Faculdade de Ciências e Letras, Assis

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  • ItemTese de doutorado
    Multi-caracterização de alginato de sódio ozonizado extraído de algas pardas para utilização na impressão 3D
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-29) Yamashita, Camila [UNESP]; Branco, Ivanise Guilherme [UNESP]
    O alginato de sódio (AS), notável por suas propriedades biocompatíveis e sustentáveis, destaca-se como um material versátil já empregado em diversas indústrias. Sua modificação estrutural pode aprimorar suas propriedades físicas e químicas. Assim, este estudo concentra-se na modificação desse polissacarídeo por meio da ozonização, técnica promissora e de baixo impacto ambiental, visando posterior utilização na encapsulação de biocompostos e na formulação de hidrogéis destinados à impressão 3D. Os resultados do capítulo 1 demonstraram que o processo de ozonização na solução de SA durante 10 min acarretou na redução de aproximadamente um terço do valor inicial de 102.30 ± 0.49 kDa do peso molecular viscosimétrico, despolimerizando eficientemente a cadeia polissacarídica, além de manter sua integridade estrutural, pureza e estabilidade térmica. Análises de cor indicaram índices semelhantes ao alginato comercial, sugerindo efeitos de branqueamento da ozonização. A solução ozonizada mostrou estabilidade mediante variação de pH, não apresentando variação significativa em relação ao potencial zeta (ZP), índice de polidispersividade e condutividade elétrica. Comparado ao alginato nativo, o ZP do polissacarídeo ozonizado apresentou-se mais carregado negativamente deslocando-se para valores que evitam aglomeração de partículas. A interação da solução de AS ozonizado com o extrato rico em antocianinas também foi objeto de investigação. Antocianinas, flavonoides presentes em frutas e vegetais, são pigmentos naturais com capacidade antioxidante e benefícios à saúde, apesar de serem suscetíveis à degradação. Assim, uma alternativa para aumentar sua estabilidade é a encapsulação em soluções poliméricas. Nesse contexto, no capítulo 2, antocianinas foram extraídas de amoras, e, por análise cromatográfica, destacou-se a presença proeminente de procianidina B2 e cianidina-3-O-glucosídeo. As características de cor das soluções compostas de AS e extrato rico em antocianinas apresentaram uma coordenada a* positiva dominante, indicando uma tonalidade avermelhada. Análises reológicas revelaram um comportamento não-newtoniano na presença do extrato rico em antocianinas, indicando um aumento na viscosidade aparente em comparação com as soluções de SA isoladas. Os espectros de ATR-MIR e 1H-RMN sugeriram interações intramoleculares e a incorporação do extrato rico em antocianinas nas soluções de AS, corroborando os resultados reológicos. As soluções com AS ozonizado e extrato de antocianinas mostraram potencial na preservação e entrega eficaz desse composto bioativo. O emprego do AS ozonizado na impressão 3D demanda sua combinação com outros polímeros, visando alcançar as propriedades reológicas e mecânicas necessárias para essa tecnologia, resultando na formação de hidrogéis híbridos. Assim, no capítulo 3, a formulação de um hidrogel com ágar, outro polissacarídeo proveniente de algas, e o extrato rico em antocianinas, juntamente com o alginato de sódio pré-reticulado foi caracterizada e empregada como tinta na tecnologia de impressão 3D. Inicialmente, essa formulação foi caracterizada reologicamente, indicando propriedades adequadas para impressão 3D, além de caracterizações físicas e de estrutura (ATR-MIR e MEV), que demonstraram interações entre os componentes da tinta de hidrogel. As condições de impressão (diâmetro da agulha, velocidade de impressão, largura e altura do filamento) foram otimizadas por meio de testes de printabilidade. Com os parâmetros otimizados (agulha de 21G, velocidade de impressão 5 mm/s e medidas do filamento de 1 mm), houve a impressão 3D de estruturas cubóides. Os testes de desvio de impressão demonstraram bons resultados para a formulação com o SA ozonizado, mantendo a estrutura estável por 24h. Além disso, os testes mecânicos revelaram um perfil de textura semelhante à formulação com AS comercial. A utilização do AS extraído de algas pardas ozonizado mostrou-se promissora para diferentes tipos de aplicação, com a maioria dos resultados comparáveis aos formulados com AS comercial. Em conclusão, os resultados encontrados para o AS ozonizado e suas possíveis aplicações são muito satisfatórios quando comparados com o AS comercial. Ele demonstrou ser versátil para encapsulação de componentes bioativos, além de sua exploração na tecnologia de impressão 3D, podendo ser utilizado em bioengenharia, farmacêuticos, nutracêuticos e na indústria alimentícia.
  • ItemDissertação de mestrado
    Concepções e práticas de professores de creche sobre desenvolvimento e musicalização de bebês: como está esse compasso?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-23) Campanharo, Adriana Silveira; Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]; Silva, Mariana Galon
    Este estudo tem por objetivo compreender as concepções de educadores de creches sobre musicalização e desenvolvimento infantil e como essas concepções influenciam suas práticas educacionais com crianças de 0 a 2 anos. Como objetivos específicos este trabalho propõe: a) Compreender se a formação dos educadores na graduação influenciou as concepções sobre musicalização e desenvolvimento infantil; b) Identificar as concepções dos educadores de creches sobre desenvolvimento de bebês, música e musicalização; c) Verificar se nas falas das professoras aparece ou não uma concepção de musicalização; d) Entender como as educadoras relacionam a musicalização com o desenvolvimento de bebês. Trata-se de uma pesquisa de finalidade básica, de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com professoras de creches do município de Assis-SP. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados coletados, foram utilizados os recursos metodológicos oferecidos pela Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Os resultados apontam para a importância de enriquecer a formação docente, destacando o entendimento sobre musicalização e a valorização da prática como um elemento central no aprendizado. As educadoras reconhecem o efeito benéfico da música na educação, mas evidencia-se a necessidade de melhor integração entre teoria e prática para expandir as atividades musicais em creches, reconhecendo e fortalecendo as práticas existentes e identificando oportunidades para enriquecer a experiência educacional.
  • ItemDissertação de mestrado
    Dialogismos na produção de crônicas: vivenciando as experiências de uma sequência de atividades
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-18) Araújo, Milton Crescente de; Curado, Odilon Helou Fleury [UNESP]
    Ao retornar ao ensino presencial, após o arrefecimento da pandemia, constatou-se, por meio de avaliações diagnósticas, enormes dificuldades dos alunos no que se refere ao domínio proficiente da escrita, já existentes antes. Essa problematização motivou nosso estudo, cujo foco é o ensino da escrita por meio do gênero textual Crônica, na perspectiva sociointeracionista, visando desenvolver práticas eficientes de escrita, mediadas por uma Sequência de Atividades, com o propósito de melhorar esse cenário negativo, ou seja, aprimorar a proficiência escritora dos textos de autoria dos alunos. Essa proposta configura-se como uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Após o desenvolvimento do trabalho comprovamos que houve um avanço significativo a partir das estratégias planejadas durante a pesquisa, com um eficiente desenvolvimento cognitivo no ensino da linguagem escrita dos estudantes. O trabalho com Crônicas fez sentido para os discentes em seus ambientes de vências, uma vez que o gênero favorece a reflexão sobre os acontecimentos do seu cotidiano, tornando-os ativos, reflexivos e sujeitos dialógicos criadores da sua própria história por intermédio da escrita. Entre os fundamentos teóricos utilizados, destacam-se as contribuições de Bronckart acerca do ISD, sigla da corrente epistemológica Interacionismo Sociodiscursivo, e também de Mikhail Bakhtin sobre os gêneros discursivos. Completam o referencial teóricometodológico as contribuições de Dolz e Schneuwly, sobretudo no que concerne ao uso das chamadas Sequências Didáticas, a fim de projetarmos Sequências de Atividades na elaboração do trabalho com práticas de linguagem.
  • ItemDissertação de mestrado
    A temporalidade histórica em Žižek: uma introdução à paralaxe temporal e ao anacronismo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-21) Ramos, Thayran José; Helio Rebello Cardoso Júnior [UNESP]
    O conceito de paralaxe é derivado da física e trazido para a filosofia a partir do livro "A Visão em Paralaxe" (2008), escrito por Slavoj Žižek. O principal objetivo desta dissertação é apresentar o conceito zizekiano de paralaxe, demonstrando sua transposição desde a ótica e astronomia até os estudos temporais relativos à teoria e filosofia da história. Quanto à contribuição almejada por essa dissertação, de um modo geral, o conceito de paralaxe temporal permite compreender a temporalidade a partir de um regime que não seja linear, progressivo e que possua um passado fechado. Especificamente, a paralaxe temporal introduz um conceito do tempo histórico que está diretamente conectado com o presentismo e com o anacronismo, dois dos grandes problemas da teoria e prática historiográficas relativos à temporalidade. No primeiro capítulo da dissertação foi estabelecido a fundação da paralaxe enquanto conceito do tempo histórico, indo da física até a teoria e filosofia da história, construindo o conceito teoricamente de forma a evidenciar a sua importância para a temporalidade e sua relação com o presentismo e o anacronismo. No segundo capítulo da dissertação, foi construído uma breve história do anacronismo em sua relação com o presentismo, na disciplina científica histórica, demonstrando as mudanças desses conceitos ao longo da filosofia e teoria da história recente. A presente dissertação, além de desenvolver epistemologicamente a temporalidade histórica a partir da paralaxe zizekiana, extrai desta consequências éticas importantes para uma política do tempo.
  • ItemTese de doutorado
    O discurso didático-religioso nas cartas espirituais de Frei António das Chagas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-02-02) Dias, Maicon Alves; Moraes, Carlos Eduardo Mendes [UNESP]
    O trabalho aborda a obra Cartas Espirituais, de Frei António das Chagas, com o objetivo de realizar o estudo sistemático das estratégias retóricas de escrita, de forma a rastrear e determinar os mecanismos eficazes para que as propostas religiosas de aconselhamento / ensinamento / conforto / alerta se façam por intermédio de modelos didáticos, seguindo a máxima horaciana de instruir e deleitar. Pauta-se na edição mais recente das Cartas Espirituais (2000) editada pela professora e pesquisadora Isabel Morujão. As Cartas alternam modos discursivos, dentre os quais predomina o modelo de aconselhamento / ensinamento em suas linhas. Quanto às formas de apreensão desses recursos, buscamos investigar os principais modelos emulados por Antônio das Chagas, como a retórica aristotélica, a oratória ciceroniana, enquanto vozes da Antiguidade Clássica. Nosso suporte teórico, para a mesma finalidade, está baseado em Muhana, Hansen, Morujão e Costa. Complementa-se este trabalho com a análise dos aspectos linguístico-literários das Cartas Espirituais, buscando reconhecer as estratégias empregadas para a confluência dos discursos retóricos e religiosos, comparando outros modelos de escrita do próprio autor, a fim de reconhecer os parâmetros para compreender o funcionamento da “didática” nas Cartas de Frei Antônio das Chagas, desvelando como o orador se apropria dos recursos linguísticos para obter o efeito persuasivo. Os resultados a que chegamos foi reconhecer os modelos didáticos aplicados a determinados gêneros de escrita portuguesa nos seiscentos, intensificando o estudo do potencial historiográfico, linguístico ou literário, nas áreas das humanidades, particularmente no estudo de literatura e língua portuguesa, focando de imediato as potencialidades expressivas e as manifestações criativas da obra do Frei António das Chagas e assim oferecer subsídios para a análise do desenvolvimento das concepções de educação e ensino por meio do discurso didático.
  • ItemTese de doutorado
    Uma hagiografia poética de José de Anchieta: o "Orfeu Brasílico", do Padre Francisco de Almeida
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-06) Silva, Cristina Mascarenhas da; Moraes, Carlos Eduardo Mendes de [UNESP]
    O objetivo desta tese é a discussão sobre a perspectiva literária que atuou sobre o processo de mitificação do Padre José de Anchieta, notadamente com foco na obra Orfeu Brasílico, documento que homenageou o padre na ocasião de recebimento do título de Venerável, numa sessão acadêmica, com composições que imitavam os modelos de escrita greco-romana, escritas integralmente em latim. O texto foi editado e organizado pelo professor de retórica da Companhia de Jesus da Bahia, o Pe. Francisco de Almeida. O festejo ocorreu em 1736 e a publicação saiu em 1737, em Lisboa, patrocinada por Mauro de Almeida, pai do organizador. A importância do tratamento de Anchieta como mito se legitima pelo fato de, naquele momento e mesmo com sua canonização consumada em 2014, havia pouca comprovação de milagres, por isso o uso do recurso de passagem do místico para o mítico, lendário, dessa forma o texto poético, por ser a gênese do mito, adequa-se a esse propósito. A edição sobre a qual perfez esse trabalho foi a publicada em 1998 fac-similar pelo professor Sebastião Tavares Pinho, da Universidade de Coimbra. Pinho e sua equipe analisaram dois exemplares, um encontrado na Biblioteca da Academia de Ciências de Lisboa e o outro na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, porém a de Lisboa estava mais conservada e a partir dela que foi publicada a edição coimbrã. Para fundamentar essa proposta, considera-se que o documento surgiu de uma Ordem que já nasceu letrada, que construiu colégios e dominou universidades mundo a fora, além de a tipografia massivamente ter sido dominada pela Igreja Católica. Além disso, realizaram-se leituras de hagiografias e cartas encontradas em bibliotecas brasileiras (de modo on-line), com finalidade de compreensão do Anchieta persona (memória dos poetas) e o histórico; esses estudos se basearam ainda no prefácio da edição fac-similada, em que a professora Maria Aparecida Ribeiro afirma a influência de duas obras, a do Pe. Paternina e a do Pe. Simão de Vasconcellos, de onde os inacianos retiraram os argumentos para as suas criações. Como fundamentação, Anchieta é o mito alegórico, muito similar ao que ocorreu em Os Lusíadas, em que a história do país foi cantada de forma literária. Com o uso de uma escrita aguda, o livro pode ser considerado academicista.
  • ItemTese de doutorado
    Desafios da parentalidade na atualidade: o investimento narcísico nos filhos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-18) Almeida, Caroline Trevisan Mendes de; Okamoto, Mary Yoko [UNESP]
    A família tem funções primordiais para a constituição dos sujeitos, sendo a matriz básica de subjetivação, responsável pela nutrição física e emocional dos seus membros. O investimento narcísico é fundamental para a estruturação psíquica, pelo qual os pais investem narcisicamente seus filhos, designando-lhes uma posição e função, no meio familiar, além de proporcionar uma historicidade sobre a sua origem e um registro identitário. A parentalidade consiste no processo de construção, no qual os pais se reorganizam psiquicamente e afetivamente, a fim de exercer o papel parental, cuidando das necessidades dos filhos, nas diversas dimensões e ao longo das transformações contínuas, que trazem desafios para que a parentalidade seja exercida. O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender a organização da parentalidade, na atualidade, em torno do arranjo dos investimentos narcísicos e parentais e suas transformações, no decorrer da vida familiar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram três famílias, compostas por casais formados por pais biológicos de crianças de seis a onze anos, sendo uma delas uma família recasada. Com os casais, foram realizadas entrevistas e a aplicação da técnica da linha da vida da família e, com as crianças, foi aplicado o Procedimento de Desenhos de Famílias com Estórias (DF-E), de Walter Trinca. Os resultados indicaram que todas as famílias vivenciavam uma crise adolescente, o que repercutiu na relação parento-filial com as filhas adolescentes, provocando um rearranjo dos investimentos narcísicos e a necessidade da malhagem de vínculos, levando a uma reorganização da parentalidade, mobilizando conflitos e angústias e corroborando os dados apresentados pelas crianças. A intensidade dessa crise pode ter contribuído para uma possível idealização das crianças pelos pais, à medida que a adolescência se sobressai, em termos de dificuldades parentais. Verificou-se que as famílias têm passado por um processo de transição, no qual as figuras masculinas têm revelado posturas de maior acolhimento e aproximação afetiva com os filhos, ainda que as mães apresentem papel central, no meio familiar. Considera-se que os investimentos narcísicos são fundamentais em qualquer período do ciclo de vida familiar, mobilizando competências vinculares que precisam ser desenvolvidas, em um processo de construção conjunta entre parentalidade e filialidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Literatura em sala de aula: recepção do livro Sete Minutos Depois da Meia-Noite, Patrick Ness (2016)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-07) Oliveira, Fernando Mauro de; Binato, Claúdia Valéria Panavel [UNESP]; Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar em seu desenvolvimento os frutos e as reflexões acerca da recepção da obra literária de Patrick Ness, intitulada Sete minutos depois da meia-noite, publicada em sua primeira versão no ano de 2011, com título, A monster calls. A edição que analisamos nesta dissertação foi lançada pela Editora, Novo Conceito, com 1ª impressão publicada no ano de 2016. Para tanto, o Método Recepcional, apresentado por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1988), advindo dos estudos precursores da Estética da Recepção, desenvolvido por Hans Robert Jauss (1921-1997) e Wolfgang Iser (1926-2007), é o norteador para a recepção da obra de Ness (2016). Buscou-se, na recepção do livro, observar como impactavam o público jovem, se ampliavam seus horizontes de expectativa (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999), despertando reflexões críticas sobre as relações humanas em sociedade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita: reflexões sobre alfabetização
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-05) Gregório, Lucimara Cristina; Beccari, Alessandro Jocelito [UNESP]
    Esta pesquisa tematiza os processos de alfabetização na escola pública brasileira, iniciando-se por uma breve abordagem histórica de seus caminhos, desde o século XIX, com a metodização das cartilhas, até os dias atuais com a definição das aprendizagens essenciais trazidas pela BNCC. Este documento normativo, por sua vez, evidencia que para aprender a ler e escrever é preciso entender como funciona o sistema de escrita alfabética. E este entendimento requer a percepção das relações fonema-grafema, que envolvem a consciência fonológica (BRASIL, 2018, p. 90). Nesta perspectiva, a partir da pesquisa-ação participativa com uma turma de primeiro ano da educação básica, da escola pública EMEF Georgina Amaral Santos Lopes, localizada no município de Ourinhos, São Paulo, a professora-pesquisadora desenvolveu um trabalho de intervenção em sala de aula para entender como a consciência fonológica auxilia na alfabetização. Durante quatro semanas, em encontros diários, articulamos a aplicação de uma sequência de atividades, relativas às habilidades fonológicas, adequando-se ao contexto da turma. Fundamentada por nosso quadro teórico, composto pelos autores Adams et al. (2006), Faraco (2021), Freitas (2004), Lemle (2011), Cagliari (1992, 2002, 2006, 2008), Massini-Cagliari (2009); Massini-Cagliari e Cagliari (2008), Morais (2020), Stampa (2018) e Soares (2004, 2021), realizamos uma análise reflexiva, para comparar os resultados obtidos ao final desta pesquisa, com os dados coletados dos testes dos níveis da consciência fonológica. Além da reflexão sobre a prática pedagógica, os dados permitiram assentir ou refutar se de fato os conhecimentos fonológicos exercem influência na aprendizagem da leitura e escrita, como defendem os autores pesquisados.
  • ItemTese de doutorado
    Entre a cultura popular e o espetáculo: os desfiles das escolas de samba nos carnavais do Rio de Janeiro (1962-1985)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-23) Souza, Ynayan Lyra; Silva, Zélia Lopes da [UNESP]
    A presente tese buscou investigar os carnavais do Rio de Janeiro entre os anos de 1962 e 1985. Nessa conjuntura, ocorreram muitas mudanças na organização das escolas de samba e de seus concursos anuais que ajudaram a sedimentar a transformação daqueles grêmios populares negros em um grande evento midiático. O objetivo desta pesquisa, portanto, concentrou-se em compreender os impactos dessas transformações vivenciadas pelas escolas de samba, assim como, as reações e debates surgidos no decorrer desse processo de modernização e mercantilização dos desfiles, mostrando que, apesar de vitorioso, esse modelo que a festa alcançou não se impôs sem críticas ou resistências advindas de grupos diversos (seja de dentro ou de fora das agremiações). Tal intento analítico apoiou-se em significativo corpo documental a exemplo da cobertura produzida pela imprensa periódica, sinopses de enredos, letras de sambas, imagens (fixas e em movimento) e depoimentos dos protagonistas envolvidos na festa. Esses materiais foram analisados a partir de importantes reflexões teóricas que ajudaram a pensar metodologicamente o tema, além de uma ampla bibliografia especializada que foi acionada para a execução das hipóteses formuladas no intuito de desvendar os caminhos seguidos pelos carnavais do Rio de Janeiro no período estudado.
  • ItemDissertação de mestrado
    Poder, governo e subjetividade: uma incursão pelo trabalho genealógico de Michel Foucault da década de 1970
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-24) Brunasso, Daniel Henrique; Verissimo, Danilo Saretta [UNESP]
    Esta dissertação é o resultado de um esforço em analisar como a constituição de subjetividades foi pensada no trabalho genealógico de Foucault situado na década de 1970. Partimos de uma caracterização de alguns traços constitutivos da atividade genealógica e, em seguida, baseando-nos fundamentalmente em Vigiar e punir e A vontade de saber, apontamos como o sujeito moderno aparece enquanto efeito de tecnologias de saber e poder, especificamente da tecnologia disciplinar e do dispositivo de sexualidade. Por último, fazemos uma primeira incursão no campo da genealogia das artes de governo elaborada pelo filósofo a partir de 1978. Neste caso, acompanhamos o desenvolvimento de parte do curso Segurança, território, população, observando a introdução de novas ferramentas teóricas tais como a de dispositivos de segurança, governamentalidade, poder pastoral e contracondutas. A título de conclusão, ressaltamos que a compreensão do exercício do poder como sendo da ordem do governo, enquanto condução de condutas – valendo-se da ambiguidade do termo conduta (conduzir os outros, deixar-se conduzir, conduzir a si próprio) – consiste num primeiro ensejo do deslocamento da ênfase das pesquisas de Foucault para o campo da ética no qual tratou de mapear outras modalidades históricas de relação consigo, com os outros e com a verdade.
  • ItemTese de doutorado
    O dom de iludir: ambiguidades de gênero em Ivaná no teatro de revista brasileiro (1953-1963)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-24) Lion, Antonio Ricardo Calori de; Silva, Zélia Lopes da [UNESP]
    Este trabalho discute as relações de gênero entre 1953 e 1963 pela performance transformista de Ivaná no teatro de revista brasileiro. Este estudo de caso é realizado por meio do estudo da persona que era desempenhada pelo artista Yvan Monteiro Damião em teatros e boates da época e o arco temporal está atrelado ao universo teatral: do início de sua carreira no Brasil até seu retorno para a Europa. A investigação partiu do pressuposto de que a sua atuação iniciada na Companhia Walter Pinto provocou múltiplas interpretações de importantes agentes da imprensa. Teoricamente o trabalho se ancorou nas teorias de gênero, sobretudo de Judith Butler e Paul B. Preciado, assim como nas discussões da História Cultural por Roger Chartier. O corpus documental englobou periódicos, fotografias, peças teatrais e programas de peça o que levou a metodologias diversas, como a análise de conteúdos específicos em jornais e revistas, fotografias e espetáculos, além de fontes indiretas como entrevistas. A imprensa do período produziu representações que percorreram a performance de Ivaná como uma criação artística e a trajetória profissional de Yvan Monteiro Damião entre gênero e sexualidade. As interpretações agenciadas na imprensa e na memória histórica tentavam enquadrar e compreender a “natureza” de Ivaná pelas concepções de gênero que detinham, ou seja, numa leitura pela cisheteronormatividade o que ocasionou a ambiguidade sobre Yvan/Ivaná em meio a debates públicos acerca dos papéis de gênero naquele contexto. Isso indica que existia uma mudança em curso acerca da compreensão sobre gênero nas dinâmicas sociais e possibilita o debate sobre identidades em trânsito no campo social.
  • ItemDissertação de mestrado
    As múltiplas dimensões do exercício profissional da assistente social: problematizando a práxis de trabalho no CRAS
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Vieira, Bruna Renata Scarduelli; Benelli, Silvio José [UNESP]
    Os CRAS são estabelecimentos públicos municipais, instituídos a partir de 2004 pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), eles incluem uma equipe técnica multiprofissional e devem ser instalados em territórios que apresentam altos índices de vulnerabilidade e risco social. Sua finalidade consiste em buscar prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Compreendemos que a instituição Assistência Social precisa ser tratada de forma complexa, exigindo uma abordagem de igual complexidade e que possibilite problematizar o CRAS e a atuação dos seus trabalhadores. Essa pesquisa possui relevância científica e social, diante da escassez de produções acadêmicas que problematizem essa área de trabalho a partir da perspectiva de uma trabalhadora e profissional assistente social operando com Dispositivo Intercessor (DI). O DI consiste numa estratégia de intercessão-pesquisa desenvolvida pelo Prof. Dr. Abílio da Costa-Rosa e propõe romper com a divisão social do trabalho, pois seu pressuposto é que todas as pessoas envolvidas, a partir de seu lugar social e profissional, possuem um saber/fazer sobre a ação que executam. Vivenciamos na intercessão a intensificação de um discurso de responsabilização moral da família por parte da sociedade e dos trabalhadores da Assistência Social, da periculosidade e inferioridade das famílias pobres, dos discursos assistencialistas em detrimento dos que postulam a garantia de direitos. A questão social não pode ser desvinculada de uma profunda análise econômica e política, as quais resultam nas mazelas do Modo de Produção Capitalista. As discussões críticas desenvolvidas poderão ser úteis e inspiradoras para outros trabalhadores sociais que as tomem em consideração.
  • ItemTese de doutorado
    As representações das mulheres farroupilhas na minissérie "A Casa das Sete Mulheres"
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-12) Silva, Jéfferson Luiz Balbino Lourenço da; Silva, Zélia Lopes da [UNESP]
    Esta pesquisa de doutoramento tem como foco a análise da representação das mulheres farroupilhas na minissérie brasileira A Casa das Sete Mulheres, produzida e transmitida pela TV Globo em 2003, adaptada do romance histórico homônimo de Letícia Wierzchowski. O objetivo central dessa tese é investigar o motivo subjacente à abordagem emancipada das personagens femininas na minissérie, estabelecendo um contraste com a versão literária, e, em particular, explorando a influência da pós-modernidade nesse processo. A indagação principal que direciona esta pesquisa é: Qual foi o impulso para a ênfase no protagonismo feminino na minissérie, considerando a ausência desse elemento na obra literária original? A hipótese proposta sugere que a ênfase no empoderamento das mulheres farroupilhas na minissérie pode estar relacionada à influência da pós-modernidade durante o período de produção, refletindo um esforço para incorporar representações mais alinhadas com as demandas contemporâneas da sociedade. No escopo metodológico, a pesquisa adota uma abordagem abrangente da minissérie, incluindo decupagem geral, análise da sinopse, da narrativa, das personagens, dos diálogos, das temáticas incorporadas, da trilha sonora, do figurino e do cenário. Complementarmente, serão considerados depoimentos dos criadores da minissérie e da autora do romance, proporcionando uma perspectiva multifacetada sobre o processo de produção. A fundamentação teórica dessa investigação está ancorada na perspectiva pós-moderna, que será utilizada para explorar de que maneira essa corrente de pensamento pode ter influenciado a representação das mulheres na minissérie. A análise crítica desses elementos visa contribuir para uma compreensão mais aprofundada da construção e interpretação da narrativa, considerando o contexto sociocultural da produção. Os resultados desta pesquisa se concentrarão na análise da representação emancipada das mulheres farroupilhas na minissérie, abordando elementos como diálogos substanciais, temáticas incorporadas e a influência da autoria predominantemente masculina na configuração das personagens femininas. Essa análise oferecerá insights valiosos sobre as dinâmicas de gênero e os reflexos da pós-modernidade na produção cultural televisiva.
  • ItemTese de doutorado
    Condições de trabalho e formalização: os operários da Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais (1872-1939)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-12) Lico, Tamires Sacardo; Oliveira, Eduardo Romero de [UNESP]; FCLAs - Faculdade de Ciências e Letras
    A Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais foi uma importante empresa de acionistas majoritariamente brasileiros que operou de 1872 a 1971. Este tipo de empreendimento necessitou de variados tipos de trabalhadores que atuaram desde a implantação dos trilhos até operações de montagem de vagões. Desse modo, este estudo volta-se para questões como a regulamentação dos ofícios exercidos pelos operários e as condições de trabalho a que eram submetidos em seu cotidiano, o que envolve, naquele momento, a criação, a divisão e a hierarquização dos cargos ocupados e exercidos pelos funcionários da empresa. Esses critérios são fundamentais para entender a formalização do trabalho industrial brasileiro pelo viés ferroviário. A periodização desta pesquisa abarca desde a inauguração da linha Jundiaí – Campinas, em 1872, até o ano de 1929, escolha que se justifica tanto pela abundância de fontes existentes sobre o tema como pela conjuntura. Em outras palavras, os primeiros anos do século XX abrangem importantes questões que serão discutidas nesta pesquisa: o aparecimento de greves, como a de 1906, liderada pelos ferroviários da Companhia Paulista, a incorporação de oficinas à empresa e o surgimento das primeiras leis trabalhistas que, foram, sobretudo, fruto das lutas deste grupo de trabalhadores. Para a viabilização deste estudo, foram utilizados relatórios da Companhia Paulista, uso de periódicos locais do período, processos trabalhistas, um banco de dados de trabalhadores e a bibliografia adequada ao tema.
  • ItemDissertação de mestrado
    Literatura juvenil: a importância da personagem leitora na formação do jovem leitor
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-20) Soares, Isabel Aparecida Mozella; Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]
    Tendo em vista a atual importância da leitura na formação de crianças e de jovens, este trabalho apresenta uma reflexão acerca de livros literários juvenis, cujas potencialidades podem ampliar os horizontes de expectativa dos jovens leitores. Mais especificamente, constrói-se a hipótese de que, na produção literária de potencial recepção juvenil, a presença no enredo de personagens leitoras inteligentes e irreverentes pode cativar os jovens leitores e motivá-los à leitura. Esta pesquisa parte do pressuposto de que os significados atribuídos à leitura precisam ir além do conhecimento para culminarem em uma conversa reflexiva entre leitor e texto. A partir do aporte teórico da Estética da Recepção (Jauss 1994; Iser, 1996 e 1999), destacamos o quanto o leitor pode ser ativo no processo da leitura e, por meio dele, realizar a completude do texto. Isso por acreditar que, independente do segmento social ou condições socioeconômicas da família, grau de escolaridade dos pais, sexo ou estímulo familiar, os jovens podem participar ativamente de um processo de construção de sentidos e de descobertas pela leitura, em especial, se forem influenciados pela presença de personagens leitoras em obras juvenis. Para tanto, este trabalho toma, como objeto de pesquisa a obra juvenil Amigos secretos, de Ana Maria Machado (2004), cujas personagens são leitoras e se descobrem por intermédio do contato com livros, conseguindo, com isso, modificar sua perspectiva de vida. Buscou-se pela recepção dessa obra (2004) com jovens leitores do 8º ano do Ensino Fundamental da Cooperativa Educacional de Pederneiras, observar se sua narrativa estabelece comunicabilidade com o jovem leitor, explora recursos estéticos diversos, problematiza temas de interesse desse leitor e rompe com seus conceitos prévios sobre leitura, ampliando, assim, seus horizontes de expectativa. Para a consecução dos objetivos, utilizou-se como metodologia na recepção da obra o Método Recepcional, de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993).
  • ItemDissertação de mestrado
    Caracterização morfológica da reprodução de fêmeas de Potamotrygon amandae, no alto rio Paraná, Ilha Solteira, São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-20) Zacheo, Évillyn dos Santos; Ribeiro, Cristiéle da Silva [UNESP]; Veríssimo-Silveira, Rosicleire
    Raias de água doce, assim como demais batoides e condrictes, apresentam diferentes características e estratégias reprodutivas, as quais ainda necessitam caracterização, tanto para compreensão da biologia reprodutiva da espécie e do grupo, como para possíveis manejos. Com isso, este trabalho objetivou caracterizar o ciclo reprodutivo e a morfologia temporal de estruturas ovarianas e uterinas de fêmeas adultas da raia de água doce Potamotrygon amandae, em ambiente não natural, por meio de análise de dados biométricos, índices somáticos e morfologia ovariana e uterina. Para isso foram realizadas dez incursões a campo, entre julho de 2021 e setembro de 2022, com coleta de 49 espécimes de fêmeas adultas, que tiveram os dados biométricos aferidos, com cálculo dos índices: ovariossomático (IOS), hepatossomático (IHS) e uterossomático (IUS); relação peso-comprimento e fator de condição (K); e aferição do diâmetro maior (DM) dos folículos ovarianos. Com ovário e útero fixados em Karnovsky, foi realizado procedimento de rotina para análise em microscopia de luz dos órgãos e microscopia eletrônica de varredura do trofonema, estrutura viliforme do endométrio. Os animais apresentaram média da massa total de 2,37 ± 1,02 Kg e de comprimento total de 55,83 ± 7,21 cm. O ciclo reprodutivo de fêmeas de P. amandae caracterizou-se por vitelogênese em época de seca, ovulação, cópula, gravidez e parto em época chuvosa. A ovulação foi acompanhada pela queda de IOS, IHS, redução de folículos maduros e DM dos folículos, seguido temporalmente pela ocorrência de gravidez. O pós-parto apresentou os menores valores de DM de folículos, devido ausência de folículos maduros. Das relações entre os índices somáticos, destacou-se como fortemente estabelecida entre IOS e IUS, positiva, pelo desenvolvimento ovariano regular, concomitante ao desenvolvimento uterino. Os ovários mostraram as estruturas básicas, com vitelogênese dividida entre os estágios: primordial, primário, pré-vitelogênico, vitelogênico I e II, maduro pequeno, médio e grande. No útero, a dinâmica do epitélio dos trofonemas no ciclo reprodutivo consistiu na formação, desenvolvimento e regressão de glândulas exócrinas que sintetizam o histotrofo e possivelmente outros compostos.
  • ItemTese de doutorado
    Práticas discursivas, gêneros e sexualidades na atuação profissional de psicólogas e psicólogos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-11-13) Pecoraro, Tatiane; Souza, Leonardo Lemos de [UNESP]
    O debate público sobre gêneros e sexualidades, bem como a busca por saúde mental de pessoas LGBTQIA+, implica as Psicologias em produzir teorias e técnicas de atuação profissional compromissadas com a multiplicidade dos modos de viver. Nesse ensejo, as Epistemes Feministas, os Estudos Queer, a Filosofia da Diferença e os Estudos Culturais criam condições de problematizar as práticas discursivas das Psicologias e dilatar suas propostas de intervenção no mundo. Assumem-se as Psicologias e a atuação profissional de psicólogas e psicólogos como objeto de pesquisa, com o objetivo de conhecer as práticas discursivas sobre gêneros e sexualidades de psicólogas e psicólogos, a partir das narrativas de suas experiências profissionais. A investigação foi operacionalizada por um estudo quantitativo, realizado por meio de questionário on-line, com 106 psicólogas e psicólogos, os quais responderam sobre sua formação, demandas de gêneros e sexualidades, aspectos que facilitam ou dificultam a atuação profissional, entre outros. Desse grupo, entrevistaram-se 10 profissionais de diferentes áreas e abordagens teóricas das Psicologias, buscando, nas narrativas, intercambiar experiências, nessa dimensão do discurso vivo, para visibilizar as experiências narradas, a fim de adentrar nas histórias (ainda) não contadas sobre o trabalho desses profissionais e seus desdobramentos, suas redes nas vidas das pessoas e instituições. Isso possibilitou aprofundar as discussões sobre as práticas discursivas, considerando que, antes de representar o mundo, os discursos são uma forma de nele intervir. Nesse percurso, evidenciou-se a negligência de muitas instituições formadoras, as quais não incluem a discussão de gêneros e sexualidades na formação em Psicologia, a dificuldade do uso de bases teórico-metodológicas para orientar a prática profissional, as demandas direcionadas para as Psicologias, em seus múltiplos espaços de intervenção, e, com base nelas, a reprodução da lógica do dispositivo da sexualidade nas práticas discursivas. Assim, as implicações da parresía técnica, política e ética, constituíram dimensões inseparáveis da atuação profissional, como perspectivas para o compromisso das Psicologias com a vida afirmativa das multiplicidades e diferenças. Concluiu-se sobre a necessidade de avanços nesse debate, dentro da formação e produção teórico-metodológica das Psicologias, a premência de implicação das instituições formadoras para auxiliar na produção de práticas discursivas e narrativas, de sorte a tensionar e agenciar perspectivas de intervenção que desconstruam os processos de colonização e controle sobre os corpos, desejos e prazeres.
  • ItemDissertação de mestrado
    North & South: um estudo do sublime em Elizabeth Bishop a partir dos motivos do oceano e da reticência
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-06) Fernandes, Isabela Cristina; Santos, Fabiano Rodrigo da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis
    A presente dissertação se dedica a promover um estudo crítico do primeiro livro de poemas de Elizabeth Bishop, North & South (1946), a partir da manifestação da categoria estética do sublime e da linguagem reticente que caracteriza a poética bishopiana, a qual já foi destacada nos trabalhos de Octávio Paz (1982), Adrienne Rich (1993), Sílvia Maria Guerra Anastácio (1999), Silviano Santiago (2000) e Fernanda Dusse (2016). . North & South não foi escolhido apenas por se tratar da obra inaugural de Elizabeth Bishop na poesia modernista americana, mas também por delinear os principais traços do que, posteriormente, iria configurar a .maturidade do projeto estético da poeta, podendo-se mencionar a autoconsciência poética e a representação da experiência a partir de impressões fragmentárias. Além disso, é importante ressaltar que parte considerável da fortuna crítica de Elizabeth Bishop no Brasil, que se debruçou sobre North & South e outras produções da autora, já explorou com frequência alguns dos temas reincidentes na poesia bishopiana, a saber: a viagem e suas implicações e, também,as impressões enunciadas pelo sujeito queer (SILVA, 2013) diante dos desafios de se estar em um mundo que nem sempre é capaz de incluir e representar a diversidade. Sem negar a contribuição dos estudos realizados anteriormente, esta pesquisa debruça-se sobre o elemento sublime que perpassa esses temas que ocuparam a crítica especializada, sem, contudo, receber consideração mais detida por parte desta. Assim, propõe-se uma análise dos poemas “The map”, “The imaginary iceberg”, “The fish” e “The Unbeliever” que visa demonstrar o desdobramento da estética do sublime na poesia moderna de Elizabeth Bishop a partir de um dos motivos primários de sua poética: o oceano (HAMMER, 2007). Por meio deste motivo, analisado à luz da teoria do sublime e cuja reticência se apresenta como espécie de ramificação, é possível evidenciar que as ideias de transitividade, mapeamento e flexibilização de fronteiras, bem como os processos de metamorfose e resistência que aparecem nos poemas analisados, não estão diretamente relacionados à temática da viagem em virtude desta aparecer na referida obra não como causa, mas como efeito do projeto estético da poeta. Este, por sua vez, está associado ao conceito de readjustment (reajuste), formulado por T.S Eliot (1919) no ensaio “Tradição e talento individual”. A partir deste conceito, Elizabeth Bishop buscou incorporar em sua poesia o fluxo da mudança, a organização aberta e provisória de um mundo constantemente sujeito a reajustes (sobretudo o mundo da criação artística) e, por isso mesmo, indeterminado e representado pela instabilidade atribuída ao oceano e ao seu entorno.
  • ItemTese de doutorado
    Isaac Goldberg e a história da literatura brasileira: a influência de Sílvio Romero, José Veríssimo e Ronald de Carvalho na construção de Brazilian Literature (1922)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-15) Capobianco, Eder Dias; Pereira, Marcio Roberto [UNESP]
    Esta tese realiza uma análise crítica da obra Brazilian Literature (1922), de Isaac Goldberg (1887-1938). Sendo este o primeiro estudo da história da literatura brasileira, publicado nos Estados Unidos, o livro se torna uma referência para a história e literatura brasileira no país. O presente trabalho busca mostrar como o autor equaliza as histórias da literatura brasileira escritas por Sílvio Romero (1851-1914), História da Literatura Brasileira (1888), José Veríssimo (1857-1916), História da Literatura Brasileira: de Bento Teixeira (1601) a Machado de Assis (1908) (1916), e Ronald de Carvalho (1863-1935), Pequena História da Literatura Brasileira (1919), para constituir sua versão desta história literária. Através da comparação entre a obra do estadunidense com as dos brasileiros, verificamos que Goldberg articula as três histórias da literatura brasileira anteriores, gerenciando as divergências que apresentam a partir de suas convicções, ou pendendo para Carvalho, Veríssimo ou Romero. Goldberg escreveu, ainda, artigos nas revistas America Brasileira e Revista do Brasil, além de ser o primeiro tradutor de Machado de Assis para língua inglesa.