Teses - Ciências da Motricidade - FC

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  • ItemTese de doutorado
    Regras competitivas das categorias de base das potências mundiais de Judô: relações com a preparação desportiva de longo prazo e implicações para o Judô brasileiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-25) Tavares Junior, Antonio Carlos; Santos, Júlio Wilson dos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Variáveis como o estilo, a técnica, a tática e o tempo de luta são determinantes na preparação do judoca e são construídas ao longo do tempo de treinamento. Assim, a Preparação Desportiva de Longo Prazo é importante ao possibilitar o planejamento do treinamento nas diversas fases da carreira de um atleta. Sobre resultados competitivos, nenhum país tem mais sucesso no judô do que o Japão. Além dos fatores culturais e socioeconômicos, o sucesso do judô japonês está relacionado ao trabalho de base, a estrutura e a possibilidade dos atletas se desenvolverem em condições para alcançarem a elite esportiva. Portanto, é evidente que a organização e a metodologia de treinamento do judô japonês, desde as categorias de base, sejam interesses de estudo. Nesse sentido, diante da tradição e hegemonia do judô japonês, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) selecionou treinadores para um estágio, organizado pelo governo japonês, na Universidade de Tsukuba e na Kodokan, entre 15 de setembro e 14 de outubro de 2019, o qual contou com dez treinadores de judô, um deles o autor dessa tese. Considerando o intercâmbio no Japão, o presente autor verificou uma convergência entre a metodologia de treinamento japonesa e o processo competitivo, em que as regras de competições são específicas até os 15 anos de idade. Essas particularidades coadunam com as perspectivas da Preparação Desportiva de Longo Prazo incentivando o desenvolvimento físico e técnico-tático dos atletas de maneira contínua e gradativa, evitando a Especialização Esportiva Precoce. Essas regras também demonstram preocupação com o aumento da segurança dos jovens judocas. Também desconhecemos se outras potências do judô possuem regras específicas para suas categorias de base. Diante do exposto, o objetivo dessa tese é analisar as características de organização e metodologia de treinamento de longo prazo e competição do judô japonês, o sistema competitivo de regras de competição das categorias de base das principais potências mundiais no judô e conhecer a percepção dos treinadores brasileiros sobre as regras praticadas nas categorias de base do judô brasileiro, com relação a segurança, Especialização Esportiva Precoce e Preparação Desportiva de Longo Prazo. Para responder aos objetivos propostos utilizou-se metodologias de pesquisa exploratórias e descritivas, como um estudo de caso, através de um relato de experiência do judô japonês, a análise documental das regras de competição categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15 das principais potências mundiais do judô e um Survey com treinadores de judô brasileiros, quanto as regras das categorias de base. Nossos resultados revelaram que a metodologia aplicada no processo de preparação do judô japonês coaduna com as propostas de Preparação Desportiva de Longo Prazo. Sua metodologia pode ser dividida em: Iniciação Esportiva, a qual preconiza a aquisição de um amplo leque motor; Especialização Inicial, em progressão para uma grande variedade de habilidades específicas do judô; Especialização Profunda, período de grande aprofundamento técnico e tático e melhora das capacidades motoras condicionais necessárias para o desempenho; Direcionamento para o Alto Rendimento, com foco nos resultados competitivos. Esta metodologia é baseada no princípio de ensino-aprendizagem / treinamento presente na cultura do Budô japonês denominado de Shuhari: “Shu”: observar; “Ha”: romper; “Ri”: transcender. Também identificamos que além do Japão, França e Rússia, as principais potências do judô mundial possuem regulamentos específicos para suas categorias de base: Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15 - por meio de regulamentos específicos das regras de competição ou condutas pedagógicas exclusivas paras os campeonatos dessas faixas etárias. A proibição das ações técnicas aplicadas de joelhos, de Makikomi, de Sutemi Waza e a restrição de alguns contra ataques, são comuns, entre as três potências, até a classe Sub 13. Por outro lado, o Brasil, quinta maior potência mundial do judô, não possui nenhum tipo específico de regulamentação ou orientação pedagógica específica para a competição dessas categorias de base, exceção feita a dois Estados: RJ e RS, que possuem poucas regras especiais até a classe Sub-11. Contudo, após a aplicação de um questionário, para 166 treinadores de diversas regiões do Brasil, construído e validado para mensurar a percepção de treinadores de judô quanto as regras de competição das categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15, considerando as perspectivas de segurança, Especialização Esportiva Precoce e Preparação Desportiva de Longo Prazo podemos afirmar que 63,2% dos treinadores brasileiros são favoráveis a alterações nas regras das categorias de base, 71,1% consideram que as regras influenciam a Especialização Esportiva Precoce, 51,8% consideram que as regras não contribuem com a Preparação Desportiva de Longo Prazo e 44,5% consideram as regras dessas categorias inseguras. Nesse sentido, levando em conta a literatura em ciências do esporte, as regulamentações específicas para as categorias de base das principais potências mundiais do judô e os exemplos de outros esportes finalizamos a tese com uma proposta de regulamentação específica para as classes Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15 do judô brasileiro com o intuito de promover uma aplicação prática desse Estudo.
  • ItemTese de doutorado
    Comportamento dos perfis de risco cardiovascular e oxidativo em resposta ao aumento do condicionamento físico em adultos e idosos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-18) Jacomini, André Mourão; Zago, Anderson Saranz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Associado ao processo de envelhecimento, bem como ao envelhecimento populacional, destaca-se o aumento incidência de doenças cardiovasculares (DCVs). Considerando os diversos fatores de risco cardiovascular (RC), é crescente o interesse em estabelecer relações do papel protetor do exercício físico nos agravos de saúde, bem como na regulação do perfil oxidativo. No entanto, poucos estudos avaliam o nível de condicionamento físico, associado à resposta crônica ao exercício na população adulta e idosa. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar o comportamento dos perfil de RC e oxidativo em resposta ao aumento do condicionamento físico. Foram selecionados 115 adultos e idosos, com idade entre 50 e 79 anos, que foram submetidos à avaliações físicas, hemodinâmicas, hemodinâmicas, antropométricas e bioquímicas para buscar estabelecer relações entre os diversos fatores de RC. O protocolo de intervenção foi composto pela participação em programas de exercício físico por 12 semanas, sendo realizadas avaliações nos momento pré e pós. Os participantes foram classificados de acordo com o índice de aptidão funcional geral (IAFG) em três grupos (G1: muito fraco e fraco; G2: regular; G3: bom e muito bom), de acordo com o RC (RC alto, RC moderado e RC baixo) e também de acordo com a resposta a intervenção (aumentou IAFG e manteve IAFG). Foi realizado o teste t de amostras independentes, teste t de amostras em pares e também pela análise de variância (ANOVA de 2 critérios), utilizando o pós-teste de Tukey para detectar diferenças (p<0,05) entre os grupos e momentos (pré e pós). Foram realizadas comparações entre os grupos utilizando o teste qui-quadrado (χ2) e análise do Coeficiente de Correlação de Pearson entre RC e IAFG nos momentos pré e pós. A resposta dos grupos de IAFG ao período de intervenção demonstram indivíduos com menor condicionamento físico apresentam maior resposta ao aumento de NO em resposta ao aumento do IAFG. Enquanto indivíduos com melhor condicionamento físico apresentam redução da concentração plasmática de substâncias pró-oxidantes, como as substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS) e as proteínas carboniladas, refletindo assim em um melhor controle pressórico. Além disso, conclui-se que um maior condicionamento físico contribui para um melhor perfil de RC. No entanto, apesar de observado a alteração dos grupos de RC no momento pós, quando considerado o nível de condicionamento físico, não foram observadas diferenças no perfil de RC considerando a resposta ao treinamento físico. Os achados do estudo permitem estabelecer relações entre o condicionamento físico, RC e as respostas crônicas dos fatores de RC a intervenção.
  • ItemTese de doutorado
    Influence of internal individual constraints and short-term practical interventions on the neuromechanics and performance of soccer kicking in youth academy players
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-25) Vieira, Luiz Henrique Palucci; Barbieri, Fabio Augusto [UNESP]; Santiago, Paulo Roberto Pereira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Athletic performance is mutually dependent upon individual constraints and practical interventions. Regarding the former, it is recognised that brain activity and sleep indices can modulate movement planning and execution. Concerning the strategies used in practice, contemporary short-term prescriptions have been adopted by conditioning professionals and physiotherapists with the primary intention to acutely enhance musculoskeletal power output or accelerate post-exercise recovery processes. These includes postactivation performance enhancement (PAPE)-based plyometric warm-up and induced cooling (COOL) through ice packs, respectively. However, it remain unknown whether measures of brain dynamics and natural sleep patterns influence skill-related performance in soccer. To date, the literature does not show a consensus for PAPE effectiveness in young populations. Generally, COOL also negatively affects subsequent lower limb movements requiring high force-velocity levels. Based on these assumptions, the general aim of the current thesis was to investigate the influence of internal individual constraints (EEG and sleep-derived indices) and effects of short-term practical interventions (PAPE and COOL) on the movement kinematics and performance aspects of soccer kicking in youth academy players. A series of six studies is presented. These include a literature review, one technical note and four original experimental research articles (two observational and two interventions) in an attempt to answer the questions defined in the research programme. From the data gathered here, it was possible to provide evidence that a) kick testing in studies systematically lacked resemblance to competition environments; b) occipital brain waves during the preparatory phase determines ball placement while late frontal signalling control both ankle joint in impact phase and post-impact ball velocity; c) poor sleep quality and late chronotype preference are linked to subsequent impaired targeting ability; d) acute enhancements achieved via PAPE/plyometric conditioning are purely neuromuscular, being slightly converted into kicking mechanics or performance improvements; e) in a hot environment, repeated high-intensity running efforts impair both ball placement and velocity whilst a local 5-minutes COOL application assists recovery of overall kick parameters and f) a markerless deep learning-based kinematic system appear as reliable alternative in capturing on-field kicking motion patterns. To conclude, both internal individual constraints (EEG and sleep quality) and a short-term practical intervention (cooling quadriceps/hamstrings with ice packs) have an acute impact in kicking performance in youth soccer context. A model integrating evidence from all papers is presented alongside limitations and recommendations for future studies in this field.
  • ItemTese de doutorado
    Efeito do nível de condicionamento físico nas concentrações de óxido nítrico, atividade da enzima conversora de angiotensina, pressão arterial e a relação do perfil genético em idosos hipertensos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-10) Silva, Roberta Fernanda da; Zago, Anderson Saranz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A hipertensão arterial (HA) possui uma etiologia multifatorial envolvendo fatores genéticos/epigenéticos, ambientais e psicológicos, e apresenta alta prevalência na população mundial. Nesse sentido, o entendimento dos mecanismos envolvidos na gênese da hipertensão arterial é fundamental para o planejamento de medidas preventivas e terapêuticas visando ao controle da pressão arterial. O óxido nítrico (NO) produzido pelas células endoteliais tem sido considerado um potente vasodilatador, e a enzima conversora de angiotensina (ECA) é uma das principais proteínas do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), estando presente na superfície vascular e possuindo a importante função de vasoconstrição. Ambos os sistemas assumem um importante papel no controle cardiovascular e trabalham na regulação da pressão arterial. Entretanto, as disfunções endoteliais, caracterizadas pela baixa produção e/ou biodisponibilidade do NO, a exacerbação da atividade da ECA e alguns fatores genéticos (polimorfismos) podem contribuir para o surgimento e/ou descontrole da pressão arterial (PA). Contrapondo-se aos efeitos deletérios desses mecanismos supramencionados, o exercício físico é considerado uma das principais ferramentas não farmacológicas para o controle da hipertensão. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar o efeito do condicionamento físico (CF) nas concentrações plasmáticas de nitrito (NO2-), atividade da ECA, PA e a relação destas variáveis com os polimorfismos da eNOS e do SRAA. Participaram deste estudo 95 idosos hipertensos de ambos os sexos (65,40±7,48 anos de idade), os quais foram agrupados de acordo com o nível inicial de condicionamento físico (NICF). O diagnóstico genético foi realizado pela técnica de PCR, e as análises de concentrações de NO, atividade da ECA, pressão arterial, a avaliação do CF, entre outras variáveis de controle, foram realizadas antes e após 12 semanas da participação do idoso em um programa de exercício físico. Os resultados mostraram que os idosos hipertensos classificados inicialmente nos níveis de condicionamento físico (NCF) fraco e regular conseguiram melhorar o índice de aptidão funcional geral (IAFG). Os programas de exercício físico não geraram mudanças significativas nas variáveis estudadas para o grupo de NCF fraco, mas identificou-se uma diminuição significativa na atividade da ECA e nos valores de PAS no grupo de NCF regular e um aumento significativo nas concentrações plasmáticas de NO2- e redução nos valores de PAS nos idosos hipertensos com NCF bom. Também foi possível verificar que o treinamento físico gerou melhora em alguns componentes de aptidão funcional quando analisados isoladamente nos grupos de NCF fraco (Coordenação; Força e Agilidade), NCF regular (Coordenação; Flexibilidade; Força e Agilidade) e NCF bom (apenas Agilidade), porém constatou-se que os componentes de aptidão funcional de forma isolada não influenciaram nas variáveis de concentrações plasmáticas de NO2-, na atividade da ECA e nos valores de PA em idosos hipertensos. E em relação à genética, os resultados mostraram que não houve diferença nas concentrações plasmáticas de NO2-, na atividade da ECA e nos valores de PA após a participação em programas de exercício físico de acordo com diferentes níveis de CF e perfis genéticos. Entretanto, foi observada uma associação negativa do genótipo GG do polimorfismo g.894G>T do gene da eNOS com a PAS no modelo de herança dominante e uma associação negativa do genótipo AA do polimorfismo AT1 do gene do SRAA com as respostas da PAD também no modelo de herança dominante. Conclui-se que parece haver uma vantagem nas respostas de NO2-, atividade da ECA e consequentemente nos valores de PAS em idosos hipertensos que possuem NCF regular ou bom, e naqueles em que há influência do polimorfismo g.894G>T do gene da eNOS nas respostas da PAS e do polimorfismo AT1 do gene do SRAA nas respostas da PAD no modelo de herança dominante.
  • ItemTese de doutorado
    Overreaching funcional pode limitar as melhorias de performance no polo aquático
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-17) Brisola, Gabriel Motta Pinheiro; Zagatto, Alessandro Moura [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo principal do presente projeto foi verificar se a ocorrência do estado de overreaching funcional (OR-F) previamente ao período de tapering pode limitar os ganhos de performance no polo aquático. Para isso, foram realizados dois estudos (estudo 1 e 2), sendo o que o objetivo do estudo 1 foi monitorar as cargas de treinamento durante um macrociclo de 20 semanas no polo aquático, enquanto que o objetivo do estudo (2) foi investigar se o estado de OR-F pode limitar a supercompensação de parâmetros de performance após o período de tapering em atletas de polo aquático. Em ambos os estudos, foram participantes jovens atletas de polo aquático do sexo feminino da mesma equipe (20 atletas no estudo 1 e 22 atletas no estudo 2). No estudo 1, o desenho experimental foi prospectivo com duração de 20 semanas, com avaliações de performance física (teste de lactato mínimo em nado estilo crawl e teste de habilidade de sprints repetidos [RSA]), de parâmetros do sistema nervoso autônomo (variabilidade da frequência cardíaca), de variáveis hormonais (cortisol e testosterona), de variáveis imunológicas (glutamina e imunoglobulina A), de variáveis de dano muscular (creatina quinase e lactato desidrogenase), de estado de humor e de sintomas de infecção do trato respiratório superior (ITRS) na linha de base e ao final de cada um dos ciclos de um macrociclo no polo aquático. No estudo 2, o desenho experimental foi randomizado e paralelo, no qual dois grupos treinaram com cargas diferentes (intensificação e controle) por 7 semanas e realizaram as mesmas avaliações do estudo 1, sendo ainda realizado o diagnóstico de OR-F ao final do período de intensificação. Os resultados do estudo 1 mostraram que as maiores cargas de treinamento foram encontradas no ciclo competitivo (p<0,001), simultaneamente com os menores ganhos de performance. O estudo 2 encontrou menores melhorias no tempo total do teste de RSA para o grupo diagnosticado com OR-F em comparação com as atletas que treinaram com carga alta sem o acometimento desse estado (p=0,004). Assim, é possível concluir que o acometimento do estado de OR-F previamente ao período de tapering pode limitar as melhorias de performance do tempo total no teste de RSA em jovens atletas de polo aquático.
  • ItemTese de doutorado
    Efeitos de um programa educacional promovendo a prática regular de exercício físico sobre a capacidade física, funcional, qualidade de vida e nível de atividade física de indivíduos com osteoartrite de joelho durante 4 anos de seguimento
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-12-19) Silva, José Messias Rodrigues da; Ciolac, Emmanuel Gomes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: O objetivo do presente estudo foi analisar quais mudanças na recomendação a longo prazo da prática regular de exercícios físicos, combinadas com outros fatores educacionais multiprofissionais, poderiam causar na qualidade de vida, capacidade funcional e nível de atividade física diária indivíduos com OA de joelho durante 4 anos de seguimento. Métodos: Os indivíduos sob tratamento de osteoartrite primária do joelho (N = 153; idade = 67 ± 2), do sistema público de saúde, foram alocados aleatoriamente em grupo educacional (GI; n = 83) ou controle (GC; n = 70). Os voluntários foram solicitados a responder ao Western Ontario e ao McMaster Universities Osteoarthritis Index (WOMAC ™), para a avaliação da dor, função e qualidade de vida. A versão curta do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) (validada na população brasileira) foi utilizada para avaliar o nível de atividade física diária em todos os voluntários, a capacidade funcional incluiu o teste de sentar e alcançar, teste de caminhada de 6 min (TC6’) teste de subir e descer escadas (TSDE), time up and go test (TUGT), e o teste senta e levanta cinco vezes (FTSST), e foram avaliados no início do estudo (pré), 24 e 48 meses de seguimento. Resultados: O índice de massa corporal (IMC) reduziu significativamente (P <0,05) após 24 meses (3,5%) e manteve-se após 48 meses de seguimento em GI, no GC ocorreu um leve aumento ao longo do seguimento. Grupo GI melhorou o desempenho (P <0,001), no TUGT (27%) e FTSST (36,5%) após 48 meses de seguimento. GC não mudou no TUGT durante o mesmo período, no FTSST teve uma redução significativa porém em menor magnitude quando comparado ao GI. O escore total do WOMAC caiu 8,0 pontos, a dor do WOMAC diminuiu 2,5 pontos e a rigidez do WOMAC diminuiu 0,5 ponto no GI, cujo valores foram maiores para o GC (P <0,001). Houve também um aumento (P <0,001) na prevalência de ativos “ativos” (26,6%) e “muito ativos” (30%), assim como uma redução na prevalência de sedentários (12,5%) no GI durante o seguimento. Os GI e GC não melhoram significativamente nos testes de sentar e alcançar, TSDE e TC6’ em ambos os grupos. Conclusões: Os resultados apresentados sugerem que um programa promovendo a prática regular de exercícios físicos pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar a aptidão física, capacidade funcional, qualidade de vida e nível de atividade física diária em indivíduos com OA de joelho, mesmo por um período tão longo.
  • ItemTese de doutorado
    Influência da suplementação de β-alanina associada ao treinamento intervalado de alta intensidade no desempenho de sprints repetidos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-08-20) Milioni, Fabio; Zagatto, Alessandro Moura [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo da presente tese foi verificar a influência da suplementação de β-Alanina associado ao treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) na performance de sprints repetidos. Participaram do estudo conduzido em caráter randomizado e duplo-cego, 20 jovens saudáveis alocados em dois grupos (Gβ [n = 10] – 6,4 g.dia-1 de β-Alanina; GP [n = 10] – 6,4 g.dia-1 de dextrose - placebo). Os participantes foram avaliados em três momentos distintos, previamente ao início, após quatro semanas de HIIT sem suplementação e após 6 semanas de suplementação + HIIT. As avaliações foram compostas por teste incremental até exaustão (TINC); séries de 12 sprints repetidos (RSA); e teste de tempo limite até exaustão a 115% da velocidade máxima atingida no TINC (TLIM). Previamente e imediatamente após TINC e RSA foram realizadas avaliações neuromusculares compostas por saltos verticais máximos, contrações isométricas máximas de extensão de joelho e estimulação elétrica periférica. O HIIT foi composto de dez corridas de 1 min a 90% da velocidade máxima atingida no TINC, com 1 min de recuperação passiva entre as corridas e frequência de 3 sessões semanais. Previamente ao início da suplementação + HIIT e ao final da intervenção, os participantes foram submetidos a biópsias musculares para determinação do conteúdo de carnosina intramuscular, capacidade de tamponamento in vitro e conteúdo de proteínas/enzimas chaves. Após a intervenção, ambos os grupos melhoraram o metabolismo oxidativo (i.e., consumo máximo de oxigênio), entretanto, somente o Gβ melhorou significativamente o conteúdo de carnosina intramuscular e as variáveis do RSA além de apresentar atenuação da fadiga neuromuscular induzida pelo RSA. Não foram verificadas diferenças significativas na capacidade anaeróbia, capacidade de tamponamento in vitro e conteúdo de proteínas/enzimas chaves. Dessa forma, a associação entre suplementação de β-Alanina e HIIT proporcionou melhora significativa do desempenho de sprints repetidos.
  • ItemTese de doutorado
    A questão da saúde na educação física escolar: reflexões sobre as perspectivas de professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-03-23) Azambuja, Ana Paula de Oliveira; Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A escola tem sido considerada um espaço imprescindível para o desenvolvimento de programas de educação para Saúde entre crianças e adolescentes e a disciplina de Educação Física tem a possibilidade de contribuir favoravelmente por intermédio da prática pedagógica. Na presente pesquisa, investigou-se a inserção do tema Saúde no cotidiano escolar. O objetivo desta pesquisa foi analisar o tema Saúde e sua aplicabilidade no contexto escolar, especificamente, por intermédio da disciplina de Educação Física, de acordo com a percepção e a formação acadêmica e intervenção do professor, destacando de que forma os conteúdos pertinentes à Saúde são trabalhados nas aulas. Realizou-se revisão da literatura, abordando-se o contexto da Educação e Saúde, Educação Física Escolar e Saúde e Formação Continuada. A pesquisa de abordagem qualitativa coletou depoimentos de 15 professores de Educação Física da rede municipal de Bauru/SP, por intermédio das técnicas: história do tempo presente e história oral, realizou-se entrevista semiestruturada, grupo focal e finalizando a pesquisa um programa de formação continuada. Conforme a análise de conteúdo articulados, a partir da produção da literatura pontuaram-se os seguintes tópicos: 1) Educação e Saúde; 2) Educação Física Escolar e Saúde; 3) Concepções da formação continuada e intervenção sobre Saúde na Educação Física Escolar. Constatou-se que: a Saúde é reconhecidamente relevante, no entanto, a disciplina de Educação Física apresenta limitações de modo que os professores não apresentam condições de abordar e intervir nessa temática, especialmente no que diz respeito à práxis pedagógica. Deste modo, a realização do programa de formação continuada propiciou leituras, reflexões e discussões, resultando em ações que ressignificaram a prática pedagógica dos professores para a efetiva inserção do tema Saúde nas aulas de Educação Física com um olhar mais amplo. Concluiu-se que a realidade pesquisada se apresenta como uma rede de interdependência no processo escolar, configurada de modo que não se apresentaram eficientes, dificultando a inserção do tema Saúde nas aulas de Educação Física. Entretanto, com o programa de formação continuada e a elaboração e desenvolvimento dos projetos, foi possível propiciar as possibilidades existentes de inovar, no sentido de perpassar a visão restrita, buscando uma concepção mais ampla da Saúde. Por intermédio do entendimento dos professores de que a disciplina de Educação Física tem importante papel neste contexto, foi possível dar uma contribuição específica à formação para o tema Saúde e promover o espaço de ações e reflexões, o que resultou em uma renovação da práxis pedagógica propiciando aos alunos uma consciência crítica compreendendo a Saúde de forma integral.
  • ItemTese de doutorado
    As tecnologias no processo de ensino escolar e a aprendizagem dos conhecimentos da Educação Física
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018-01-29) Corrêa, Evandro Antonio; Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa objetivou analisar a fase em que a escola e o professor se encontram no processo de “tecnização” na atualidade; analisar as implicações das tecnologias e seus recursos no processo de ensino e aprendizagem, abordadas por professores e alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e analisar no processo de ensino e aprendizagem o impacto da aplicabilidade de um conjunto de atividades mediatizadas pela tecnologia referente aos “conhecimentos da Educação Física”, envolvendo os professores de Educação Física, Ciências, Língua Portuguesa e História. A investigação, de natureza qualitativa, descritiva, com foco de conhecer e descrever os fatos e fenômenos da realidade de uma escola pública de Ensino Fundamental II e Médio do interior do Estado de São Paulo. Torna-se relevante compreender as figurações e o processo de tecnização quanto ao uso e apropriação da tecnologia no ambiente escolar. Empregou-se as técnicas de observação, entrevista, questionário e pesquisa documental. Utilizou-se como recorte de pesquisa, o uso das tecnologias no processo de ensino em uma escola com 238 alunos do Ensino Fundamental II 6º a 9º ano e com dois professores de Educação Física, três de Língua Portuguesa, três de História e um de Ciências. No contexto escolar as atividades foram desenvolvidas utilizando-se de recursos como a internet, computador, celular, tablet, questionário online, sala multimídia, criação de história em quadrinhos on-line, e-book, software livre para criação de atividades educativas. A apreciação dos dados se deu pela análise de conteúdo, em que emergiu as categorias de análise. Como resultado constatou-se, a partir da literatura e do relato do professores e professoras e alunos, a necessidade do debate no que diz respeito a “tecnização” educacional, a qual visa compreender o entrelaçamento das exigências sociais (atuais) baseado nas configurações que ocorrem no contexto da Educação com a inserção das tecnologias, envolvendo seus atores sociais nas relações de poder. O processo de “tecnização” está em constante movimento na sociedade. Esse processo na escola ora aparece na fase de experimentação, ora de transição e em poucos momentos de consolidação. Portanto, o processo de “tecnização” educacional fomenta os indivíduos (professores, alunos, equipe gestora etc.) a perceberem as mudanças que acontecem na educação, sob a égide de um pensamento crítico da e na sociedade.
  • ItemTese de doutorado
    Associação entre prática de atividades físicas, tempo de tela, complicações em saúde e gastos entre crianças usuárias dos serviços de atenção primária do município de Bauru/SP: estudo transversal retrospectivo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017-11-20) Araújo, Lia Grego Muniz de; Monteiro, Henrique Luiz [UNESP]; Turi, Bruna Camilo; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo geral da presente pesquisa foi verificar se existe associação entre a prática de atividades físicas habituais com morbidades e gastos com saúde entre crianças usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). A amostra foi composta por 505 crianças de três a doze anos, de ambos os sexos, atendidas nas 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Bauru, São Paulo. Foi investigado através de questionários específicos, nível de atividade física habitual das mães e das crianças e condição econômica. Para avaliar os gastos com os tratamentos de doenças/agravos específicos foram utilizados os registros dos prontuários clínicos, retroagindo 12 meses a partir da data da consulta. As crianças também tiveram peso, estatura e circunferência de cintura aferidos. Os resultados mostraram que as crianças pré-escolares se mostraram pouco ativas com média de 830,17+294 minutos semanais de atividades físicas não estruturadas ao ar livre. A média de tempo de tela gasto pela amostra (58,07+35,96 min/dia) foi adequada segundo diretrizes internacionais. Constatou-se que as mães dos préescolares que são ativas ou muito ativas têm 3,39 (1.12-9.99) vezes mais chances de ter filhos ativos. Os escolares também apresentaram média de atividade física semanal abaixo do recomendado (score de 3,2 + 0,9) e tempo de tela acima do adequado (2.6 + 1.5 horas por dia). Constatou-se que meninos de 7 a 12 anos são mais propensos a serem ativos quando comparados às meninas [OR = 2,56 (IC 95% = (1,43 a 4,58)]. As crianças de 7 a 12 anos que acumulavam menos tempo de tela se apresentaram mais propensas a estarem no grupo mais ativo [OR = 0,41; IC 95% = 0,24 a 0,72]. Em síntese, as doenças mais prevalentes entre as crianças em idade pré-escolar foram as do aparelho respiratório. Em relação ao estado nutricional, os com sobrepeso e obesidade adoeceram mais do que os eutróficos com doenças do CID R (Sintomas, sinais e achados anormais de exames clínicos e de laboratório, não classificados em outra parte), onde a tosse foi a complicação em saúde mais prevalente (62,5%). Sobre a atividade física, os resultados apontaram que os meninos em idade préescolar mais ativos tiveram mais doenças da CID A e B (doenças parasitárias e infecciosas) que os menos ativos. Entre os escolares, as complicações em saúde mais prevalentes foram as da CID R, com a tosse apresentando a maior frequência. Em relação ao estado nutricional, os escolares com sobrepeso e obesidade adoeceram mais do que os eutróficos com doenças da CID R (tosse mais prevalente) e CID J (doenças respiratórias) do que os do grupo Magreza/ Eutróficos. Em se tratando dos gastos com saúde, pré-escolares moderadamente ativos geraram mais gastos em consultas e total que os mais ativos. Por outro lado, entre os escolares, observou-se que os mais ativos gastaram mais com medicamentos do que os menos ativos.
  • ItemTese de doutorado
    Percepções de professores do ensino médio: as forças coercitivas no ambiente escolar e a relação com o mal-estar docente
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017-10-19) Pereira, Juliana Martins [UNESP]; Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Compreendemos que a escola é constituída por indivíduos (crianças, jovens, adultos) que exercem diferentes papéis interdependentes (professor, aluno, funcionário, gestor, pais etc), ou seja, suas ações influenciam e são influenciadas pelos outros a todo o momento. Sendo assim, pontuamos inicialmente a hipótese de que professores imersos numa teia de interdependências não têm a devida clareza sobre as relações de poder. Ou melhor, o professor se sente coagido pelas normas e regras de funcionamento da escola e não percebe que também exerce força coercitiva em relação ao outro favorecendo, consequentemente, práticas tradicionais escolares que impulsionam o desenvolvimento do mal-estar docente. Nesse sentido, objetivou-se na presente pesquisa analisar a ―coerção da instituição escolar que ocorre em diferentes direções, entre governo do estado, equipe escolar, alunos e comunidade e as percepções de professores que lecionam no Ensino Médio sobre a violência que permeia esse contexto. Compreender como lidam com essa questão e quais as consequências para sua vida profissional e pessoal. Para isso, estabelecemos como participantes um grupo de professores da área de linguagens e códigos estabelecida pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) – Português, Inglês, Arte e Educação Física. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, cuja abordagem é a História do Tempo Presente. Após os procedimentos requisitados pelo Comitê de Ética em Pesquisa ao qual o projeto foi submetido, realizamos reuniões com os professores das referidas disciplinas em três Unidades Escolares pertencentes à região centro-oeste paulista, totalizando quinze participantes (três professores de Educação Física, dois de Arte, três de Inglês e sete de Português). A técnica para a coleta dos dados – entrevista em grupo ou grupo focal – consistiu na gravação das reuniões, que foram filmadas e posteriormente transcritas, textualizadas e analisadas à luz da literatura sobre o tema. Os referenciais teóricos adotados para a discussão dos dados foram o sociólogo Norbert Elias e, complementarmente o psicanalista Sigmund Freud. Como conclusões podemos destacar: a dicotomia indivíduo/sociedade evidenciada pelos professores; a dificuldade em se reconhecerem como corresponsáveis pelo difícil quadro da educação pública na atualidade; a mudança no equilíbrio de poder nas relações escolares motivada, entre outros fatores, pelas políticas de democratização da educação pública, bem como pelos esforços de inclusão na educação formal de crianças e adolescentes de segmentos sociais antes ignorados; o estranhamento demonstrado pelos professores em relação ao comportamento de seus alunos e o ―desejo de que se enquadrem naquilo que acreditam ser o comportamento correto. Alguns professores mostraram-se resistentes quanto à utilização das inovações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as mudanças na legislação educacional e a sensação de estarem perdendo o controle sobre seu trabalho, especialmente em virtude de avaliações externas e da progressão continuada tem afetado sobremaneira sua identidade profissional, especialmente entre os professores de português. Evidenciou-se, ainda, a fragilidade na formação de professores; as queixas sobre a pouca participação dos pais na educação dos filhos, a sobrecarga e más condições de trabalho e, em relação aos fatores que os levaram à docência, observamos que, na maioria dos casos foram motivados pelo ―acaso ou pela conveniência. Já no que se refere à violência explícita, os professores presenciam agressões na escola, mas foram poucos que declararam terem tido problemas graves. Como consequência, oito professores apresentaram sintomas claros do desenvolvimento do mal-estar docente, sendo que o mais citado foi a depressão. Acreditamos que, no atual contexto educacional, o mal-estar docente parece ―inevitável. Mesmo que não esteja presente em toda a carreira do professor, o desinvestimento, a interiorização e a despersonalização, que leva à diminuição do envolvimento afetivo, são características da última fase da carreira docente e tem se manifestado até mesmo em professores mais novos. Enfim, apenas no momento em que os professores ―tomarem consciência de que a sociedade não é ―lá fora poderemos começar a pensar em alternativas para que o contexto escolar se torne um ambiente menos insalubre para todos aqueles que nele interagem.