Presidente Prudente - FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia

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  • ItemDissertação de mestrado
    Cinética de cristalização de vidro produzido com areia descartada de fundição: abordagem não-isotérmica e obtenção da fase nefelina
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-26) Silva, Fernanda Bertaco da; Teixeira, Silvio Rainho [UNESP]
    O setor de fundição desempenha papel crucial na indústria, sendo responsável pela fabricação de peças metálicas por meio de diversos processos. A ampla utilização de moldes de areia na fundição resulta na produção de resíduos sólidos, demandando uma abordagem sustentável. O objetivo da presente pesquisa consistiu em estudar a cinética de cristalização de um vidro obtido a partir da areia descartada, com a proposta de produzir a fase vitrocerâmica anortita devido às suas propriedades físicas, como alta resistência mecânica. Dessa forma, tanto o vidro quanto o material vitrocerâmico foram obtidos a partir de uma composição desenvolvida com base no diagrama ternário CaO-Al2O3-SiO2, com foco na obtenção da fase anortita, combinando a utilização da areia descartada proveniente de uma indústria de fundição. A análise dos materiais foi realizada mediante as técnicas de análise térmica, para compreender as reações térmicas associadas à mudança de fase, desidratação e decomposição de compostos presentes no material, fluorescência de raios X, para determinação da composição química, difração de raios X, para identificação de fases, e ensaios tecnológicos. A areia descartada de fundição (ADF) apresentou alta porcentagem de pureza, sendo 96,5% composta por sílicia e 3,5% de contaminantes. O vidro foi obtido utilizando as quantidades, em porcentagem de massa, de 19,32% de CaO, 34,22% de Al2O3, 40,38% SiO2 e 6,09% de Na2O, atuando como fundente. Esses materiais precursores foram submetidos a uma temperatura de 1560 ºC. O vidro obtido foi tratado termicamente a uma temperatura de 930 ºC, temperatura essa que consolidou a cristalização do material, formando a vitrocerâmica. De acordo com a ficha 23-475, foi obtida a fase vitrocerâmica nefelina. Foi conduzida uma análise cinética, visando compreender os mecanismos de cristalização com base na curva de DSC, usando os métodos de Kissinger, Augis-Bennett e Matusita e Sakka. Os resultados obtidos através dos parâmetros Índice de Avrami, n, e fator numérico, m, foram confirmados através de imagens obtidas via microscopia eletrônica de varredura, apresentando crescimento tridimensional. Os resultados mostram que a fase desejada, anortita, não foi obtida, mas sim a fase nefelina, discorrendo sobre as variáveis que interferiram no objetivo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Nível de atividade física de indivíduos com dor femoropatelar e suas associações com parâmetros biomecânicos, clínicos e psicológicos: um estudo prospectivo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-21) Garcia, Carmen Lucia Gomes; Azevedo, Fábio Mícolis de [UNESP]
    O nível de atividade física é um fator importante a ser considerado em indivíduos com dor femoropatelar (DFP), pois estes podem apresentar redução nos níveis de atividade física quando comparados a indivíduos assintomáticos. Além disso, o nível de atividade física pode estar associado a níveis aumentados de dor, incapacidade funcional, cinesiofobia e maior número de alterações biomecânicas nessa população. Acredita-se que a persistência e/ou recorrência da dor a longo prazo durante a execução de atividades funcionais possa influenciar de maneira negativa os níveis de atividade física em indivíduos com DFP. Nesse sentido, investigar o nível de atividade de indivíduos com DFP ao longo do tempo se faz importante, assim como, identificar fatores sejam estes biomecânicos, clínicos e psicológicos que podem ter efeito sobre o nível de atividade física destes indivíduos. Os objetivos gerais do presente estudo foram investigar se indivíduos com DFP modificam seus níveis de atividade física e verificar o efeito de parâmetros biomecânicos, clínicos e psicológicos sobre o nível de atividade física destes indivíduos a longo prazo. As coletas de dados baseline e follow-up foram realizadas em um intervalo de 24 meses. As avaliações foram divididas em dois dias, no primeiro foram coletados dados antropométricos, medidas autorreportadas (nível de atividade física, parâmetros clínicos e psicológicos) e avaliação dos parâmetros biomecânicos durante forward step down test, no segundo dia foram coletados os dados de torque muscular de extensores de joelho e abdutores de quadril. O Teste t para amostras pareadas foi utilizado para comparar o nível de atividade física entre os períodos (baseline e follow-up) e equações estimadoras generalizadas (GEE) para medidas repetidas, foram utilizadas para estimar o efeito das variáveis (pior nível de dor no último mês, função autorreportada, cinesiofobia, catastrofismo, torque máximo extensor de joelho, torque máximo abdutor de quadril; pico e ADM de abdução de joelho e adução de quadril; pico dos momentos extensor e abdutor de joelho) e do tempo sobre o nível de atividade física. Não foram identificadas diferenças significativas entre o nível de atividade física (t = 1,003; p > 0,05), atividade física ocupacional (t = 0,897; p > 0,05), exercício físico no lazer (t = 0,365; p > 0,05) e atividade física no lazer e de locomoção (t = 0,708; p > 0,05), entre os períodos analisados. Foram demostrados efeitos significativos nas interações entre tempo e dor (WCS: 0,63; p < 0,05), tempo e função (WCS: 4,58; p < 0,05), tempo e cinesiofobia (WCS: 4,83; p < 0,05) e torque máximo isométrico (WCS: 0,44; p < 0,05) e excêntrico (WCS: 8,70; p < 0,01) dos extensores de joelho. Estes achados sugerem que indivíduos com DFP não modificaram seus níveis de atividade física após 24 meses. E que a dor, função, cinesiofobia e os torques máximos isométrico e excêntrico dos músculos extensores de joelho apresentam efeito sobre o nível de atividade física destes indivíduos ao longo do tempo. Abordar estes aspectos na avaliação e tratamento da DFP parece importante a fim de reduzir os efeitos deletérios no nível de atividade física e qualidade de vida dessa população.
  • ItemDissertação de mestrado
    Relação entre prática de exercício físico e qualidade de vida em indivíduos adultos contaminados por covid-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-04) Alves, Nathália Franco; Freitas Júnior, Ismael Forte [UNESP]
    A Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo vírus Sars-Cov-2 se alastrou pelo mundo todo e, em função da transmissão rápida, causou mortes de milhões de pessoas. A Organização Mundial de Saúde decretou estado pandêmico e providências quanto a dificultar ou impedir a transmissão do vírus deveriam ser adotadas pelos governantes. Uma das providências foi o isolamento social que obrigava as pessoas a permanecerem confinadas em suas residências. O que causou grandes mudanças nos hábitos cotidianos e afetou a qualidade de vida (QV). Como a prática de Exercícios Físicos (EF) está relacionada positivamente com a QV e em época de pandemia e isolamento social, acredita-se que pessoas que sejam suficientemente ativas, possam apresentar melhor QV quando comparadas às insuficientemente ativas (IA), o objetivo do presente estudo foi analisar se a prática regular de EF apresenta relação com QV de indivíduos adultos contaminados por COVID-19. A amostra foi formada por 226 pessoas, sendo 71,7% do sexo masculino, com idade entre 18 e 69 anos pertencentes à comunidade da Unesp. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários sobre consequências da COVID-19 e para se avaliar se eram pessoas ativas e quais atividades praticavam, foram encaminhados por via eletrônica e as análises estatísticas foram realizadas no SPSS versão 29. Adotou-se 5% de significância. Para a divisão da amostra em suficientemente ativos e insuficientemente ativos, foi mensurada a frequência semanal e intensidade dos praticantes de esporte, corrida e academia, o que foi chamado de PECA e também os praticantes de exercício de força. Os resultados apresentaram melhores resultados estatísticos para o grupo que pratica PECA nos domínios capacidade funcional, estado geral de saúde, aspectos sociais e vitalidade e no grupo que pratica exercício de força nos domínios capacidade funcional, estado geral de saúde e vitalidade. Conclui-se que a prática habitual de EF é um determinante de uma QV mais positiva.
  • ItemDissertação de mestrado
    Predição do balanço de energia na dinâmica de gotículas: uma abordagem com redes neurais recorrentes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-24) Aguiar, Diego Alecsander de; Oishi, Cassio Machiaveli [UNESP]
    Este estudo explora a aplicação de modelos Long Short-Term Memory (LSTM) para prever o balanço de energia (energias cinética, de superfície e de dissipação viscosa) no contexto de dois regimes de escoamento de fluidos distintos e sob diferentes efeitos de viscosidade e tensão superficial: gotículas com formatos iniciais variáveis impactando em superfícies sólidas e duas gotículas coalescendo após colidirem. Além disso, uma predição estática dos números adimensionais também foi explorada. A aplicação de redes neurais LSTM é proposta para lidar com as limitações observadas ao utilizar redes neurais feedforward simples para manipular dados transientes. Os modelos foram treinados usando números adimensionais e séries temporais geométricas extraídas de simulações numéricas. Adicionalmente, a necessidade de simular formas não convencionais motivou o desenvolvimento de um método inovador para extrair partículas de interfaces presentes em imagens digitais para a representação por Front-Tracking. A avaliação de desempenho dos modelos incluiu métricas como o Coeficiente de Determinação, o Erro Quadrático Médio e o Erro Quadrático Médio Normalizado. A análise dessas métricas revela que as predições dos modelos estão profundamente alinhadas com seus valores ideais, destacando a adaptabilidade e precisão da arquitetura escolhida. Dado que os regimes explorados têm múltiplas aplicações significativas, como impressão por jato de tinta, aplicação de pesticidas agrícolas, operação de motores de combustão, transmissão de doenças respiratórias, entre outros, este trabalho abrir caminho para o desenvolvimento de novos modelos de aprendizado de máquina aproveitando o desempenho oferecido pelas arquiteturas LSTM para prever diferentes tipos de dados transientes em outros cenários de escoamento.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo da anisotropia óptica e elétrica de filmes finos derivados do politiofeno
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-26) Riga Junior, Luiz Antonio; Olivati, Clarissa de Almeida [UNESP]; Batagin Neto, Augusto; Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT Unesp - Presidente Prudente
    Os Politiofenos são polímeros semicondutores amplamente estudados e aplicados em diversos tipos de dispositivos. Na literatura, podem ser encontrados trabalhos que tratam de caracterizações referentes a anisotropia de politiofenos e que no entanto não abordam filmes finos produzidos através da técnica de Langmuir-Schaefer (LS). Este trabalho visou o estudo da anisotropia em filmes finos de poli(3-hexiltiofeno) (P3HT) e poli(3-octiltiofeno) (P3OT), confeccionados por LS com alteração no ângulo de deposição utilizado. Os resultados obtidos aparentam indicar boa organização estrutural para os filmes LS de P3HT e P3OT, este indicando a formação de filmes com maior anisotropia óptica bem como anisotropia elétrica mais acentuada em comparação com os filmes LS de P3HT. Para as deposições realizadas, a que obteve melhores resultados de fotocorrente foram para o filme de P3OT depositado com orientação do eletrodo interdigitado ortogonal às barreiras móveis da cuba de Langmuir, indicando uma clara relação entre a orientação de deposição e a intensidade de respostas elétricas dos filmes. Além disso, foram obtidos diferentes resultados de fotocondutividade para faixas de comprometimento de onda distintas, indicando a possibilidade da existência de mecanismos diferenciados de fotoexcitação que dependem do comprimento de onda da luz incidente nos filmes LS de P3OT. Os dados experimentais obtidos possuem grande potencial para a investigação dos mecanismos envolvidos na geração e transporte de carga para filmes LS de politiofenos, que pode culminar no aperfeiçoamento das técnicas de deposição mais adequadas para cada material.
  • ItemDissertação de mestrado
    Síntese de óxidos de Perovskitas ferroelétricas para aplicações fotovoltaicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-15) Alfaro, Jhonatan Alfaro; Teixeira, Silvio Rainho [UNESP]
    Semicondutores ferroelétricos com estrutura da perovskita capazes de absorver a luz visível, tem atraído interesse cientifico e tecnológico, devido a apresentarem valores baixos de band gaps (Eg), próximos do valor ótimo teórico de aproximadamente 1,4 eV. É bem conhecido que os semicondutores que absorvem luz visível e ultravioleta são amplamente utilizados em dispositivos fotovoltaicos, desta maneira, tem encorajado a aplicação desses materiais na camada ativa de células solares. Óxidos ferroelétricos geralmente possuem elevados band gaps (2,7-4 eV), o que só permite o aproveitamento de 8-20% do espectro solar. No entanto, o desenvolvimento de novos semicondutores ferroelétricos capazes de absorver a luz visível, particularmente a solução sólida com estrutura perovskita [KNbO3]x−1[BaNi0,5Nb0,5O3−δ] x, chamada de KBNNO, possuem um intervalo de band-gap direto amplamente ajustável, onde ao variar a composição de x = 0,1 a 0,5, obteve-se o material dopado com band-gaps na faixa de 1,18 a 2 eV. Para a composição x = 0,1, obteve-se Eg=1,39 eV, valor próximo do ideal para absorção da luz visível. Rotas de sínteses simples, com etapas, tempos e temperaturas reduzidas são essenciais para o progresso da aplicação de tais óxidos ferroelétricos em células solares. Em vista disso, neste trabalho, reporta-se a síntese da solução solida baseadas em KBNNO com x=0,1 e 0,05, chamadas de 0.1KBNNO e 0.05KBNNO, respetivamente, tanto pelo método por reação de estado sólido quanto pelo método de poliol modificado. Um conjunto de técnicas foi utilizado para a caracterização das amostras e os resultados mostraram que o método de reação de estado sólido foi mais eficiente na obtenção do material. Foi observado das medidas Raman que todas as amostras apresentam ferroeletricidade. A cor verde da amostra é um indicativo da menor energia do band-gap, que o do KNbO3, que é branco. Os espectros de impedância elétrica apresentadas por estes materiais estão diretamente associadas a relaxações do tipo não Debye. A condutividade DC para os compostos sintetizado pelo método por reação de estado sólido apresentam valores superiores que as sintetizadas pelo método de poliol.
  • ItemDissertação de mestrado
    Práticas corporais inclusivas na educação física para todos: vivenciando a inclusão invertida
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-21) Vilela, Ana Paula; Romero, Luiz Rogério [UNESP]; Faculdade de Ciências e Tecnologia , Presidente Prudente
    Com a recente implementação da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo Paulista, inquietações surgiram sobre a concepção de Escola Integral e da Educação Física Escolar trazida na perspectiva da Educação Inclusiva. Reconhecer a função social do componente curricular Educação Física Escolar em seus momentos na história foi ferramenta necessária para entender onde estamos e como podemos contribuir para o desenvolvimento de Políticas Públicas que atendam a todos e a cada um. Os diferentes tempos históricos produziram culturas que estão arraigadas na sociedade. Desse modo, compreendemos que a Educação Física Escolar pode contribuir nessa transformação social e cultural. Este componente curricular obrigatório na Educação Básica e que integra a proposta político-pedagógica da escola, tem o grande desafio de organizar e sistematizar o processo pedagógico de diferentes práticas corporais com os propósitos da escola, ou seja, a escola justa, democrática e republicana. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar as legislações que orientam as Políticas Públicas voltadas para a Educação e Educação Física Inclusiva (para todos) e elaborar um produto educacional no formato de uma sequência didática em parceria com estudantes do 8º ano - Séries finais do Ensino Fundamental - a partir da inclusão invertida como estratégia. Buscamos as Políticas Públicas voltadas para a Educação Inclusiva (Para Todos), no sentido de entender quais são os caminhos a percorrer para garantir os direitos de aprendizagem de todos os estudantes, com ou sem deficiência. Apresentamos ainda, reflexões trazidas colaborativamente do percurso das aprendizagens. Especificamente, foi produzida uma Unidade Didática sobre o esporte de rede Voleibol e o Voleibol Paralímpico, com o propósito de realizar a inclusão invertida e a equidade. A organização utilizada para desenvolver a pesquisa foi a qualitativa e como método a pesquisa participante, de forma que o pesquisador é, ao mesmo tempo, sujeito e o objeto da pesquisa. A técnica para a coleta de dados foi a observação participante. A partir da análise de categorias de codificação simples, os dados coletados foram transcritos, revistos e sistematizados. Dentre os resultados, ressaltamos que a intencionalidade pedagógica inseridas nos planos de aula pode auxiliar e proporcionar ambiente inclusivo. Destacamos ainda, que a ação educativa, ou seja, os conhecimentos sobre o que ensinar, sobre como ensinar e principalmente, sobre quem aprende e para que ensinamos, auxilia no desenvolvimento de práticas corporais inclusivas. Os relatos trazidos pelos estudantes descrevem a relação com as oito dimensões do conhecimento apresentadas no Currículo Paulista, protagonismo dos estudantes, construção de valores, ou seja, conceitos atitudinais que podem promover mudanças nas diferentes concepções históricas de Segregação, Integração e Inclusão. Por outro lado, ao analisar as diretrizes que norteiam a Educação Física, identificamos limitações quanto às informações sobre as deficiências no sentido de caracterizá-las, o que pode fragilizar o oferecimento de orientações e adaptações curriculares aos professores que possam garantir a equidade e o avanço de todos os estudantes na passagem da integração para a inclusão.
  • ItemDissertação de mestrado
    CORFEBOL: uma proposta de prática pedagógica para promover a equidade de gênero nas aulas de Educação Física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-03-27) Correa, Natalha Mussi Jorge da Cunha; Romero, Luiz Rogério [UNESP]
    A proposta do presente estudo surgiu da inquietação em compreender o crescente número de afastamentos dos estudantes, principalmente das meninas, das aulas de Educação Física. Partindo dessa problematização, este trabalho visa levantar discussões acerca das relações de poder organizadas a partir dos gêneros, além de compreender como elas influenciam na vida dos estudantes, na escola, nos esportes e na participação, principalmente das meninas, nas aulas de Educação Física. Além disso, o estudo teve como objetivo principal apresentar uma proposta de intervenção sobre a prática esportiva do Corfebol para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e sistematizar material de formação de professores sobre a inserção deste esporte como ferramenta problematizadora das questões de gênero e de enfrentamento aos afastamentos das meninas das aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo pesquisa participante na qual os pesquisadores e participantes se envolvem de modo interativo, atuando como sujeitos e concomitantemente objetos da produção do conhecimento. Os instrumentos utilizados para a produção e coleta de dados consistiram em 3 instrumentos: Questionário de Entrada que teve como objetivo compreender os motivos que levam os afastamentos dos estudantes das aulas de Educação Física e nortear o processo de elaboração da sequência didática; o Diário de Campo, este para registro das percepções dos estudantes e da pesquisadora quanto a implementação da nova prática pedagógica e o Questionário de Saída, com o intuito de analisar níveis de satisfação dos estudantes referente à sequência didática vivenciada. Os dados coletados em Diário de Campo foram analisados com base na análise de conteúdo categorial subsidiada em Bardin (2011) e apresentados conjuntamente de modo fluido através de duas categorias gerais. Na primeira Categoria Comportamental, problematizamos “O enraizamento da construção social de gênero” e “A dominação masculina, o medo e a vergonha”. Na segunda categoria, denominada Pedagógica, foram desenvolvidas questões sobre “O papel do professor contra a violência de gênero” e “Os conteúdos e a prática educativa”. Quanto aos dados referentes a ambos questionários, estes foram analisados e apresentados em gráficos e tabelas analíticas, contendo porcentagem e frequência numérica absoluta ou relativa. Os resultados da implementação da sequência didática demonstram que os estudantes não só compreenderam, mas também problematizam as relações de poder presentes na sociedade e nos esportes, desenvolvendo posturas de enfrentamento perante as injustiças sociais e reivindicaram acesso mais igualitário e democrático. Portanto, conclui-se que as práticas pedagógicas aqui propostas e implementadas contribuíram para o incentivo da participação desses estudantes afastados das aulas de Educação Física, além de ampará-los, proporcionando um ambiente seguro para que pudessem se sentir confortáveis com suas habilidades, limitações e exposições corporais. Além disso, a presente pesquisa aponta para a necessidade de atividades e conteúdos diferenciados e não geridos através de uma perspectiva binária de gênero, demonstrando a importância dos professores(as) proporcionarem experiências significativas a seus alunos, ofertarem oportunidades igualitárias para ambos os sexos e contribuírem, assim, para a diminuição do abismo referente às habilidades socialmente construído.
  • ItemDissertação de mestrado
    Brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de educação física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-22) Missari, Fábio Henrique; Brancatti, Paulo Roberto [UNESP]
    Levando-se em consideração documentos atuais como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Jundiaiense, que propõem as Brincadeiras e os Jogos como unidade temática, a partir de um princípio geográfico, o objetivo do presente estudo foi compreender como os Professores de Educação Física da Rede Municipal de Jundiaí - SP, tematizam e desenvolvem as Brincadeiras e Jogos de outros países nas aulas. Para tanto, a pesquisa deu-se seguindo os princípios da abordagem qualitativa, na qual foram entrevistados 10 Professores que atuam nos anos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo e compuseram três categorias de análise, que posteriormente dividiram-se em subcategorias: a) As Brincadeiras e os Jogos na formação dos Professores de Educação Física; b) Brincadeiras e Jogos na BNCC e no Currículo Jundiaiense; c) Tematização das Brincadeiras e Jogos de outros países nas aulas de Educação Física. Conclui-se que pouca atenção tem sido dada a essas manifestações corporais, gerando dúvidas no decorrer da prática docente e questionamentos quanto ao princípio adotado em ambos os documentos. Mas apesar das dificuldades, os professores organizam seus conhecimentos relacionados a temática em questão, procurando tornar o estudante protagonista no processo educacional, valorizando seus saberes e curiosidade. Faz-se necessários novos estudos e pesquisas, na tentativa de investigar esse amplo e ainda desconhecido universo das Brincadeiras e Jogos de outros países nas aulas de Educação Física.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeitos de um programa de educação comparado com exercício associado a educação, entregues por meio de plataforma online, na autoeficácia da dor de pacientes com dor femoropatelar: ensaio clínico aleatorizado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-13) Garcia, Vitoria Ozores Perez; Azevedo, Fábio Mícolis de [UNESP]; Faculdade de Ciências e Tecnologias
    Um ensaio clínico controlado aleatorizado simples-cego paralelo de dois braços com alocação 1:1 foi conduzido de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024, integralmente on-line. Homens e mulheres com idade entre 18 e 40 anos com dor anterior no joelho e que cumpriram com os critérios de elegibilidade para realizarem um tratamento on-line foram randomizados e alocados para o grupo Educação (ED) ou Educação+Exercícios (ED+EX). Todos os participantes receberam 16 sessões de tratamento distribuídas ao longo de 8 semanas, entregues através de videoaulas e acesso a uma plataforma web, sendo que, aqueles alocados no grupo ED receberam aulas teóricas sobre auto manejo da dor femoropatelar (DFP), e no grupo ED+EX, receberam exercícios associados a aulas teóricas sobre auto manejo da DFP. O objetivo desse estudo foi investigar se o nível de autoeficácia da dor no baseline (baixo nível de autoeficácia ou alto nível de autoeficácia) seria um mediador das possíveis alterações detectadas nos desfechos clínicos e psicológicos secundários, ao final da intervenção. O desfecho principal pesquisado foi a autoeficácia da dor e, secundariamente, analisamos a dor, função subjetiva, sintomas de ansiedade e depressão, cinesiofobia, catastrofismo e nível de atividade física. A randomização foi gerada por computador por um pesquisador não envolvido no recrutamento e avaliação, com sigilo de alocação por envelopes opacos selados e numerados sequencialmente. O estudo é considerado simples-cego devido à natureza da intervenção, uma vez que os participantes foram informados sobre o tipo de intervenção que realizaram. Todos os participantes (n=72) que receberam a intervenção foram incluídos na análise por intenção de tratar, sendo 36 no grupo ED e 36 no grupo ED+EX. Não houve diferença significativa entre os grupos ao final da intervenção para nenhum desfecho primário ou secundários (p > 0,05). O impacto do tipo de intervenção não foi significativo nas mudanças nos desfechos psicológicos e físicos e na autoeficácia da dor (mediador hipotético). Sendo assim, a análise de mediação não pôde ser realizada. Concluímos que oferecer um tratamento online composto por exercícios e educação não foi melhor que oferecer educação sozinha para melhorar a autoeficácia da dor de pessoas com DFP.
  • ItemDissertação de mestrado
    Vamos brincar de quê? a ludicidade como fomentadora de relações sociais estreitas entre uma professora e crianças na educação infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-02-28) Magalhães, Moisés Moreno Acácio Fornazier; Lima, José Milton de [UNESP]
    Esta pesquisa de mestrado vinculada à linha dos “Processos Formativos, Infância e Juventude”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente, têm como temáticas principais a ludicidade e as interações sociais estabelecidas entre uma professora e a sua turma da Educação Infantil. Na última pesquisa de Iniciação Cientifica do pesquisador (2019/2020), passamos a nos inquietar com algumas questões: Por que não construir uma relação diferente com as crianças? Por que não dar atenção a cada fala ou ações das crianças? Por que não optar pela estrada profícua oportunizada pelo lúdico? Essas inquietações configuram-se como nosso problema de pesquisa. O objetivo geral da pesquisa foi investigar, analisar e compreender se a ludicidade possibilita o estabelecimento de interações sociais estreitas entre professores e crianças na etapa da Educação Infantil. Estabelecemos a hipótese inicial de que para alcançarmos relações sociais estreitas entre crianças e professores na Educação Infantil é necessário um investimento pleno, planejado e intencional nas atividades lúdicas infantis. A pesquisa foi fundamentada na Sociologia da Infância, em teóricos da pesquisa com crianças e da ludicidade, além dos documentos norteadores da Educação Infantil. A pesquisa tem natureza qualitativa, caracterizada como investigação-ação. Os procedimentos metodológicos contemplaram as atividades lúdicas infantis: brincadeiras; jogos fantasiosos; histórias abertas; músicas e danças; cantigas de roda; brinquedos industrializados, brinquedos construídos com material reciclável ou materiais esportivos empregados na condição de brinquedos; e momentos de troca e diálogo com as crianças e a professora. Os instrumentos de coleta e análise dos dados foram: diário de campo, fotografias, observação participante, entrevista semiestruturada e questionário. A pesquisa foi realizada em uma instituição de Educação Infantil de Presidente Prudente. Participaram do estudo um grupo de vinte crianças de uma turma da Educação Infantil e sua professora, além do corpo diretivo da escola e demais profissionais da instituição. Como resultados, a pesquisa possibilitou o estreitamento das relações interpessoais da professora com suas crianças; uma maior compreensão da ludicidade e das interações sociais no contexto da Educação Infantil; a ampliação da cultura lúdica infantil no grupamento investigado e o aumento das interações sociais entre professora e crianças e das crianças entre si; a contribuição na qualificação da prática pedagógica da professora através da reflexão e da pesquisa sobre sua prática e da formação continuada proporcionada pela pesquisa. Conclui-se que a ludicidade é a base das culturas infantis e eixo fomentador das interações sociais na Educação Infantil, assim, a ampliação da cultura lúdica nesses ambientes é promotora de um aumento qualitativo e quantitativo das interações sociais. A figura do adulto é imprescindível na organização das concepções, dos espaços, das ações, dos recursos, permitindo que as crianças brinquem de forma significativa, apropriando-se dos códigos, conhecimentos e culturas, ao estabelecer seus relacionamentos e interações. Portanto, os resultados alcançados nesse estudo podem inspirar e motivar outros professores, educadores e pesquisadores a ousar o novo, ao promover espaços significativos para as brincadeiras e as interações sociais na Educação Infantil.