Instituto de Artes, São Paulo

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  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Visualidades encadernadas: um olhar sobre a cultura visual dos livros didáticos de arte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-01) Reis, Victoria Lopes [UNESP]; Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]
    A pesquisa busca contribuir à discussão sobre Cultura Visual na Educação, focando em Livros Didáticos, analisando suas imagens e visualidades. Foram escolhidas duas coleções de livros didáticos de Arte designadas aos anos finais do Ensino Fundamental, publicadas em 2018, para análise documental a partir da perspectiva das teorias da Cultura Visual; sendo uma coleção aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020, Coleção “Teláris – Arte”, destinada a escolas públicas; e outra uma coleção de Sistema de Ensino, “Arte: Ensino Fundamental”, destinada a escolas privadas que adotam este método. Ambas pertencem ao mesmo grupo comercial, mas são de editoriais diferentes, sendo uma coleção da Editora Ática e uma da Somos Educação, respectivamente. O levantamento bibliográfico se deu com foco nos livros já publicados no Brasil sobre Cultura Visual e em publicações acadêmicas sobre Cultura Visual e LDs, e em especial, LDs de Arte. As observações feitas aos elementos visuais e seus contextos nos livros são fundamentadas em livros, publicações, dissertações, teses, ensaios e artigos sobre Cultura Visual, Educação e Livros Didáticos, levantando questionamentos em relação ao uso das imagens nos materiais analisados.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Cianotipia: do pesquisador-artista ao artista-pesquisador
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Reis, Victoria Lopes [UNESP]; Romagnolo, Sérgio Mauro [UNESP]
    A presente pesquisa, de caráter exploratório, busca refletir sobre a cianotipia enquanto fotografia e arte. Apesar de ser classificada como processo alternativo histórico, a pesquisa busca localizá-la como prática artística contemporânea, retirando-a de sua condição arqueológica, mas atendo-se as suas origens, ressaltando sua importância para o pensamento plástico atual. A pesquisa procurou estabelecer suas raízes históricas relacionadas a criação da fotografia ao estabelecimento desta enquanto arte, assim como o percurso da cianotipia enquanto método alternativo e artístico, reunindo visões de artistas, pesquisadores e filósofos da fotografia, consultando livros, artigos, pesquisas, coleções e acervos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Estruturas de piada no rabalho plástico: conversas com Philip Guston
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-30) Carvalho, Bruno Moutinho de [UNESP]; Romagnolo, Sergio Mauro [UNESP]
    Nesta dissertação me propus falar sobre alguns dos trabalhos que construí entre 2018 e 2023, descortinando aspectos do processo e da estrutura desses trabalhos e suas relações com a linguagem da piada e do chiste. Apresento aproximações entre ditas estruturas e o trabalho do artista norte americano Philip Guston, numa conversa com alguns dos meus trabalhos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Refeição é um ato coletivo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-12) Lima, Luciana Martins Tavares de [UNESP]; Spaniol, José Paiani [UNESP]
    Refeição é um ato coletivo traz relatos pessoais sobre meu processo em Artes Visuais - nas suas dimensões de bacharelado e licenciatura - no Instituto de Artes da Unesp em primeira pessoa. Concluir anos de formação em algumas breves páginas me fez optar pelo formato de ensaio, textual e visual. Usando de expressões em francês que tomei a liberdade de aportuguesar, faço uma caminhada pelo corredores dos ateliers, remontando os passos que me levaram ao ser artista e discuto no ensaio textual questões pertinentes à licenciatura em arte, que invariavelmente também é uma escrita criativa, permeada de imagens. No ensaio visual encadeio as imagens em outra caminhada, desta vez pela exposição Hipérbole do Vermelho, individual que realizei como uma espécie de rito de passagem e que acredito aglutinar muitas das ideias desenvolvidas no ensaio textual, abrindo espaço para a leitura das imagens. Ao unir os dois ensaios, parto da experiência pessoal com o espaço para discutir o caráter mediador do atelier na formação de artistas plásticos, provocando a produção de sentidos e pertencimento mediante à sua organização, refletindo em estruturas de poder que podem tanto por ele serem reforçadas quanto questionadas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A criança e a arte: barreiras e possibilidades em educação musical diante da infraestrutura de uma escola da rede de ensino público
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-08) Andrade, Vitória Stefany Lima de [UNESP]; Fragoso, Daisy Alves [UNESP]
    Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo discutir possibilidades e barreiras em educação musical diante da infraestrutura escolar e fornecer ferramentas prático-educativas para educadores(as) musicais e para arte-educadores(as) em geral da rede pública de ensino. A escola escolhida para a produção dos dados foi a E. E. Horácio Quaglio, sendo que esses dados foram produzidos através da formação de grupo focal e de entrevistas semi-estruturadas. É importante ressaltar que esta é uma pesquisa centrada nas crianças, então compreende que as ideias e pensamentos expostos por elas são, de fato, válidas. No decorrer da pesquisa os dados produzidos são analisados em 13 categorias e, ao final, são apresentadas propostas que podem auxiliar o profissional docente, fazendo, assim, com que a criança e a arte permaneçam juntas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Tatuagens ornamentais para peles artificiais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-29) Izuno, Lali Guinsburg [UNESP]; Romeiro, Renata Pedrosa [UNESP]
    Neste trabalho é apresentado um conjunto de 5 obras, juntamente com uma série de desenhos, registros de processos e procedimentos, além de reflexões que surgiram ao longo das produções. O texto traz, paralelamente, referências visuais e materiais que são relevantes para as produções aqui apresentadas, tais como as obras dos artistas Christo e Jeanne-Claude, Max Ernst, Eva Hesse e Flávio Império, uma reflexão sobre a ornamentação na contemporaneidade, assim como encontrando cruzamentos conceituais em produções de filósofos e teóricos como Rosalind Krauss e Michael Foucault.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Bambolê: do truque a cena
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-08) Oliveira, Beatriz Duarte de [UNESP]; Rega, Geovane Carlos [UNESP]; Vasconcelos-Oliveira, Maria Carolina [UNESP]
    A prática do bambolê no Brasil tem aumentado nos últimos anos, ganhando destaque na pandemia, quando as pessoas se viram restritas às suas casas em busca de atividades físicas e formas de expressão artística. Por ser um aparelho muito versátil, hoje está presente em diversas esferas, como no circo, na dança, na ginástica artística, na arte de rua e até em academias. No entanto, apesar de sua crescente popularidade, a disponibilidade de materiais didáticos, seja para professores ou para pessoas autodidatas, permanece escassa. Este trabalho buscou analisar as trajetórias de seis bambolistas, selecionadas com base em critérios representativos da diversidade de práticas e estilos. Além disso, foi estabelecido um laboratório de pesquisa dedicado à manipulação de bambolês. No laboratório, testamos com participantes externos alguns jogos e atividades relacionadas, criados com o intuito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem do bambolê, e de elaborar um conjunto de fichas/cartas para o ensino de movimentos codificados (truques). Mas o propósito central deste laboratório e do conjunto de cartas desenvolvido foi explorar não apenas os movimentos técnicos, mas também propor estímulos que modificassem as sequências criadas e adicionassem camadas às ações, o que resultou no que chamamos de “cartas modificadoras de ações”. Acreditamos que essa abordagem pode enriquecer e transformar as sequências de bambolê, trazendo mais camadas cênicas e aprofundando conhecimento em processos de criação em artes circenses.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Asthera: o jogo de RPG como processo criativo na produção de uma história em quadrinhos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-30) Durlo, Henrique de Sa [UNESP]; Oliveira, Pelopidas Cypriano de [UNESP]
    Este trabalho tem como objetivo evidenciar o jogo de RPG de fantasia como uma ferramenta criativa na produção de uma história em quadrinhos. Para tanto, serão examinadas as origens do RPG, destacando como o ato de jogar construiu o próprio universo fantástico de Dungeons & Dragons e, em seguida, investigando as obras "Record of Lodoss War", de Ryo Mizuno e "Holy Avenger", de Marcelo Cassaro e Érica Awano, ambas concebidas através da transmutação das experiências vividas em mesas de RPG para o universo das histórias em quadrinhos. Este estudo também se volta para o processo criativo de um projeto pessoal de Historia em Quadrinho chamado "Asthera" que explora os mecanismos pelos quais o RPG transcende a mesa de jogo, buscando assim, compreender e apreciar a riqueza desse intercâmbio criativo, destacando como o jogo de RPG se revela como uma fonte inesgotável de inspiração para a narrativa visual.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Modificadores corporais: a maquiagem como ferramenta política nas Artes Visuais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-24) Prado, Ea Damaia Alves Silva [UNESP]; Leote, Rosangella da Silva [UNESP]; Desideri, Márcio Ricardo [UNESP]
    Este trabalho investiga a maquiagem nas artes visuais, conectando-a a outras áreas de conhecimento. A pesquisa se divide em duas partes: a primeira investiga teoricamente a presença da maquiagem em subculturas, manifestações artísticas, sua relação com a expressão de gênero e seu papel como tecnologia do corpo, considerando-a como modificadora corporal e dispositivo protético. A segunda parte analisa os processos artísticos do autor com a maquiagem, destacando influências e apresentando ensaios resultantes de seu trabalho ao longo dos anos de 2020 a 2023.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Culturas negras e indígenas na escola: como os professores de música fazem parte disso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-24) Mattos, Vinicius Brazil de [UNESP]; Nascimento, Andréia Miranda de Moraes [UNESP]
    Em 2008 foi incluído no currículo oficial da rede de ensino nacional a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, assunto que foi historicamente excluído das instituições de ensino básico e superior no país. No entanto, a garantia da presença desses temas de maneira efetiva na sala de aula ultrapassa determinações legais e aponta a necessidade de uma formação docente que capacite os futuros educadores para lidar com essa temática. Nesse sentido, a elaboração deste trabalho propôs discutir a situação atual da educação básica e superior em relação à presença dessas temáticas obrigatórias. A partir de uma análise dos documentos normativos que regem a educação básica, da aplicação e da análise de um questionário que foi respondido por professores formados em música que atuam na rede pública de ensino dentro do estado de São Paulo, procurou-se elucidar a presença de elementos das culturas de matriz indígena e africana no ensino de música. A análise das respostas aponta que o trabalho com culturas de matriz africana e indígena tem sido realizado dentro das escolas ainda que, em alguns casos, pontualmente ou de maneira descontextualizada. E que para que haja melhora nesse cenário existe a necessidade de que os documentos normativos incluam os temas de maneira mais disseminada ao longo de todos os anos e etapas do ensino básico e que os órgãos públicos forneçam mais materiais de suporte para os professores em atuação trabalharem com essa temática. As licenciaturas, por sua vez, devem reformular os currículos para ampliar o contato com uma maior diversidade cultural capacitando de maneira mais efetiva os graduandos para lidar com esses assuntos, possivelmente incluindo os mestres envolvidos nas manifestações culturais dentro dos espaços de ensino superior.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Atravessando fronteiras: experiências artísticas de uma paulista em Berlim - choques culturais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-07) Braga, Luísa Crobelatti [UNESP]; André, Carminda Mendes [UNESP]
    Durante 2 meses fui para Berlim fazer um intercâmbio cultural no GRIPS theater e reencontrar uma das pessoas que, na minha adolescência, me fizeram ver e acreditar na que é possível trabalhar com teatro fora das minhas fronteiras, de diferentes maneiras e com diferentes culturas. O nome dele é Robert Neumann, um diretor de teatro com um trabalho excepcional voltado para a juventude, desde os temas dos espetáculos até a estética escolhida. Viajo para lá com uma bagagem de 09 anos vivenciando o teatro para a infância e juventude promovido pela Cia. Paideia na Zona Sul de São Paulo. A Paideia me move e me guia nas escolhas, nos questionamentos, no meu olhar e na minha sensibilidade. Neste trabalho te convido a mergulhar nas memórias desse tempo de viagem e adentrar nos questionamentos advindos da experiência na Alemanha e na vivência que me forma no Brasil, mas que até hoje me permeiam, diferentemente.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Experiência de cinema: produção, partilha e "O baile das flores"
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-04) Fiorentino, Sabre Garcia [UNESP]; Pedrosa, Renata [UNESP]; Motta, Gustavo [UNESP]
    Este é um trabalho sobre a linguagem cinematográfica e seu potencial de interferência nas determinações sociais hegemônicas. Identifico, entre suas imagens estáticas – entre um fotograma e outro –, frestas e propostas imaginativas que compõem espaços de possibilidade ao colocar o espectador como parte estruturante da dinâmica cinematográfica. A fim de ilustrar a potencialidade pedagógica do encontro entre cinema e espectador, apresento minha trajetória no cinema como pessoa dissidente de gênero, expondo minha produção como artista e organizador de um cineclube universitário.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Artivismo feminista caipira: intersecções entre território, gênero, feminismo e teatro em campo expandido
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-13) Oliveira, Bianca Aparecida; Romano, Lucia Regina Vieira [UNESP]
    Este trabalho lança um olhar revelador e crítico sobre o descobrir-se feminista da autora, na investigação da relação entre sua localidade de origem, uma cidade pequena do interior de São Paulo, e as tensões sociais presentes na construção de sua identidade como mulher, artista e feminista. Para narrar a descoberta de si como feminista, a autora reflete sobre como uma tomada de consciência acerca das questões de gênero pode resultar na redescoberta da própria individualidade, transformando seu olhar sobre a produção teatral. São relevantes neste estudo as noções de território e territorialidade, em convergência e confronto com identidade social de gênero e feminismo. Quando e como uma pessoa torna-se mulher? Como a conjuntura social e política de um território afeta a construção e expressão das identidades? Como alguém se descobre feminista e no que isso implica? Esses processos de subjetivação e de posicionamento político influenciam a criação cênica? Com o objetivo de também trazer uma pluralidade de narrativas sobre os assuntos em quadro, o protagonismo no tratamento destas questões será compartilhado com outras mulheres artistas, convidadas a oferecer suas perspectivas sobre a relação territorialidade-mulheridade-feminismo-arte, comentando sobre suas experiências de vida e processos artísticos. Entendendo a complexidade que concerne a formação de uma sociedade, na conjuntura político-social atual, agrega-se a esta pesquisa uma observação fundamental sobre os conceitos de branquitude e cisgeneridade, que se interseccionam a gênero. O cruzamento conceitual entre feminismo e território, do mesmo modo necessário, conduz a argumentação para as discussões do feminismo decolonial como forma de confronto aos sistemas de opressão vigentes nos territórios das ex-colônias, ditos periféricos. Por fim, esse conjunto de reflexões conduzirá ao debate da expansão do teatro para teatralidades diversas, ampliando sua potência de transformação de realidades, nos âmbitos individual e coletivo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    [ou, caderninho 0]
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Santos, Glória Maria dos; Coutinho, Rejane Galvão; Lima, Luciana Martins Tavares de
    A partir de uma série de nove caderninhos iniciada em julho de 2022, o presente trabalho tem como objetivo explorar minha relação com os registros, uma expressão inevitável que se estrutura e deságua há muito tempo em cadernos como forma e ocupação e busca por espaço. Iniciados descompromissadamente, os caderninhos formaram com rapidez uma espécie de arquivo acidental de minha história de vida, cultivando em seu território de pesquisa diversas inquietações sobre sua elaboração e compartilhamento. Dispostos aqui em uma estrutura modular, cuja organização inicial intercala momentos de escrita e ensaios visuais, proponho então o rastejo entre uma série de ficções que atravessam da construção de mundo em memórias remotas e muitas anotações a minha formação como artista e arte-educadora.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Lavra de palavras: Lavoura arcaica em uma profanação teatral
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-04) Silva, Rafael Duque da; Raquel, Fernanda
    O trabalho acadêmico em questão visa aprofundar o entendimento das ferramentas utilizadas por um ator-criador na elaboração de uma proposição poética, com ênfase no processo dramatúrgico. A obra "Lavoura arcaica" (1975) de Raduan Nassar é adotada como ponto de partida para a investigação. O estudo combina abordagens teóricas e práticas, incorporando insights de pensadores como Gilberto Icle, Constantin Stanislavski, Eugenio Barba, Giorgio Agamben, Gaston Bachelard, entre outros. A discussão central do trabalho gira em torno da tradução para a cena de um texto literário, produzindo a interseção entre poesia e memória no contexto do processo criativo. A análise busca descrever o inapreensível desse processo, oferecendo uma compreensão das nuances envolvidas na criação poética e dramatúrgica.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Em busca da memória: identidades, territórios e celebração no Teatro Comunitário Argentino a partir do estudo da prática do grupo Pompapetriyasos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-01) Ferreira, Camila Cortellini; Mayor, Mariana França Soutto
    Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as práticas do Teatro Comunitário Argentino, por meio de uma perspectiva histórica e de uma aproximação pessoal com o grupo Pompapetriyasos, de Buenos Aires, interpretando-as como uma articulação entre memória, celebração, território e identidade. Além disso, a pesquisa realiza uma análise do espetáculo 'Lo que la peste nos Dejó' do grupo'Pompapetriyasos', sob uma perspectiva histórica e produtiva, considerando o que ele comunica, como foi produzido, seu contexto e as relações construídas através dele.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Imaginar rios
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-25) Fachinetto, Ariane Aparecida Ventura; Caetano, Mateus Henrique Borges; André, Carminda Mendes
    Imaginar rios não é apenas uma elaboração poética sobre como nós, pessoas racializadas e dissidentes tentamos transformar o mundo que nos foi introjetado mas também um convite a imaginação de outros mundos possíveis, novas rotas de fuga, escapar, ir para trás para entender o que fazer lá na frente, reorganizar nossas moléculas para nos transformarmos em novos imaginários que até então diziam ser impossíveis para pessoas como nós, recriar a partir do lixo colonial e ir de encontro a beleza que nos foi roubada, revirar, tumultuar, desobedecer e retomar nosso espaço, nossa ancestralidade, nossos rios, montanhas, florestas, favelas, friccionar as placas tectônicas para destruir o esse mundo e encontrar novas nascentes de rios com outras rotas de fuga.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    El mundo no tiene pies: uma investigação de "Andarse por las Ramas" de Elena Garro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Kehdi, Luiza Fonseca [UNESP]; Mayor, Mariana Souto [UNESP]; nao tem
    Este trabalho pretende realizar uma análise dramatúrgica da obra teatral “Andarse Por las Ramas”, da dramaturga e escritora mexicana Elena Garro, de 1956. Tendo como base a vida da autora, o contexto do país naquele momento e a leitura de bibliografia específica, juntamente com a obra de Garro, a pesquisa implica em estudos sobre a questão de gênero, a formação da instituição familiar, e em interpretações sobre as alegorias atribuídas às personagens presentes no texto, perpassando, também, pela sua estrutura formal. Ao final do trabalho, há um anexo de uma tradução livre da peça.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Processos manuais como práticas artísticas: um ensaio a partir da utopia do design
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Suzuki, Amanda Nari Kunieda [UNESP]; Romeiro, Renata Pedrosa [UNESP]
    Em meio às vanguardas, surge a institucionalização do design que, em consequência da Revolução Industrial, carrega em si a expectativa de uma nova linguagem artística universal e democrática. Ao falhar na utopia criada, acredita-se que o design é realocado como subproduto da arte. A presente tese parte da contextualização histórica do surgimento, como conhecemos nos dias atuais, do design no cenário europeu e como essas ideias chegam ao Brasil. A partir disso, é alegado o menosprezo dos artesanatos, das práticas manuais e da utilidade no campo artístico em consequência da ruptura entre arte e técnica no domínio social e do contexto patriarcal presente nos meios de produção. A crítica presente é manifestada e justificada a partir do início da minha jornada na técnica de cerâmica, na qual as barreiras artísticas foram sempre tensionadas para conseguir legitimá-la. Assim, esse trabalho tem como objetivo reafirmar o local dos objetos utilitários como objetos estéticos, enfatizando a sua manufatura e as práticas manuais como processos artísticos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A beleza infinita de uma tela em branco
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-30) Alves, Víctor de Mello Benevides [UNESP]; Oliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP]
    O intuito deste trabalho de conclusão de curso é, em primeiro lugar, examinar o processo de mistificação da Arte, e as consequências deste fenômeno na produção artística. Para este fim, a primeira parte deste texto é uma análise em retrospectiva da minha vida e jornada artística, do meu nascimento até a vida adulta, enquanto que a segunda parte relata a produção do filme “A Beleza Infinita de uma Tela em Branco”, um curta-metragem produzido, escrito, dirigido e editado por mim, gravado em Super 8, cuja história deverá servir como uma meditação a respeito dessas ideias traduzida para a linguagem artística do Cinema. Este é um projeto pessoal, no qual estarei examinando memórias e ideias fundamentais à minha personalidade e minha identidade artística. Em outras palavras, este projeto deve servir como uma forma de terapia.