Bauru - FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design

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  • ItemTese de livre-docência
    Apreciação crítica de obra acadêmica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) Andrelo, Roseane [UNESP]; ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este volume configura-se como uma sistematização crítica de parte das obras científicas que considero relevantes na minha trajetória acadêmica, produzidas entre 2008 e 2022, e foi elaborado em atendimento às normas do Edital 01/2023 – DTA/FAAC de Concurso Público de Títulos e Provas do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Unesp - Campus de Bauru, na disciplina “Media literacy e a gestão do conhecimento midiático: do consumidor ao cidadão”, para a obtenção do título de Livre-Docente em Letramento Midiático. Para a apreciação, foram definidos dois eixos. No primeiro, apresento minhas contribuições científicas na interface entre comunicação e educação, com foco no letramento midiático, voltado à educação pelos meios e à educação aos meios. No segundo eixo, exponho tais relações no âmbito da comunicação organizacional e das Relações Públicas, com ênfase na comunicação com empregados
  • ItemTese de livre-docência
    Produtos editoriais e design: convergências e transformações
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-01) Domiciano, Cassia Leticia Carrara [UNESP]; ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemTese de livre-docência
    Design e tecnologia assistiva: interdisciplinaridade na pesquisa e desenvolvimento sobre mobilidade em cadeira de rodas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-31) Medola, Fausto Orsi [UNESP]; ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A integração entre as áreas do Design e Tecnologia Assistiva pode trazer importantes contribuições tanto à pesquisa, com foco na interação entre usuário e dispositivo, quanto ao desenvolvimento de propostas inovadoras que promovam melhor experiência ao usuário. A cadeira de rodas, um dos mais representativos dispositivos de Tecnologia Assistiva, apresenta demandas para o aprimoramento em seu design que estão relacionadas não apenas às questões práticas de desempenho, conforto e segurança na mobilidade, mas também aos aspectos estéticos e simbólicos os quais, por sua vez, remetem ao significado do produto ao usuário. Este texto apresenta estudos desenvolvidos sobre a mobilidade em cadeira de rodas, a partir de uma abordagem de pesquisa e desenvolvimento de característica interdisciplinar entre as áreas do Design, Engenharia e Saúde. Os estudos aqui apresentados permitem compreender de que forma modificações no design e configuração da cadeira de rodas podem impactar aspectos mecânicos do dispositivo e biomecânicos da atividade de propulsão manual e, em última análise, o desempenho da mobilidade do usuário. Ainda, são descritos estudos de desenvolvimento e avaliação de propostas de inovação ao design de cadeira de rodas com foco no aprimoramento ergonômico e, por fim, o design de cadeira de rodas foi também explorado em suas funções estéticas e simbólicas, igualmente importantes para o uso bem-sucedido do produto. Destaca-se a abordagem interdisciplinar presente nos estudos aqui apresentados e sua importância para a compreensão do potencial impacto que decisões sobre o design de cadeira de rodas podem representar ao usuário.
  • ItemTese de livre-docência
    Estudos de comunicação e identidades midiático-culturais na América Latina: condicionantes e perspectivas. Uma abordagem exploratória
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014) Gobbi, Maria Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apontar tendências - a médio e/ou longo prazos - para uma área do conhecimento, desafio o pesquisador para o exercício da priorização e da sistematização, mas também evidencia que escolhas foram feitas. O objetivo deste trabalho foi o de reunir informações capazes de demonstrar o cenário comunicacional em duas grandes frentes: ensino e pesquisa. Sistematizar trajetórias institucionais produtivas, criar e expandir políticas públicas que articulem os múltiplos atores sociais em torno de um desenvolvimento sustentável e possibilitar a reflexão sobre os arranjos institucionais mais adequados para permitir a inclusão social etc, são alguns resultados frente ao mapeamento proposto nesse material. Reconhecer e relacionar temas, incluídas as estruturas produtivas e as políticas de CT&I, P&D, as interconexões entre as múltiplas dimensões da infraestrutura, especificamente das comunicações, possibilitaram o conhecimento sobre o amadurecimento das instituições públicas e privadas e de seus acervos informacionais. Dividido em duas partes, a primeira focalizou o Brasil e suas instituições científicas e a segunda que traçou o panorama da educação do Cone Sul. O resultado apontou tendências brasileiras da Comunicação na primeira década do novo século, além de traçar o cenário da Educação no Cone Sul, a partir da segunda década, fazendo um inventário do estado atual do conhecimento
  • ItemTese de livre-docência
    Design/empresa/sociedade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2009-05-21) Landim, Paula da Cruz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho se propôs a estudar, através de um levantamento sobre o estado da arte do ensino do design no Brasil, da sua prática pelos designers e da visibilidade das condições daí resultantes, discutir eventuais estratégias que tornem tanto o ensino como os seus produtos condizentes com a realidade nacional sem perda da universalidade. Os resultados estão fortemente subsidiados pelo estágio de pós-doutorado cumprido na Universidade de Arte e Design de Helsinque entre agosto de 2006 e maio de 2007