesmas proporções do ciclo anterior. Além disso, foram utilizados dois tipos de substratos, denominados alto-N (com maior concentração de farelos) e baixo-N (com menor concentração de farelos). Em todas as formulações, a adição de SMS foi acompanhada pela redução proporcional dos farelos. Os parâmetros agronômicos avaliados incluíram produtividade (%), número e massa de cogumelos (g), e, no caso de P. ostreatus, número de pencas. Adicionalmente, realizou-se um experimento para avaliar o processo de degradação dos substratos, utilizando substratos comerciais, sendo o ciclo de L. edodes acompanhado por quatro fluxos, enquanto o de P. ostreatus por um fluxo. Durante o cultivo, foi analisado densidade aparente, pH, condutividade elétrica, nitrogênio total, relação C/N, teor de cinzas, fibras brutas, hemicelulose, celulose e lignina. Os resultados indicaram que apenas L. edodes respondeu positivamente à reutilização do SMS, com destaque para o terceiro ciclo, em substratos alto-N e dosagem de 10%, onde foi observado um incremento produtivo de 3,72% em comparação ao controle. Por outro lado, P. ostreatus não apresentou resposta favorável à reutilização do SMS, com reduções nos rendimentos em todos os ciclos e em todas as dosagens testadas. No monitoramento da degradação dos substratos comerciais, P. ostreatus demonstrou elevada capacidade de redução da densidade aparente (90,27%) e redução do teor de fibras brutas ao final do ciclo produtivo. Observou-se uma atividade similar na redução do pH, lignina, celulose e relação C/N, acompanhado do aumento da condutividade elétrica, nitrogênio total e teor de cinzas em ambas as espécies. L. edodes mostrou maior eficiência na degradação de hemicelulose. Os resultados evidenciam que o SMS é um resíduo com elevado potencial para diversas aplicações. Por outro lado, L. edodes mostrou-se promissor para a reintrodução do SMS nos ciclos produtivos e P. ostreatus não apresentou resultados satisfatórios nas condições testadas, indicando a necessidade de explorar novas estratégias para sua aplicação com o objetivo de ampliar os benefícios do reaproveitamento deste resíduo.
PublicaçãoDissertação de mestradoAcesso Aberto Acesso Aberto
Alterações metabolômicas relacionadas ao desempenho produtivo e características de carcaça de bovinos nelore terminados em confinamento
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-03-13) Moreira, José Breno da Silva ; Baldassini, Welder Angelo ; Torres, Rodrigo de Nazaré Santos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Para maximizar a eficiência produtiva, é fundamental entender como o metabolismo animal se adapta a diversos tipos de sistema de produção. Neste estudo, objetivou-se identificar e quantificar metabólitos plasmáticos em bovinos de corte com diferentes taxas de crescimento durante a terminação em confinamento. Foram utilizados 120 bovinos Nelore (Bos indicus), machos não castrados, com peso médio inicial de 387 ± 14 kg e com 24 ± 2 meses de idade. Os animais foram confinados por 115 dias, recebendo dieta total de terminação composta por milho grão moído (51,0%), grãos secos de destilaria (17,7%), polpa cítrica (15,9%), bagaço de cana (12,0%) e núcleo (3,4 %). Ao final da primeira etapa da adaptação, foram escolhidos aleatoriamente 40 animais para coleta de sangue. Ao final do período experimental, do subset de 40 bovinos, foram selecionados 24 animais e divididos em dois grupos experimentais de: alta (HP =12) e baixa (LP=12) taxa de crescimento com base no ganho de peso médio diário (GMD). O sangue coletado utilizado para extração e quantificação dos metabólitos por meio de ressonância magnética nuclear (H-NMR). Dados de área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), peso de carcaça quente (PCQ) e rendimento de carcaça (RC) foram obtidos via ultrassom no final da terminação. O desempenho dos animais foi influenciado pela taxa de crescimento, sendo observado nos animais HP maiores eficiência alimentar, PCQ e EGS (P < 0,05). Foram identificados 47 metabolitos no soro sanguíneo desses animais. Bovinos do grupo HP apresentaram maior concentração de treonina, glicolato, histidina e creatinina (P < 0,05), enquanto o grupo LP apresentou maior concentração de fenilamina, succinato, acetato, asparagina e 2-hidroxisobutirato (P < 0,05). Dentre as vias enriquecidas, destacam-se cadeia transportadora de elétrons mitocondrial (P = 0,06), degradação do etanol (P = 0,08) e oxidação da treonina e 2-oxobutanoato (P = 0,09). Os resultados encontrados indicaram maior atividade no metabolismo energético em animais HP, apresentando uma maior diversificação dos substratos para geração de energia. Animais LP possivelmente apresentam uma ineficiência na cadeia transportadora de elétrons, diminuindo sua eficiência de utilização de energia e impactando o desempenho.
PublicaçãoTese de doutorado
Fenotipagem de alto rendimento, machine learning e deep learning: aplicação de métodos de inteligência artificial no melhoramento genético de plantas autógamas.
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2025-03-13) Souza, Jardel da Silva ; Trevisoli, Sandra Helena Unêda ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
A aplicação de tecnologias emergentes, como fenotipagem de alto rendimento associados à inteligência artificial, tem revolucionado o melhoramento genético, tornando os processos de seleção mais ágeis, precisos e acessíveis. Neste estudo, foram investigadas duas abordagens inovadoras: a fenotipagem de alto rendimento para avaliação da qualidade dos grãos de arroz, além do uso de Machine Learning para classificação de genótipos e Deep Learning para a estimar do valor agronômico em soja, sendo, portanto, explorados dois métodos de inteligência artificial para esta culltura. A fenotipagem de alto rendimento mostrou-se uma ferramenta eficaz para a análise da qualidade dos grãos de arroz, substituindo métodos tradicionais demorados e manuais. Utilizando imagens RGB e hiperespectrais, foi possível quantificar a presença de grãos gessados com alta correlação em relação aos dados obtidos pelo método tradicional seedcount. A técnica baseada em câmeras RGB apresentou uma precisão de 92%, reduzindo drasticamente o tempo necessário para análise, de três meses para apenas nove dias. Além da eficiência, essa abordagem se mostrou economicamente viável, garantindo resultados confiáveis com um custo muito inferior ao de equipamentos especializados, enquanto um custa em torno de 2 mil dólares o outro custa 40 mil dólares. Por outro lado, no melhoramento genético da soja, a inteligência artificial foi aplicada para otimizar a seleção de genótipos. Algoritmos de ML foram empregados para classificar genótipos em grupos de desempenho agronômico, atingindo uma acurácia de 95%. Paralelamente, modelos de DL foram utilizados para prever o valor agronômico, alcançando um coeficiente de determinação (R²) de até 86,35%, demonstrando grande precisão na estimava de características fenotípicas. Essa abordagem integrada possibilitou uma avaliação mais robusta dos genótipos, reduzindo o viés humano e aumentando a eficiência da seleção. Os resultados deste estudo evidenciam o potencial da automação na agricultura, permitindo maior precisão e velocidade nos programas de melhoramento genético. A combinação de fenotipagem de alto rendimento com a inteligência artificial não apenas otimiza o processo de seleção de cultivares superiores, mas também contribui para a adaptação das culturas às novas demandas climáticas e produtivas. O avanço dessas tecnologias representa um passo essencial para uma agricultura mais sustentável e eficiente, garantindo maior produtividade e qualidade na produção agrícola.