Teses - Ciência da Informação - FFC

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  • ItemTese de doutorado
    Transversalidade entre gestão do conhecimento e métodos ativos de aprendizagem em instituições de ensino superior
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-07) Santos, Beatriz Rosa Pinheiro dos; Damian, Ieda Pelógia Martins [UNESP]
    Sendo o conhecimento um recurso que agrega valor às práticas organizacionais, as instituições de ensino passaram a notar a necessidade de uma estrutura educacional marcada por metodologias de ensino e aprendizagem que encorajassem os indivíduos a construírem conhecimento de modo autônomo e coletivo. Por isso, este estudo busca relacionar e adaptar os métodos ativos de aprendizagem ao contexto organizacional de instituições de ensino superior, consolidando-as com a gestão do conhecimento, partindo-se do pressuposto de que os fundamentos e as peculiaridades dos métodos ativos de aprendizagem podem enriquecer a teoria e a prática da gestão do conhecimento nessas instituições. Portanto, o problema de pesquisa se caracteriza pela seguinte questão: A aplicação de métodos ativos de aprendizagem em contexto organizacional pode contribuir para a maturidade em gestão do conhecimento da organização? O objetivo geral é analisar a transversalidade entre os métodos ativos de aprendizagem e a gestão do conhecimento em instituições de ensino superior. Para tanto, como metodologia, a pesquisa possui natureza qualitativa, é caracterizada como descritiva e exploratória e utiliza a Metodologia Sistêmica Soft para seu desenvolvimento prático, por intermédio da exploração em campo. O universo de pesquisa se constitui em um grupo de quatro instituições de ensino superior e como instrumento de coleta de dados, serão utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas. Para análise e interpretação dos resultados foi empregado o método de análise de conteúdo. Como resultados da pesquisa, foi possível evidenciar que a interligação entre a gestão do conhecimento e os métodos ativos de aprendizagem não apenas otimiza a aquisição e aplicação do conhecimento, mas também emerge como um eficaz meio para elevar a maturidade em gestão do conhecimento nas organizações. As sinergias derivadas desta abordagem não apenas impulsionam a eficiência tanto tática quanto estratégica, mas também modelam uma cultura organizacional que acolhe e promove a aprendizagem contínua, e, consequentemente, a eficácia operacional das organizações. Assim, o modelo de gestão do conhecimento proposto nesta tese não representa apenas um avanço teórico, mas sim uma contribuição tangível para a transformação efetiva das práticas de gestão do conhecimento nas organizações modernas, sobretudo nas instituições de ensino superior.
  • ItemTese de doutorado
    Mediação da informação para transformação social: ressignificação sociocultural da informação, a partir das cotas para ingresso nas universidades públicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-08) Ribeiro, Marcela Arantes; Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de [UNESP]
    Esta pesquisa se insere no campo da Ciência da Informação, com foco na mediação e apropriação da informação. O estudo desenvolvido teve por objetivo analisar os processos de mediação e apropriação social da informação acerca dos processos seletivos discentes para ingresso no ensino superior de grupos socio-historicamente excluídos, focando especialmente as informações contidas na Lei 12.711/2012. O primeiro recorte da pesquisa se volta para as instituições de ensino superior e o segundo aborda um dos grupos sociais atendidos pela Lei, a partir da história de vida de pessoas que se identificam como negras/pretas. Com o desenvolvimento do trabalho de campo, apresenta-se a inter-relação entre possíveis abordagens das informações no contexto sociocultural, no que tange às demandas da atual sociedade brasileira, ao ressignificar a informação para esse grupo social, com base nas concepções teóricas de Claval (2007), Dallari (2007), Geertz (1989, 2001), Linton (2000), Mello (2000), Santos (2008), Thompson (1995) e Weber (1982, 2003), bem como nas concepções sociais da informação contextualizada e dinâmica na relação do usuário com o espaço e o tempo. No campo da mediação da informação, que conduz à apropriação, a discussão se baseia na proposta de Almeida Júnior (2015) e nos estudos de Carvalho (2010), Santos Neto, Bortolin e Almeida Júnior (2017), Araújo (2010, 2021) e outros. O delineamento metodológico compreende a inter-relação de dois métodos de pesquisa: o da História Oral, proposto por Meihy (2005), para o desenvolvimento do trabalho de campo, coleta e tratamento das entrevistas; o método da Análise de Discurso, proposto por Orlandi (2020), para interpretação discursiva das entrevistas. Os resultados apontam que o processo de mediação da informação pode modificar determinada situação e/ou solucionar problemas; as histórias de vidas de pessoas que lutam pelas ações afirmativas demonstram que elas compreendem os efeitos dessas ações para além das oportunidades de acessar o ensino superior, haja vista que os participantes apontaram: a necessidade de cotas tanto no sistema público de ensino como no privado; como cotas no âmbito profissional, também no público e privado; o uso do atuais meios e instrumentos informacionais (mídias sociais) para disseminar informações. Todas essas ações geram novas demandas informacionais.
  • ItemTese de doutorado
    Recuperação de informação textual baseada em cluster conceitual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-28) Janaite Neto, Jorge; Ferneda, Edberto [UNESP]
    A atual abundância na produção de documentos torna necessário o desenvolvimento de novos esquemas de classificação que sejam capazes de organizar o enorme volume de material produzido incessantemente. Como uma parte expressiva deste material textual é produzido e armazenado em meios digitais, isso favorece bastante o uso de sistemas de indexação automáticos. Recuperação de informação é um processo linguístico, ao passo que a indexação automática operada por computadores é um processo estatístico, tornando necessário uma aproximação destas áreas do conhecimento. Tradicionalmente, os textos são considerados como um conjunto de palavras portadoras de uma relevância tópica proporcional à frequência de ocorrência dentro de cada documento e à frequência entre os documentos que compõe o corpus documental, sendo esta representação denominada de bag-of-words. A principal deficiência destas representações clássicas baseadas no modelo bag-of-words é o tratamento dado às palavras ambíguas: elas são descartadas ou ignoradas; isso empobrece muito a qualidade da indexação e consequentemente a qualidade da recuperação. O problema da ambiguidade terminológica é um problema linguístico: algumas palavras ortograficamente idênticas possuem significados diferentes. Se superarmos a questão terminológica e operarmos em nível conceitual, o problema da ambiguidade estaria solucionado: os conceitos são inequívocos. O propósito desta tese é investigar e propor o uso de clustering a partir dos conceitos com o objetivo de melhorar a eficácia do processo de indexação automática e recuperação de informação, aperfeiçoando a representação dos textos que compõe o corpus documental e os representando por agrupamentos conceituais. Ao final é realizado um experimento para ilustrar a aplicação prática do algoritmo proposto bem como demonstrar os resultados promissores alcançados e lançar um base para uma futura implementação completa.
  • ItemTese de doutorado
    Mapeamento arquivístico: uma proposta conceitual e metodológica para ambientes organizacionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-09-27) Maran, Maria Fabiana Izídio de Almeida; Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin [UNESP]
    Conhecer intimamente o ramo de negócio em que se atua, suas especificidades mercadológicas, funções, atividades, fluxos informacionais e documentais são essenciais, porque a concorrência e a competitividade estão cada vez mais acirradas, logo dominar intrinsicamente seus processos de maneira organizada e sistêmica torna-se contributivo à competição no mercado, nisso deve-se considerar os documentos. A prática em arquivos, de modo empírico e realizada por profissionais sem formação acadêmica específica predominou por muitos anos no Brasil. Isso culmina, ainda nos dias atuais, em um cenário de muitos desafios para a Arquivologia, de caráter terminológico, metodológico e aplicado. A partir desse cenário, colocou-se como problemática principal desta pesquisa: Como a elaboração de uma proposta conceitual, terminológica, metodológica e aplicada para mapear elementos informacionais e documentais de ambientes organizacionais, pode propiciar benefícios e vantagens à Ciência da Informação, à Arquivologia e aos seus profissionais? Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral elaborar uma proposta conceitual, terminológica, metodológica e aplicada para mapear elementos informacionais e documentais para ambientes organizacionais, a partir de uma visão holística, contribuindo com a consolidação teórica-metodológica da Arquivologia, no que se refere à implementação da gestão de documentos. A presente pesquisa caracteriza-se de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Como método de pesquisa optou-se pela Metodologia Sistêmica Soft, que propicia uma sequência de passos que trazem ao pesquisador uma lógica de organização da pesquisa, proporcionando ao final a elaboração de modelos conceituais e teóricos. Os resultados desta tese são: o termo Mapeamento Arquivístico e sua definição; um diagrama com as atividades propostas para a execução do Mapeamento Arquivístico e quatro instrumentos arquivísticos que apoiarão todo o processo: Mapeamento de atividades e documentos, Check list Diagnóstico de arquivo, Mapeamento documental, Lista mestra de mapeamento. Apresenta-se também o Registro Topográfico que auxiliará na gestão de documentos. Como considerações finais espera-se que o arquivista ao realizar o mapeamento arquivístico, obtenha um repertório apropriado para implementação da gestão de documentos, com uma visão holística de todos os processos da organização, bem como outras informações que otimizarão suas atividades, trazendo intervenções e resultados assertivos ao seu trabalho.
  • ItemTese de doutorado
    A gestão do conhecimento visando a inovação aberta em empresas de software brasileiras e canadenses: uma perspectiva enfocada nos comportamentos de cidadania organizacional e no contrato psicológico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-05) Souza, Leonardo Pereira Pinheiro de [UNESP]; Moraes, Cássia Regina Bassan de [UNESP]; Armellini, Fabiano; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O software é essencial na sociedade contemporânea, intensiva no uso de conhecimento e informação. Assim, empresas de software necessitam inovar para serem competitivas. Fluxos de conhecimento são o elemento de ligação em uma rede de inovação colaborativa ou aberta. Contudo, a externalização e o compartilhamento do conhecimento dependem da motivação individual, devido ao caráter tácito. Os comportamentos de cidadania organizacional dizem respeito aos atos discricionários realizados pelos indivíduos em favor de suas organizações. O objetivo geral é analisar a gestão do conhecimento visando a inovação aberta a partir dos comportamentos de cidadania organizacional e contrato psicológico nas organizações produtoras de software do Brasil e do Canadá. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como descritiva e explicativa, com abordagem quali-quantitativa. Inicialmente, foram aplicadas entrevistas com especialistas em inovação e desenvolvimento de software para descobrir as expectativas das empresas sobre o desenvolvimento de inovação e partilha do conhecimento com seus parceiros. Os dados de entrevista foram transformados em construtos de questionário mediante análise de conteúdo. O questionário completo foi aplicado em trabalhadores de desenvolvimento de software de organizações brasileiras e canadenses, para investigar a inter-relação entre comportamentos de cidadania organizacional, processos e políticas de conhecimento, e seu impacto sobre a inovação aberta. Esses dados quantitativos foram analisados por meio de método estatístico não-paramétrico, o teste de sinais de Wilcoxon. Como resultados, foi validada por respondentes brasileiros e canadenses a correlação entre as atividades de inovação aberta, comportamentos de cidadania organizacional, gestão do conhecimento e políticas de conhecimento. Como contribuição original da pesquisa, foram identificados elementos de contrato psicológico interorganizacional específicos para inovação no contexto de desenvolvimento de software, também validados por respondentes de ambos os países: Critérios para seleção de parceiros; expectativas em relação aos parceiros quanto ao compartilhamento de conhecimento; expectativas em relação aos parceiros quanto ao desenvolvimento da Inovação; responsabilidades percebidas em relação aos parceiros de inovação. Visto que o modelo conceitual proposto foi validado, demostrou-se que o mesmo tem lastro na realidade empírica, servindo para o entendimento das dinâmicas da inovação em organizações de software e facilitando colaborações interculturais.
  • ItemTese de doutorado
    Aplicação de técnicas de inteligência artificial no estudo da altmetria: perspectivas na construção de uma abordagem qualitativa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-17) Marinho, Ronnie Shida; Santarém Segundo, José Eduardo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o advento da Web 2.0, conhecida como web social, os usuários passaram da condição de visualizadores, para produtores de conteúdo online. Com base nas ferramentas e tecnologias criadas por esta nova geração da web, diversas plataformas de mídias sociais foram criadas para pesquisadores e leitores. Nesse sentido, constantemente pesquisadores são estimulados a compartilharem, por meio de publicações de revisões de textos, quais as suas impressões, comentários e avaliações acerca dos trabalhos científicos lidos. A Altmetria surgiu neste contexto, preocupada em mensurar como os resultados de pesquisas são vistos e utilizados no ambiente online. Para tal, os estudos altmétricos são aferidos com base no número de compartilhamentos e curtidas em mídias sociais, comentários, menções, etiquetagens, visualizações de páginas, downloads, notícias, reportagens, sites e o uso de resultados de pesquisa dentro e fora do âmbito acadêmico. Diante desse cenário, a relevância de um trabalho baseia-se, exclusivamente em quesitos quantitativos para construção de indicadores. Além disso, é comum que usuários analisem as opiniões de outros usuários no processo de seleção de trabalhos a serem lidos. Considerando que parte das menções possuem textos opinativos, e sob a visão de que as menções na web social são uma das principais características da Altmetria, a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial proposta neste trabalho, pode automatizar este processo, ao capturar o sentimento dos leitores expressos em suas menções para criar uma nova perspectiva de avaliação que auxilie o usuário na tomada de decisão de leitura de um determinado trabalho. Para isso, esta pesquisa apresenta como objetivo a proposição de uma abordagem qualitativa que redesenha o estudo da Altmetria, a partir da aproximação com a Inteligência Artificial, utilizando técnicas de análise de sentimento. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se o método Design Science Research, sendo um estudo exploratório e aplicado. Além disso, o modelo Altmétrico construído foi validado por meio de uma prova de conceito, a qual utilizou dados extraídos da plataforma Altmetric, com o intuito de confirmar a hipótese levantada e responder às questões de pesquisa. Os resultados obtidos pelas técnicas de IA contrastam as pontuações de atenção dos trabalhos mais mencionados na plataforma altmetric, apresentando diferentes perspectivas na construção de uma abordagem qualitativa de acordo com cada técnica. Visando melhorar tal abordagem, apresentou uma nova técnica qualitativa, a qual foi intitulada IA Altmetric. Ainda, foi desenvolvido um protótipo que demonstra a validade e a aplicação da nova abordagem. Conclui-se que a aplicação de técnicas de inteligência artificial no estudo da altmétria viabiliza uma nova perspectiva de análise qualitativa. Além disso, aponta-se que o presente trabalho realiza um importante estudo entre a Ciência da Informação e a Inteligência Artificial, em especial no contexto da Altmetria.
  • ItemTese de doutorado
    Análise de domínio em instituições de ensino superior multicampi: uma aplicação no Centro Paula Souza
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-22) Rocha, Regina Ferreira da [UNESP]; Grácio, Maria Cláudia Cabrini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A educação é um setor relevante ao desenvolvimento de competências e valores àqueles que dela usufruem. Em especial, a Educação Superior está associada ao progresso de uma nação por articular o uso de tecnologias e processos que contribuem para a melhoria de vida e divisas da sociedade. Neste segmento, as Instituições de Ensino Superior Multicampi representam um campo fértil para a realização de estudos científicos, sendo a Análise de Domínio um instrumento valioso para explorar as características das Unidades, cursos e demais elementos. Tendo em vista que essas Instituições de Ensino Superior estão sedimentadas em três pilares, o estudo procura responder à questão: A análise de domínio é capaz de identificar as similaridades e as especificidades entre os pilares ensino, pesquisa e extensão de um curso de graduação oferecido em distintas unidades de uma Instituição de Ensino Superior multicampi? O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza possui 73 Faculdades de Tecnologia, no Estado de São Paulo, ofertando diversos cursos de graduação tecnológica e o curso escolhido foi Tecnologia de Biocombustíveis, ministrado em duas Fatecs (Araçatuba e Jaboticabal) para prova de conceito, em janela temporal de 2015-2019. Esta tese objetiva propor um método de análise das proximidades científicas de docentes de curso de Instituição de Ensino Superior com ensino em múltiplos campi tendo em consideração os referentes pilares. Metodologicamente, este estudo segue o modelo híbrido, partindo dos preceitos da Análise de Domínio, propostos por Hjørland, em 2002, com foco nas abordagens bibliométrica, epistemológica e histórica, além da adoção da Análise de Redes Sociais, meios imprescindíveis para a construção do método para comparar um determinado curso em mais de uma unidade de ensino, contando, ainda, com a participação da coordenação de área para atenuar as ambiguidades relativas ao olhar do pesquisador. Como resultados, no Pilar Ensino, ao averiguar nos Planos de Ensino Docentes, particularmente as referências adotadas, percebeu-se que três disciplinas apresentaram total similaridade, nas duas Fatecs, e outras duas na mesma Fatec. No Pilar Pesquisa, há maior sintonia entre cinco docentes/pesquisadores da Fatec Araçatuba e, na Fatec Jaboticabal, notou-se que quatro docentes/pesquisadores atuam aos pares, representando em ambas as Fatecs um percentual abaixo de 50% do corpo docente da Instituição. No Pilar Extensão, os Projetos desenvolvidos equivalem a um percentual inferior a 25% em ambas as Fatecs, havendo maior harmonia entre os docentes da Fatec de Jaboticabal. Como trabalhos futuros, novas perspectivas podem ser exploradas, visando compreender aspectos referentes a administração, operacionalização, estudos de produtividade e caracterização da genealogia acadêmica, produção dos discentes, além de outros formatos de socialização de conhecimentos, variáveis que cercam o ambiente de Ensino Superior.
  • ItemTese de doutorado
    Arquivos pessoais e relações de gênero
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Graziano, Maítha Elena Tosta; Bizello, Maria Leandra [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta pesquisa é identificar e discutir as práticas arquivísticas refletindo sua influência e contribuição para a representatividade social nos arquivos. O problema norteador desta pesquisa consolida-se na seguinte questão: como as práticas arquivísticas influenciam e contribuem para a representatividade social nos arquivos? A hipótese elaborada parte da compreensão de que, se considerarmos que não há neutralidade e imparcialidade nas práticas arquivísticas empregadas nos arquivos, então, é possível identificar e compreender as influências e contribuições dessas práticas para a defesa e garantia da representatividade social. Esta pesquisa justifica-se por contribuir, positivamente, para o enriquecimento do desenvolvimento teórico e científico da Arquivologia e Ciência da Informação, uma vez que propõe discutir questões da atualidade que envolvem tanto os arquivos pessoais, as práticas arquivísticas e a representatividade social na contemporaneidade. Esta pesquisa fundou-se na abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico e dimensão teórica de natureza exploratória, visando refletir sobre as práticas arquivísticas nos arquivos, principalmente no que diz respeito ao universo dos arquivos pessoais, e percebê-las enquanto contribuição fundamental para teoria para, posteriormente, traçar e apresentar a contribuição do profissional arquivista para a defesa, garantia e ampliação da representatividade social. Como resultado desta pesquisa apresentamos nossas reflexões teóricas a respeito das práticas arquivísticas à luz da crítica feminista visando demonstrar a existência da não neutralidade e imparcialidade nessas práticas, bem como as influências e contribuições possíveis para a defesa e garantia da representatividade social nos arquivos, especialmente, no universo dos arquivos pessoais.
  • ItemTese de doutorado
    Investigação científica como geradora de inovação e diferenciais competitivos nas instituições de ensino superior de Angola
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-31) Daniel, Niembo Maria [UNESP]; Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A inovação é um aspecto que faz parte do cotidiano das organizações empresariais, mas também deve fazer parte das instituições de ensino superior, principalmente por estas serem geradoras de conhecimento que impactam social e economicamente em uma comunidade local, regional e/ou nacional. A realidade das universidades angolanas em relação à investigação científica voltada à inovação, ainda, carece de estratégias e ações que a viabilizem efetivamente, pois considera-se que a inovação gerada nesse contexto é fator determinante para o desenvolvimento do País. Sendo assim, a pesquisa explora a problemática relacionada as instituições de ensino superior de Angola, visto que não possuem estrutura institucional formal para desenvolverem estratégias de investigação científica voltadas à geração de inovação e diferenciais competitivos. Nessa perspectiva, objetiva-se analisar a estrutura institucional de investigação científica de instituições de ensino superior de Angola voltada à geração de inovação e diferenciais competitivos. Em relação aos procedimentos metodológicos, a natureza da pesquisa é qualiquantitativa, do tipo descritiva e exploratória. Para tanto, realizou-se o levantamento bibliográfico, por meio da aplicação da Revisão Sistemática da Literatura. O universo pesquisado é constituído por uma instituição de ensino superior privada e duas públicas, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e o Instituto Nacional de Investigação Científica, localizados na província de Luanda, Angola. Como método de pesquisa aplicou-se o Estudo de Caso Múltiplo, estabelecendo-se três fontes de evidência: entrevista, questionário e análise de documentos. A população alvo é composta por gestores, docentes e técnicos. Em relação a caracterização de pesquisas de caráter inovativo no âmbito de instituições de ensino superior de Angola, foram identificados trinta e sete artigos nos portais das revistas científicas eletrônicas de Angola. Identificou-se a existência de políticas públicas que visam o aumento do capital humano qualificado para a investigação, a fim de atingir o desenvolvimento social e econômico. Para a geração de inovação com foco no empreendedorismo, várias estratégias têm sido desenvolvidas pelo Estado com outros parceiros e algumas são iniciativas singulares. Propôs-se diretrizes e um modelo de inovação aplicado às instituições de ensino superior para desenvolver investigação científica inovativa, atuando de maneira coordenada ao Estado e às empresas.
  • ItemTese de doutorado
    A contribuição da organização do conhecimento na identificação de conceitos acerca da violência praticada contra mulheres em razão de gênero em boletins de ocorrência: um estudo acerca de crimes de feminicídio no estado de São Paulo - Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-10) Belam, Denise Cristina [UNESP]; Sabbag, Deise Maria Antonio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com propósito relevante e grande clamor por justiça devido ao crescente número de assassinatos em mulheres em razão de gênero, em 2015 entrava em vigor a lei do Feminicídio. Feminicídio é o crime praticado contra mulheres por serem mulheres abrangendo os crimes de violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação a condição de mulher. A criação de uma legislação específica no Brasil foi uma forma de prevenir e punir a prática de mortes violentas principalmente dentro do ambiente familiar, onde mulheres estão sujeitas as relações de poder impostas por uma sociedade machista e patriarcal. Durante a pandemia, o isolamento, proporcionou um aumento significativo nos casos de Feminicídio no estado de São Paulo, fato esse amplamente divulgado pelos meios de comunicações, mulheres se viram isoladas dentro de casa com seus agressores, aumentando o risco de serem mortas. Ao mesmo tempo que a lei é considerada um avanço no combate à violência, buscam-se maneiras de trazer mais visibilidade para estes crimes, evitando as recorrentes subnotificações e apagamentos que prejudicam a busca e o acesso à informação destes casos. Sabendo disso acreditamos na necessidade de nomear o Feminicídio representando-o de maneira correta. O estudo teve como objetivo identificar conceitos, nos boletins de ocorrências gerados após mortes de mulheres por feminicídio. Para isso foi necessário analisar a indexação e a representação da informação em boletins de ocorrências de atendimentos realizados pelo Instituto Médico Legal do estado de São Paulo no ano de 2020 nos casos de Feminicídio. Os documentos foram fornecidos pela Secretária Estadual da Segurança Pública, por meio do atendimento a uma solicitação de acesso a documentos, dados e informações. Na sequencia realizou-se uma leitura documental dos boletins de ocorrências, datados de janeiro a dezembro, do respectivo ano para extração de conceitos de indexação e representação. Com os resultados foi possivel exibir a estrutura dos documentos, as possíveis falhas de elaboração e a necessidade de nomear os crimes de Feminicídio.
  • ItemDissertação de mestrado
    Consentimento na coleta de dados por cookies em sites
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-20) Piccolo, Daiane Marcela; Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A coleta de dados cresceu exponencialmente nos meios digitais nas últimas décadas, impulsionada principalmente pelo aumento do uso da tecnologia e da Internet, fazendo com que a quantidade de dados gerados pelos usuários aumentasse significativamente, permitindo que empresas e organizações coletem dados sobre o comportamento dos usuários em larga escala. O processo da coleta de dados muitas vezes é complexo, pois envolve a integração de diferentes tecnologias, como cookies, o que pode contribuir para que a coleta ocorra de forma imperceptível ao usuário, tornando-o insciente sobre a coleta realizada, situação que pode levantar preocupações sobre questões de privacidade e segurança. Para proporcionar consciência sobre a coleta de dados, os regulamentos de proteção de dados estabelecem regras claras para a coleta e uso de dados pessoais, no qual o consentimento emerge como determinação para proteção da privacidade. Neste cenário, sites vêm adotando medidas para garantir a conformidade com os requisitos legais para obter consentimento do usuário na coleta de dados. Porém, a forma como a informação está sendo disponibilizada, para obter o consentimento, em relação ao tratamento dos dados, pode ser complexo para o entendimento do usuário, o que pode tornar o usuário insciente sobre esse processo. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar o cenário que favorece a insciência do usuário enquanto alvo de coleta de cookies. Para tanto, a metodologia utilizou-se como métodos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental por meio de análise de documento jurídico em leis e regulamentos com o propósito de elencar como tem sido abordado o consentimento em relação a coleta de dados em sites. Para amostra foram utilizados os 10 sites de e-commerce mais acessados no mês de março de 2022. Foram analisadas as políticas de privacidade de cada site e as práticas adotadas para disponibilização da informação sobre a coleta de dados. Foi utilizado a ferramenta Cookiebot, a qual permitiu a análise dos cookies presentes nos sites estudados nesta pesquisa. Em relação às pesquisas no âmbito do consentimento na coleta de dados, observou-se que os estudos estão com foco no desenvolvimento de aplicações envolvendo tecnologias para o obter o consentimento do usuário, pouco foi abordado sobre a proteção dos dados com foco na conscientização do usuário sobre a coleta de dados. Notou-se políticas de privacidade rasas, com informações incompletas sobre o tratamento dos dados pessoais. As práticas adotadas pelos sites, apresentam informações curtas somente informando o uso de cookies. A coleta dos cookies, por meio da ferramenta Cookiebot, permitiu identificar especificidades que não estão visíveis aos usuários ao consentir com a coleta de dados. Conclui-se que a insciência do usuário sobre sua interação com os sites pode reduzir o controle sobre seus dados, isso devido à falta de informação em relação a coleta de dados. No entanto, a consciência sobre as ações vinculadas aos seus dados deve ser determinada pelas políticas de privacidade e pelas práticas adotadas para obter o consentimento do usuário na coleta de dados.
  • ItemTese de doutorado
    Caracterização de um domínio tecnológico pelas análises relacionais de citação: um estudo nas patentes sobre células-tronco
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-13) Bochi, Fernanda; Grácio, Maria Cláudia Cabrini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A análise de citação uni-variada e relacional, bem como a análise de domínio, são técnicas que demonstram relevância para compreensão das frentes tecnológicas de diversos campos. Assim, a fim de caracterizar a proximidade das identidades tecnológicas das patentes e suas imagens diante da comunidade tecnológica em células-tronco, a pesquisa se desenvolveu tendo como problemática: Qual a contribuição da análise conjunta de métodos bibliométricos uni-variados e relacionais de citação para caracterização de um domínio tecnológico formado por patentes envolvendo células-tronco? Assim, conjectura-se que os métodos bibliométricos uni-variados e relacionais de citação são capazes de caracterizar e identificar domínios tecnológicos no âmbito das patentes. A pesquisa objetiva analisar a contribuição dos métodos de análise uni-variadas e relacionais de citação, aplicados às patentes, para a identificação e caracterização de domínios científico-tecnológicos, especificamente: identificar o referencial tecnológico (citações as patentes) presente no universo das patentes envolvendo células-tronco, analisar o referencial científico (citações à literatura não-patente) adotado no conjunto de patentes de células-tronco concedidas, identificar os agrupamentos da produção tecnológica relacionadas a células-tronco, caracterizados pelas proximidades tecnológicas e científicas das patentes indexadas na base DII, evidenciados pelas similaridades nas suas referências e mensuradas pelo acoplamento bibliográfico, descrever os agrupamentos tecnológicos e científicos identificados a partir das imagens (citações simultâneas) das patentes em células-tronco e reconhecer os métodos bibliométricos de acoplamento bibliográfico e cocitação entre patentes para identificação de domínios científicos-tecnológicos. Para atender os objetivos estabelecidos empregou-se a patentometria, que tem como principal atributo a análise do uso e das características dos documentos de patentes, associada aos procedimentos consolidados da bibliometria, mais especialmente estudos de cocitação e acoplamento bibliográfico, tendo como corpus 144 patentes indexadas na base de dado Derwent Innovation Index, entre o período de 2016 a 2020. Em relação à análise do referencial científico, observou-se que há um número significativo de autores pouco citados e poucos autores muito citados. No entanto, a pesquisa mostrou que mesmo o referente mais citado (74 citações) não apresentou uma representatividade quantitativa, correspondendo a apenas 0,51%. O estudo indicou, quanto à análise de acoplamento, que as patentes com maior proximidade de acoplamento, com links de acoplamento entre 39 (GB2531454) e 73 (WO2017023801), apresentam uma similaridade tecnológica e temática na área de Biotecnologia aplicada à Microbiologia e Química, uma vez que todas apresentam no seu rol de classes a classificação internacional de patente C12N, relativa à microrganismos ou enzimas, suas composições, mutação ou engenharia genética e meios de cultura. O acoplamento bibliográfico de inventores utilizou, como unidade de análise, as referências à literatura científica. Na análise, foi possível observar diversos domínios representados por temas e grupos de indivíduos. Entres os resultados, identificou-se um inventor/pesquisador muito presente: Feng Zhang, com patentes relevantes no tema edição genômica e CRISPR e colaboração científica e tecnológica com coautores que indicam relacionamento de genealogia acadêmica. Na análise de cocitação, a partir dos referentes, foi possível identificar 5 cluster bem definidos com domínios temáticos variados que se relacionam com os demais clusters. Neste resultado, mais uma vez foi possível identificar a presença de engenharia genética voltada à edição genômica, mais especificamente a técnica CRISPR. Por sua vez, por meio da análise das redes de cocitação, identificaram-se 23 clusters que caracterizam os domínios epistêmicos que congregam as correntes tecnológicas em que atuam os inventores em células-tronco evidenciados na rede de acoplamento das patentes citantes. Os resultados apresentados na pesquisa validaram a hipótese apresentada, no entanto, considerando algumas limitações identificadas no decorrer do estudo, propõe-se a aplicação desta metodologia aliada a estudos de modelagem de tópicos, bem como organização do conhecimento e recuperação da informação.
  • ItemTese de doutorado
    Proposta de metodologia para abordagem terminológica da análise de domínio baseada em mineração de texto: uma aplicação na ciência da informação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-30) Reis, Elismar Vicente dos; Oliveira, Ely Francina Tannuri de [UNESP]; Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese teve como finalidade elaborar uma metodologia para operacionalização da abordagem terminológica da análise de domínio. Estudos terminológicos investigam padrões das linguagens dos discursos, e suas análises baseiam-se em unidades de significação nos textos, sem esquecer do contexto sociocultural. Nessa mesma linha, a análise de domínio busca descobrir estruturas de conhecimento, padrões de linguagem e comportamento de cooperação nos domínios. A mineração de texto serve para automatizar a extração de regularidades, padrões ou tendências nos documentos em linguagem natural. Portanto, a análise de domínio propõe os objetos a serem investigados e a mineração de texto fornece os meios para as descobertas. Por isso, para desenvolver a metodologia, fez-se uso das técnicas de dedução de frequência de termos e análise por categorias temáticas, advindas do campo da linguística e automatizadas pela mineração de texto. Desenvolveu-se um fluxograma canônico, que nesta tese concebeu-se no software Knime. O software é composto por módulos para pré-processamento, transformação e mineração de textos para descoberta de conhecimento. A metodologia foi aplicada em 287 resumos de estudos apresentados pelo GT7 nos ENANCIBs de 2012 a 2018. A automatização proporcionou melhorias nas questões de limitação humana quanto a leitura, exploração e registro de grandes volumes de dados. Por meio da técnica de dedução de frequência de termos, foram encontradas especificidades desconhecidas na linguagem dos resumos, relacionadas à quantidade de termos que compõem as sentenças e termos mais recorrentes. Por meio do algoritmo de Alocação Latente de Dirichlet (Latent Dirichlet Allocation – LDA), identificou-se cinco tópicos, cada um constituído por dez palavras, que representam os principais temas do corpus. O algoritmo possibilitou ainda identificar clusters de resumos com interlocução temática. Desse modo, encontraram-se adjacências nas comunicações do grupo de autores, que mesmo sem se conhecerem, desenvolveram textos convergentes, formando uma comunidade com discursos correlatos. O algoritmo snowball foi empregue para realização do stemming, que agrupa palavras de mesmo radical, pois considera-se que tais termos possuem significado semelhante e proximidade gramatical. A radicalização reduziu o conjunto inicial de termos de 5.820 para 3.657, simplificando e limitando a quantidade, o que pode auxiliar processos de indexação, buscas, recuperação da informação e custo computacional. Os resultados foram promissores, pois conseguiu-se automatizar análises de texto e de conteúdo. Conclui-se que a metodologia pode contribuir com a comunidade científica para realização de pesquisas em linguagem natural, de busca e recuperação da informação, e para descoberta de padrões e articulações temáticas dos textos. Pode corroborar também para expansão de estudos da literatura científica fora das bases bibliográficas mais conhecidas. As temáticas da área de linguística, assim como análise de domínio e mineração de texto, possuem evidente consonância conceitual, demonstrando a pertinência da pesquisa. A metodologia proporcionou a operacionalização da abordagem terminológica de forma automatizada e em consonância a análise de domínio, pois, os algoritmos utilizados consideram indicadores em relação ao conjunto total dos textos, revelando perspectivas informacionais coletivas e não individuais.
  • ItemTese de doutorado
    Motivação e competência em informação no ensino superior: a importância da parceria entre bibliotecários e docentes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-28) Nicolino, Maria Elisa Valentim Pickler [UNESP]; Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]; Augusto, Thais Gimenez da Silva [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A biblioteca universitária tem a função de subsidiar o ensino, a pesquisa e a extensão, disponibilizando acervo e serviços de informação, promovendo atividades para auxiliar seus usuários a desenvolverem habilidades e competências para buscar, acessar, selecionar informações, além de utilizar efetivamente, com ética e responsabilidade, as informações encontradas; ou seja, promovem ações visando o desenvolvimento da competência em informação. Dessa forma, é importante que a biblioteca universitária atraia e motive os estudantes para participar dessas ações. Esta pesquisa teve como tese que é de suma importância a parceria entre docentes e bibliotecários no ensino superior, na motivação dos estudantes para participação nas atividades de formação para o desenvolvimento da competência em informação. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar a influência dos docentes na motivação dos estudantes para participar de atividades de formação promovidas pela biblioteca universitária de uma instituição de ensino superior estadual localizada no interior de São Paulo. Para realização da pesquisa procedeu-se uma pesquisa de de natureza quali-quantitativa do tipo descritivo-exploratória cujo universo é a Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Para a coleta de dados foi realizada entrevista com cinco docentes líderes de grupo de pesquisa e com alto índice de orientações, além de um questionário enviado aos alunos de graduação da unidade, para o qual foram obtidas 108 respostas. Mediante os resultados apresentados e análises realizadas, considera-se confirmada a tese, considerando que os próprios docentes entrevistados demonstraram em suas palavras que os estudantes precisam do seu incentivo tanto para participar das atividades de formação que a Biblioteca oferece quanto para buscarem materiais de informação para subsidiar suas pesquisas acadêmicas. Com as estratégias do modelo ARCS, de Keller, apresentadas no decorrer do trabalho, somadas às informações obtidas e apresentadas, a Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp possui subsídios para pensar em formalizar e sistematizar um programa de competência em informação, fortalecendo os vínculos entre a comunidade acadêmica e atuando ativamente no processo de ensino e aprendizagem para formar cidadãos críticos, pensantes e competentes em informação.
  • ItemTese de doutorado
    Diagramando a web pragmática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-28) Decarli, Gian Carlo; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregório [UNESP]; Monteiro, Silvana Drumond; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Algumas nomenclaturas adjetivam a Web e delimitam seus períodos. Uma das perspectivas a enquadra em uma escala numérica progressiva que a designa como Web 1.0, Web 2.0, Web 3.0 e Web 4.0. Há também o delineamento com base nos estudos da linguagem que a classifica como Web Sintática, Web Semântica e Web Pragmática. Essas concepções não são conflitantes, na realidade, a depender da óptica adotada para as interpretar, elas confluem. A Web Sintática, por exemplo, contempla a Web 1.0 e 2.0 ou Social, visto que, basicamente, elas estavam dedicadas a busca e recuperação de palavras e frases de forma literal em mecanismos de busca. Na Web Semântica ou 3.0, esses termos são, semanticamente, enriquecidos para entregar além da sintaxe também significado ao requisitante. A Web Pragmática ou 4.0, por sua vez, tem a promessa de entrega de sentido, relevância e contexto com base na convenção do significado a partir de negociações entre agentes computacionais e/ou humanos, de forma simbiótica. A partir do contexto supracitado foi que surgiu o questionamento central que orientou esta pesquisa: seria possível definir a Web Pragmática mediante o cotejo da literatura de Pragmática e de Web Pragmática? Para tanto, deu-se início a partir de uma revisão entre o que era consolidado na literatura da Pragmática e as atuais pesquisas acerca da Web Pragmática para identificar atributos/características, autores e tecnologias proeminentes com o objetivo de apresentar os principais resultados no formato de diagrama. Esse percurso metodológico foi adotado porque a própria Web não poderia assumir um papel de corpus analítico para o desenvolvimento da pesquisa, visto que sua variedade de informações, plataformas, tecnologias não poderiam ser contempladas como um todo e realizar recortes para contextos específicos poderia, de certo modo, enviesar a investigação. Além disso, o método quadripolar foi adotado para nortear o procedimento metodológico, deixando-o logicamente encadeado. Assim, uma revisão de literatura foi realizada a fim de evidenciar esses elementos na literatura científica acerca da Web Pragmática e suas variações terminológicas e obter um panorama do entendimento dos autores sobre ela. Foi constatado que autores como Morris e Peirce, por exemplo, são a base teórica de estudos realizados no contexto tecnológico, isto é, eles embasam os fundamentos da Web Pragmática. Suas contribuições correspondem, principalmente, a capacidade de consideração do contexto para a entrega de informações assertivas aos usuários, ou seja, não apenas entregar significado, mas que ele também faça sentido. Foi possível apresentar, na forma de diagrama, os atributos/características, autores e tecnologias que corroboram para a definição da Web Pragmática. Dessa maneira, compreende-se que a Web Pragmática é contextual, interacional, negociativa, comunicacional, personalizável e relevante.
  • ItemTese de doutorado
    50 anos de ciência da informação no Brasil: trajetória e consolidação, a partir do periódico Ciência da Informação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-27) Nogueira, Eurides Costa Tavares; Oliveira, Ely Francina Tannuri de [UNESP]; Bufrem, Leilah Santiago; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em 1970, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) iniciou o curso de pós-graduação em nível de mestrado em Ciência da Informação no Brasil e América Latina. Dois anos mais tarde, lançou a revista com o mesmo nome, tornando-se assim o primeiro periódico científico da área no país, destinado à divulgação dos resultados da pós-graduação em Ciência da Informação. Comemorando seu 50º aniversário, torna-se relevante a compreensão do conteúdo de suas publicações ao longo das últimas cinco décadas. Adota como metodologia a observação das variações de acoplamento, especificamente o Acoplamento Bibliográfico de Autor, identificando os autores mais citados e utilizando o Acoplamento Bibliográfico de Período para reunir os autores mais citados ao longo de dez períodos de cinco anos, permitindo identificar tanto os pesquisadores transeuntes como os permanentes e transgeracionais. Apresenta, ainda, uma percepção mais aprofundada das temáticas abordadas pela Ciência da Informação, bem como o desenvolvimento de suas principais correntes teóricas no Brasil. Como recurso para análise dos dados, utiliza o The Coupler, uma ferramenta online útil para gerar Redes de Acoplamento Bibliográfico, Frequências de Acoplamento, Unidades de Acoplamento, Matriz de Citação e Matriz de Acoplamento, adotando para a normalização dos resultados, o cosseno de Salton e o índice de Jaccard. Investiga a contribuição dos pesquisadores mais citados nos últimos 50 anos na revista Ciência da Informação e constata que 98% deles receberam entre quatro a uma citação. Observa, por outro lado, que os 304 autores com cinco citações ou mais correspondem a 2% dos pesquisadores analisados nesta investigação. Conclui-se, que após cinco décadas de institucionalização da Ciência da Informação no Brasil, é possível afirmar que os primeiros vinte anos desta área estavam profundamente relacionados à Bibliometria. No entanto, apesar de seu foco atualmente se voltar para a dimensão social, a CI ainda preserva um vínculo estreito com a Teoria Matemática, à Documentação, as Técnicas Bibliométricas e os Estudos Métricos de Informação.
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    A inter-relação entre a gestão do conhecimento e a gestão da cadeia de suprimentos: análise do estado da arte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Cazane, Ana Lívia [UNESP]; Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]; Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Percebe-se a necessidade e a importância de discutir as possíveis inter-relações existentes entre a gestão do conhecimento e a gestão da cadeia de suprimentos, pois observa-se a atual relevância das duas temáticas para a competitividade das unidades de negócios, bem como das cadeias produtivas como um todo. No entanto, apesar de tais temas serem fortemente relacionados, em geral são tratados separadamente. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a inter-relação entre a gestão do conhecimento e a gestão da cadeia de suprimentos por meio da análise do estado da arte destes campos de pesquisa. No intuito de atingir o objetivo proposto, foram desenvolvidos os seguintes procedimentos metodológicos: Revisão Sistemática de Literatura e Análise de Conteúdo. O protocolo de revisão foi aplicado nas seguintes fontes de informação: SCOPUS, Web of Science, Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, The Networked Digital Library of Theses and Dissertations e Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica, que foram selecionadas devido à confiabilidade da fonte, à facilidade de busca e à aderência em relação aos resultados. A pesquisa compreende o período entre 2012 e 2021, além dos textos clássicos das áreas de Ciência da Informação e Administração, mesmo que anteriores a esse período. A revisão sistemática da literatura foi conduzida a partir da aplicação do software StArt®, versão 3.0.3 Beta, desenvolvido e disponibilizado pelo Laboratório de Pesquisa em Engenharia de Software da Universidade Federal de São Carlos. A ferramenta computacional foi utilizada para organizar os trabalhos selecionados em ordem de relevância, além de possibilitar a aplicação eficaz dos critérios de inclusão, exclusão e extração. A pesquisa iniciou com a análise de 1154 textos e, após a triagem, obteve-se um total de 91 textos que integraram o corpus representativo de análise da inter-relação entre GC e GCS. No que tange aos procedimentos metodológicos relacionados à Análise de Conteúdo, ressalta-se que o software Atlas TI se constituiu em uma ferramenta relevante para a aplicação das etapas de codificação e categorização. A partir da codificação indutiva, unidades de registro foram agrupadas em categorias de análise, representantivas dos conceitos norteadores, resultando em seis categorias principais: Técnicas, práticas e ferramentas; Processos de gestão do conhecimento; Processos de gestão da cadeia de suprimentos; Novos termos; Estratégias organizacionais e modelos. Como resultado revela-se que foi possível compreender que o conhecimento é um recurso crítico que deve ser gerenciado adequadamente não apenas em organizações entendidas individualmente, mas, também, compreendidas como pertencentes a uma cadeia de organizações. Evidenciou-se que a gestão do conhecimento eficiente pode ultrapassar as fronteiras da organização fornecendo significativa vantagem competitiva para a cadeia à qual está vinculada.
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    Ecologia informacional complexa em museus: tessituras teóricas e proposta de modelo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Brito, Jean Fernandes; Martínez-Ávila, Daniel [UNESP]; Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese de doutorado apresenta a proposta de um modelo procedimental de ecologia informacional complexa para museus intitulado MEIC-M. A pesquisa está delineada por meio do método quadripolar, estruturados em quatro polos investigativos: polo epistemológico, polo teórico, polo técnico e morfológico, por meio de um aporte teórico da Ciência da Informação e da Museologia. O polo epistemológico apresenta uma reflexão acerca da Ciência da Informação e paradigma social da informação, o polo teórico discute a Arquitetura da Informação e as ecologias informacionais complexas, as estruturas, espaços e os ambientes dos museus, e a Museologia sob uma perspectiva sociocultural. O polo técnico elucida os procedimentos metodológicos, na qual possui uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e bibliográfica, valendo-se do método etnográfico para a coleta, análise e discussão dos resultados. Os museus integraram ao seu cotidiano elementos tecnológicos, o que trouxe a exigência de repensar o acesso, a representação e uso da informação nesses ambientes. Os volumes informacionais que são apresentados e representados por meio de exposições e objetos museológicos estão interligados por diversos canais, mídias, espaços, ambientes ligados holisticamente pela informação e necessitam de uma estrutura efetiva para que os sujeitos consigam se localizar e utilizar desses ambientes com efetividade. A investigação que propomos nessa tese é orientada por uma fundamentação teórica e metodológica baseada no conhecimento de Ciência da Informação e da Museologia, tendo como objetivo geral propor um modelo de ecologia informacional complexa para museus. Os objetivos específicos são: relacionar as funções estruturais dos museus com as ecologias informacionais complexas; apresentar e descrever o modelo de ecologia informacional complexa para museus e aplicar o modelo proposto no Museu da Diversidade Sexual da cidade de São Paulo, buscando compreender um possível funcionamento ecológico nesse ambiente. Uma estruturação de ambientes em museus por meio dos estudos das ecologias informacionais complexas permite que os sujeitos informacionais tenham acesso às experiências cross-channel em museus, por meio de um acesso efetivo e holístico. No contexto do polo morfológico apresentamos o relacionamento dos museus no contexto das ecologias informacionais complexas, bem como as funções dos museus nesse contexto. Nesse diálogo em específico destacamos a comunicação museológica como subárea que dialoga com todas as estruturas da ecologia. O modelo proposto, por sua vez, apresenta quatro etapas em sua composição de modo a permitir a sistematização em museus de pequeno e médio porte. A aplicação do modelo de ecologia no Museu da Diversidade permitiu conhecer a realidade do Museu da Diversidade Sexual, bem como propor diretrizes para melhoria em sua ecologia informacional complexa. Conclui-se que a estruturação das ecologias informacionais complexas, ao serem aplicadas no contexto dos museus, amplia as possibilidades de otimização de acesso aos sujeitos informacionais que utilizam os ambientes digitais, analógicos e as tecnologias.
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    Diretrizes para o desenvolvimento de plataformas digitais: contribuições dos estudos sobre usabilidade, experiência do usuário e engenharia semiótica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-28) Ordones, Solange Aparecida Devechi; Almeida, Carlos Cândido de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa 2, Produção e Organização da Informação do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, UNESP – Marília/SP e tem como objetivo principal propor diretrizes para o desenvolvimento de plataformas digitais fundamentadas nos elementos da Semiótica e da Engenharia Semiótica. Para tanto, estende-se ainda a levantar conceitos e elementos da usabilidade e experiência do usuário, considerados úteis à criação, ao desenvolvimento e ao uso dos recursos informacionais digitais; investigar a contribuição das teorias semióticas no processo de interação de interface; investigar a contribuição da teoria da Engenharia Semiótica no processo de comunicação e Interação Humano-Computador e sistematizar diretrizes derivadas de conceitos da Semiótica e da Engenharia Semiótica, aplicados ao desenvolvimento de plataformas digitais. Diversas são as teorias do signo e suas significações, portanto, faz-se uma reflexão sobre as suas contribuições no âmbito da Ciência da Informação. Os resultados demonstram que os estudos na área de análises semióticas de plataformas são relevantes instrumentos para o desenvolvimento de ferramentas digitais que atendam especificamente às necessidades do usuário quando da sua utilização. Para tanto, justificam-se as discussões que envolvem as responsabilidades do web designer como forma de melhorar as interfaces e potencializar o uso e a recuperação da informação. Nesse sentido, a transformação simbólica da linguagem interessa de modo especial à Ciência da Informação no que refere à organização do conhecimento para que seja possível a compreensão do significado e representação da informação no âmbito de criação e utilização de sistemas digitais interativos. A proposta das diretrizes fundamentadas nos conceitos da Semiótica e da Engenharia Semiótica podem proporcionar melhor disposição de conteúdos coerentes e favorecer o uso de sistemas interativos aplicados ao contexto de plataformas digitais no que se refere à formação de sentido na mente dos usuários.
  • ItemTese de doutorado
    Mediação da informação no cárcere: uma análise por intermédio da educação nas prisões
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-27) Lopes, Fernando Cruz; Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A tese analisa a mediação da informação pelo viés da Educação no sistema prisional. Para isso, observou o trabalho desenvolvido pelos professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que atuam em um determinado presídio da capital. Apresenta uma discussão em relação ao encarceramento no Brasil. Tem como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas com foco na mediação da informação de professores que atuam no Programa de Educação nas Prisões, para compreender como o Estado em suas formas de punição e vigilância exercem o controle do sujeito. Tem como objetivos específicos: diferenciar as diversas fases da Ciência da Informação com o intuito de relacionar as possibilidades interdisciplinares da mediação da informação; apresentar os diferentes discursos acerca do cárcere na literatura das Ciências Humanas e da Ciência da Informação; propor uma metodologia de trabalho pedagógico para os professores do EJA prisional com foco na mediação da informação. A tese contou com três métodos: como método de estruturação foi utilizada a Metodologia problematizadora com o Arco de Maguerez; para a coleta de dados foi realizada pesquisa etnográfica com os professores a fim de compreender as práticas e relações com as teorias, conceitos e áreas propostas adiante e fundamentalmente enquanto forma empírica de coleta de dados. Utiliza a Análise de discurso para a discussão de todas as práticas, teorias e discursos coletados. Constrói um referencial teórico com base na Ciência da Informação, colaborando para uma estruturação sócio-histórica de termos e práticas da área. Elabora uma delimitação temática sobre o cárcere para inserir a Ciência da Informação nas discussões. Discute como a Ciência da Informação pode se valer de seu caráter poliepistêmico para inserir novas discussões e abordagens. Utiliza o termo exuzilhar para transpor a discussão sobre poliepistemologia. Propõe analisar a mediação pelo viés da performance. Discutindo a liminaridade como uma possibilidade de construção do conhecimento. Entende que a liminaridade é o momento pós mediação, mas que o indivíduo ainda está no questionamento de suas práticas informacionais. Propõe a utilização do Arco de Maguerez em suas cinco etapas. Na primeira etapa de observação da realidade feita pelas visitas profissionais ao Programa de Educação nas Prisões. A etapa de pontos chave elencando as lacunas na formação continuada, diminuição na desigualdade existente entre os estudantes e a garantia do direito à educação. Na terceira etapa de teorização estudando o Currículo Paulista e bibliografia própria sobre encarceramento e Educação. Na quarta etapa é a criação de um Projeto Político Pedagógico nas Prisões, criado pelos próprios professores. Por fim, a última etapa que é a aplicação à realidade que foi o planejamento do ano de 2023 a partir do documento criado.