Teses - Geografia - IGCE

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  • ItemTese de livre-docência
    A cartografia geomorfológica em áreas litorâneas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2012-05-18) Cunha, Cenira Maria Lupinacci da
    Historicamente, os ambientes litorâneos foram as primeiras áreas ocupadas pelo homem no Brasil e apresentam, nos dias atuais, elevados índices de urbanização que condicionam diversos tipos de impactos ambientais. Neste contexto, é de suma importância analisar a qualidade ambiental destas áreas e, para tal análise, os aspectos geomorfológicos são essenciais por constituírem o substrato físico sobre o qual as atividades antrópicas se estabelecem. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi discutir concepções e procedimentos para a cartografia geomorfológica em áreas litorâneas, em várias escalas e com o uso de diversificadas fontes de informação. Para isso, foram elaborados mapeamentos geomorfológicos em escalas de caráter regional (1:250.000) e de detalhe (1:10.000), empregando-se diversificadas metodologias e utilizando-se de variadas fontes de informação. A análise destes mapeamentos contemplou uma comparação entre as simbologias, as formas de representação dos modelados e as legendas, considerando os princípios da cartografia temática referentes à eficácia e eficiência na transmissão da informação, assim como o aspecto iconográfico das simbologias. Além disso, buscou-se enfatizar as relações de diversidade, de ordem e de proporcionalidade que são essenciais na representação gráfica. Dessa forma, acredita-se que a experiência apresentada nesta pesquisa pode auxiliar futuros trabalhos na área da cartografia geomorfológica em regiões litorâneas visto que é impossível, neste estágio do conhecimento geomorfológico costeiro no Brasil, instituir normatização de procedimentos ou simbologia. Qualquer proposta de normatização deve ser construída coletivamente, pois tentativas individuais seriam incompletas ou parciais diante da variabilidade das formas e processos geomorfológicos litorâneos, assim como diante dos possíveis objetivos de tais mapeamentos
  • ItemTese de livre-docência
    A valorização capitalista do espaço sob a perspectiva da teoria marxista do valor
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-12) Godoy, Paulo Roberto Teixeira de
    A análise do processo capitalista de valorização do espaço na perspectiva da teoria marxista do valor nos colocou frente à necessidade de estudos com maior alcance e profundidade em torno das obras de Marx. A leitura empenhada pelos geógrafos em relação às obras ou fragmentos de textos escritos por Marx foi extremante dificultadas, tanto por razões de natureza teórica, dando-se no âmbito exclusivo da academia, quanto por condições políticas externas à Geografia: censura, estado de exceção/ditadura civil-militar no Brasil. As lacunas conceituais e de método e, muitas vezes, a leitura rápida e superficial dos comentaristas de Marx, os chamados marxistas ocidentais, não contribuíram efetivamente e de maneira esperada com a produção bibliográfica que se deu a partir das décadas de 1970 e 1980. Outra grande dificuldade encontrada pelos geógrafos, particularmente no Brasil, refere-se ao desconhecimento, parcial ou completo, do conjunto dos escritos de Marx e Engels, conhecidos como MEGA 1 e 2 (Marx-Engels-Gesamtausgabe), e das poucas obras traduzidas durante os anos 70 e 80. Sem considerar, nestes casos, os problemas relacionados às traduções, comentários e prefácios das edições publicadas. Contudo, a pesquisa que realizamos não guarda, de modo algum, um caráter corretivo sobre as fontes que consultamos, sobretudo, as diretamente ligadas à análise da valorização do espaço. Tampouco, procurou-se realizar a construção de um arsenal argumentativo com o objetivo de apontar uma crítica negativa sobre a análise marxista na Geografia. O que, de fato, apresentamos neste Relatório são os resultados de análises sobre o que acreditamos ser essencial sobre o nosso tema de pesquisa.
  • ItemTese de doutorado
    Os desafios e potencialidades na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos: valorização dos resíduos sólidos urbanos domiciliares secos pela coleta seletiva
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-25) Marcucci, Jessica Corgosinho [UNESP]; Borges, Ana Claudia Giannini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nas áreas urbanas são gerados pelas residências uma gama de resíduos sólidos que a cada dia aumentam em volume e diversidade de composição. Para evitar descartes irregulares e lixões que causem impactos negativos ao ambiente é necessário planejamento para atingir um modelo adequado de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos. Considerando a problemática ambiental e a relevância de otimizar sistemas de manejo de resíduos, no presente estudo objetiva-se analisar as formas de organização do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos domiciliares recicláveis secos por parte do poder público municipal, a fim de cumprir a proposição sobre coleta seletiva presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Para tal os objetivos específicos são: a) realizar um histórico da gestão ambiental no Brasil enfocando os resíduos sólidos urbanos; b) diferenciar a forma de estabelecimento da sustentabilidade econômico-financeira voltada aos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos no nível municipal; c) identificar diferentes alternativas como fontes de recursos para os municípios brasileiros no quesito manejo de resíduos, focando municípios paulistas; d) Caracterizar e analisar o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos dos municípios selecionados no estudo.Tem-se como Tese que os municípios buscam cumprir as diretrizes da PNRS, como o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos domiciliares secos, o que demanda desses a necessidade de ampliação da coleta seletiva a fim de atingir a integralidade do município e reduzir a quantidade de rejeitos para a disposição final, o que deveria ocorrer, preferencialmente, por meio da inclusão formalizada de organizações de catadores de materiais recicláveis. Para a execução da pesquisa, houve levantamento bibliográfico na temática, coleta de informações orçamentárias no nível da União provenientes do sistema SIGA BRASIL, informações financeiras/econômicas e sobre resíduos sólidos urbanos provenientes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. A partir de recorte metodológico, foram selecionados três municípios no estado de São Paulo para trabalhos de campo compondo entrevistas nas prefeituras municipais nos setores responsáveis pelos resíduos sólidos urbanos e nas organizações de catadores de materiais recicláveis dos respectivos municípios. Nota-se que a Política Nacional de Resíduos Sólidos está articulada a um amplo arcabouço legislativo no Brasil e a princípios ambientais de ordem internacional, assim, a problemática que os envolve é a operacionalização de modo a materializar-se no território a proposta de gestão integrada de resíduos sólidos, considerando as diferenças estruturais entre os municípios. As formas de organização do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos domiciliares secos depende das demandas e das prioridades definidas pelos municípios e das tecnologias que dispõe, diferenciando as rotas dos resíduos principalmente entre aterros sanitários e destinações voltadas a triagem e reciclagem de resíduos a partir da coleta seletiva e iniciativas de logística reversa. Tendo em vista a proposta da Economia Circular há necessidade de transição de uma lógica baseada no descarte para uma lógica que preza reaproveitamento e reciclagem de materiais, e um ponto para isso é a ampliação da coleta seletiva com inclusão socioprodutiva de organização de catadores de materiais recicláveis para ampliação da destinação dos materiais à reciclagem.
  • ItemTese de doutorado
    Planejamento e controle da expansão territorial urbana na implementação do Plano Diretor
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-05) Sousa, Isabel Cristina Nunes de; Braga, Roberto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando as externalidades negativas do acentuado crescimento físico das cidades, abordar a sustentabilidade ambiental tornou-se imperativo na avaliação do processo de urbanização e formulação de políticas públicas urbanas. Esta Tese abrange alguns dos entraves à adesão do crescimento urbano mais compacto no âmbito das cidades brasileiras de porte médio, contribuindo para a compreensão da configuração espacial das cidades como resultado das diferentes formas de produção e apropriação do espaço urbano. O intuito central era compreender como estratégias de controle da expansão territorial urbana são incorporadas na política urbana municipal, e as possíveis repercussões espaciais dessa incorporação. Para tanto, foi analisado em que medida a expansão territorial urbana de uma cidade de porte médio do interior paulista (São Carlos) se deu consoante às diretrizes de seu primeiro Plano Diretor pós-Estatuto da Cidade (Lei n. 13.691/2005), por meio da avaliação dos fatores que possam ter influenciado na implementação das diretrizes de controle da expansão urbana. As evidências encontradas na pesquisa e reunidas na Tese auxiliam na compreensão do papel do planejamento urbano e das legislações urbanísticas na regulação do crescimento espacial urbano. Ademais, o exame conjunto dos resultados dos capítulos evidencia os fatores que contribuíram para enfraquecer a concretização das intenções originais do Plano Diretor de 2005 de São Carlos – SP.
  • ItemTese de doutorado
    Atlas geográfico escolar do município de Uberaba/MG: uma pesquisa colaborativa na perspectiva do ensino de geografia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-10) Rodrigues, Karine de Freitas Amaral; Pancher, Andréia Medinilha [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa teve como objetivo principal realizar um diagnóstico das principais características do município de Uberaba/MG para a produção de conhecimentos escolares, por meio da sua materialização em um protótipo do atlas geográfico escolar municipal, na perspectiva do estudo colaborativo e da categoria lugar. A partir do material do atlas, foi possível difundir as informações socioespaciais do município de Uberaba, mostrando as transformações que a cidade passou, viabilizando o estudo das questões ambientais, da organização espacial, das características sociais, com base nas formas de moradia, das relações sociais e da produção cultural do lugar. A pesquisa foi embasada na metodologia qualitativa, uma vez que todo o material utilizado foi disponibilizado nas práticas docentes em seu dia a dia na escola. Além disso, esta pesquisa buscou atender a demanda de conteúdo programático da disciplina de Geografia e áreas afins, articulando de forma dinâmica conhecimentos sobre a Geografia e História do Município de Uberaba e os conhecimentos curriculares educacionais propostos pelos documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do município de Uberaba. Os resultados obtidos através do trabalho colaborativo e das práticas docentes foram satisfatórios e demonstraram a demanda e importância de materiais paradidáticos sobre o estudo do lugar, principalmente sobre os atlas geográficos escolares.
  • ItemTese de doutorado
    A geopolítica do complexo industrial-militar russo no século XXI: forma, estrutura, função e processo (2000-2019)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-26) Camargo, Felipe Rodrigues de [UNESP]; Godoy, Paulo Roberto Teixeira de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse trabalho teve por finalidade se debruçar sobre a hipótese de que os efeitos geopolíticos do Complexo Industria-Militar da Rússia auxiliaram no processo de fortalecimento ao protagonismo mundial do Estado russo frente à hegemonia dos Estados Unidos. Foi uma pesquisa pautada em um estudo de caso, com comparações relativas a outros Estados e exploratória com elementos qualitativos e quantitativos. Teve-se essa hipótese pela Rússia sempre ter se destacado no enquadramento histórico como grande potência, principalmente nos períodos da União Soviética, ser grande produtora de material bélico e também grande comercializadora desses artigos. Com o governo Vladimir Putin houve uma retomada na centralidade do Estado no controle desse setor e, em paralelo, uma maior atuação miltiar por parte da Rússia, como no caso da Guerra da Geórgia, da Anexação da Crimeia, na Guerra Civil Síria e no Conflito no Leste da Ucrânia. Como meio de comprovar ou refutar a hipótese, iniciou- um levantamento dos termos utilizados para se referir a um Complexo Industrial-Militar. Depoisforam utilizados dados de vários países para explicar a configuração de um Complexo Industrial-Militar a partir das Escalas Técnica, Econômica e da Defesa. Depois você foca sobre o Complexo Industrial-Militar russo por meio de uma análise geopolítica de sua Forma, Estrutura, Função e do seu Processo. A Forma foi a aparência apresentada, ou seja, um Complexo focado em desenvolver, produzir e comercializar material bélico sob o interesse político do Estado russo. A Estrutura foi a atuação, a localidade e a configuração dos dois principais conglomerados produtores de material bélico, ROSTEC e United Shipbuilding Corporation. A Função foi a atuação do Complexo sob a perspectiva das políticas públicas objetivadas no setor de desenvolvimento e de produção de material bélico (O Complexo Industrial-Militar). O Processo foi a contínua atuação da Função durante o período do ano 2000 até 2019. Por esse meio confirmou-se a hipótese de que o Complexo efetivamente proporciona efeitos geopolíticos ao Estado na consolidação da estratégia A2/AD (Antiacesso e Negação de Área), no confronto armado na Geórgia, Síria, Crimeia e Ucrânia. Também, auxiliou com a característica de dupla produção e abasteceu as demandas do principal setor econômico russo, as explorações dos recursos naturais e principalmente os hidrocarbonetos. Assim, o Complexo Indutrial-Miltiar é mais do que produzir material bélico, é um setor estratégico e central para várias capacidades geopolíticas, econômicas e de gestão do território russo.
  • ItemTese de doutorado
    Expansão da cana-de-açúcar no estado de São Paulo e efeitos na estrutura fundiária, entre 2006 e 2017, sob o protocolo agroambiental do setor sucroenergético paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-05) Mardegan, Gláucia Elisa [UNESP]; Baccarin, José Giacomo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Na busca por energias renováveis e mais ecológicas, o etanol despontou como possível solução. No entanto, o cultivo de sua matéria-prima, a cana-de-açúcar, trouxe indagações e preocupações sobre as consequências ambientais, econômicas e sociais, principalmente a partir dos primórdios da década de 1970. Isso ocorreu porque o cultivo e a colheita não eram benéficos ao meio ambiente e aos trabalhadores envolvidos no corte de cana. Com o objetivo de consolidar o etanol como combustível renovável e ecologicamente correto, principalmente para atender ao mercado internacional, especialmente o europeu, os empresários do setor sucroenergético e o Governo do Estado de São Paulo acordaram o Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético. Esse acordo tinha a finalidade de acabar com as queimadas relacionadas ao setor e utilizar menos água no processo industrial. O objetivo deste trabalho é caracterizar os efeitos concentradores da expansão canavieira, entre 2006 e 2017, sob a vigência do Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, na estrutura fundiária da agricultura de São Paulo e de suas regiões, considerando a delimitação das Regiões Geográficas Imediatas. Para alcançar este objetivo, foram usados dados dos Censos Agropecuários de 2006 e 2017 para analisar a estratificação das propriedades, o uso da terra, a condição legal da terra e os Anuários da Cana de 2006, 2012 e 2016 para apresentar a espacialização das Unidades Agroindustriais Sucroenergéticas e sua intensificação da mecanização e tecnificação do setor, acompanhadas da expansão das Unidades Agroindústrias Sucroenergéticas (UAS) e da cana-de-açúcar no território rural paulista. Isso trouxe consequências como a diminuição do uso da terra por outros itens agrícolas, além da concentração de terras, nas regiões em que a cana-de-açúcar predomina
  • ItemTese de doutorado
    Condomínios industriais em Atibaia/SP e Jarinu/SP: análise dos fatores locacionais, das multifuncionalidades e das políticas públicas municipais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-29) Saab, Thiago Bueno [UNESP]; Mendes, Auro Aparecido [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No âmbito da concentração e desconcentração industrial no estado de São Paulo, os espaços produtivos dotados de infraestruturas sofisticadas e bem localizados logística e estrategicamente têm intensificado a convergência industrial e promovido novas formas de organização do espaço fabril, os condomínios industriais. Esses condomínios contam com redes materiais e imateriais situadas na Região Administrativa de Campinas (RAC), que a tornam uma área de privilegiadas condições gerais de produção, conformando um eixo logístico/industrial na região, bem como de políticas públicas municipais atrativas. Para compreender como são estruturados esses espaços, nesta tese, por meio do objetivo geral, buscou-se analisar os fatores locacionais dos condomínios industriais situados nos municípios de Atibaia e Jarinu, ambos pertencentes ao estado de São Paulo. Em relação aos procedimentos teórico-metodológicos, utilizou-se fontes primárias (como entrevistas e trabalhos de campo realizados junto aos administradores dos condomínios industriais selecionados; sendo que as entrevistas estenderam-se, também, ao poder público) e secundárias (como informações disponibilizadas nos bancos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/RAIS) e do Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE)). Além disso, considerou-se, ainda, no recorte metodológico, o tamanho e o nível de intensidade tecnológica das indústrias. Quanto aos resultados, constatouse a presença de indústrias advindas da desconcentração industrial da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e de outras localidades, nacionais e internacionais, assim como também o papel de viabilizador do poder público frente às ações do grande capital na RAC. Ademais, deve-se mencionar a excelente localização da RAC no país, a qual conta com um expressivo entorno inovador. Destarte, conclui-se que, apesar da presença do capital local, as relações sociais endógenas ficam relegadas a um plano secundário, prevalecendo as verticalidades sobre as horizontalidades
  • ItemTese de doutorado
    Contribuição metodológica para a análise da vulnerabilidade social e ambiental em áreas de riscos por eventos hidrológicos e hidrogeológicos: aplicação no município de Atibaia-SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-11-01) Rizato, Matheus [UNESP]; Zacharias, Andréa Aparecida [UNESP]; Cunha, Lúcio José Sobral da; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os estudos em torno da temática das vulnerabilidades social e ambiental em seus diversos sistemas tem como principal foco a necessidade de buscar o entendimento dos fatores que apontem e potencializem as vulnerabilidades da população e dos sistemas que a integram, além de abordar a capacidade de resiliência desta população. O presente trabalho tem como principal objetivo identificar, avaliar e analisar as vulnerabilidades sociais e ambientais no município de Atibaia (SP), das áreas suscetíveis aos riscos de desastres naturais por eventos hidrológicos (alagamentos, enchentes, enxurradas, inundações) e hidrogeológicos (movimento de massa) através de modelagem de dados do meio físico e socioeconômico. Para este propósito, o trabalho toma como base os 5 (cinco) momentos da proposta metodológica da escola brasileira, apresentada por Rizato et al. (2022), a qual propõe que a análise das vulnerabilidades sociais e ambientais integradas a mapas do meio físico, seja baseada em modelagem multicritério, com o intuito de obter uma cartografia das áreas de riscos, onde: a) primeiro, aplica-se o índice de Análise Fatorial Exploratória (AFE), visando a Análise de Componentes Principais (ACP), para obter os sínteses de criticidade (C) e o mapa síntese intermediário de capacidade de suporte (CS); b) segundo, aplica-se uma modelagem ambiental (álgebra de mapa) no mapa síntese intermediário de CS para a obtenção do mapa final de capacidade de suporte (CS), conforme adaptação apresentada por Rizato (2021) a partir do/da tratamento estatístico, classificação pela média menos o desvio padrão e da técnica de densidade de Kernel; c) terceiro, aplica-se o agrupamento (método natural break de jenks), a reclassificação das classes de vulnerabilidades (muito alta a muito baixa) e a elaboração do Mapa da Vulnerabilidade Social Ambiental (VSA); d) quarto, adota-se os métodos de Álgebra de mapas baseados na Análise Multicritério à Decisão (AMD) e integração dos dados pelo Processo Analítico Hierárquico (AHP), para a elaboração dos Mapas Sínteses, por meio de auxílio de análises espaciais, em ambiente SIG e; e) quinto, a partir da Síntese gerada pelas inferências espaciais da AMD e AHP, adota-se as considerações da proposta metodológica de Cartografia de Síntese apresentada por Zacharias; Ventorini (2021), que qualificam a “adequada legibilidade da representação das informações espaciais, em estudos que envolvem paisagem x planejamento x riscos/impactos, pelas dimensões gráfica no plano (x, y, z, t), associados à representação de suas diferentes leituras: a leitura vertical (escalas taxômicas do fenômeno geográfico) e a leitura horizontal (diferentes componentes e elementos geográficos que modificam o ambiente na paisagem). Ao final, pode-se propor mapas sínteses inventariados em cartografias: a) de reconhecimento - a Cartografia Ambiental de Síntese -, composta pelo reconhecimento de 08 (oito) áreas com maior e menor vulnerabilidade social e ambiental, inseridas no ambiente da paisagem urbana de Atibaia/SP/Brasil, que são suscetíveis aos riscos hidrológicos e hidrogeológicos e; b) de detalhamento, para a escala local, onde as oito áreas, foram (re)nomeadas em 8 (oito) cenário de “A” a “H”, com as leituras verticais e horizontais, como forma de auxiliar as políticas públicas municipais com inventários e diagnósticos, cujas legendas descritivas e propositivas subsidiam o ordenamento territorial em áreas de potencial desequilíbrio ambiental e que necessitam de monitoramento frente ao avanço urbano
  • ItemTese de doutorado
    Usos do território e preservação das margens dos rios urbanos brasileiros: desafios para o planejamento territorial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-25) Ferreira, Renata Cristina; Gallo, Fabrício [UNESP]; Travassos, Luciana R. F. C.; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A forma como o Estado brasileiro, na esfera da União, institucionalizou as propostas de preservação de margens de rios urbanos é o tema central deste trabalho. O Brasil possui 5.570 municípios com grande diversidade socioespacial, e a dinâmica de diferentes lugares – muitas vezes singular e específica - do país não foi considerada, ao longo dos anos, nos diversos instrumentos legais sobre o tema. Com isso, propiciou-se tensionamentos na aplicação do Código Florestal brasileiro, desde 1965 até a atualidade, pois a legislação instituída no âmbito federal, quando chega aos lugares se adequa e se molda às realidades, interesses e arranjos locais. Para esta análise, a utilização como instrumento analítico do conceito de território usado, elaborado por Milton Santos, em conjunto com a leitura dos mais de 300 artigos dos três Seminários Nacionais sobre o Tratamento de Áreas de Preservação Permanente em Meio Urbano, ocorridos em São Paulo - SP (2007), Natal - RN (2012) e Belém - PA (2014), foi fundamental para a construção de 10 situações geográficas que possibilitou a interpretação do território com um olhar na diversidade de seus rios urbanos, nas diversas escalas de cidade e nas particularidades e vicissitudes dos lugares. Como respostas a essa totalidade em constante movimento, a tese sugere que, reconhecer as áreas de várzeas ao longo dos diversos rios urbanos brasileiros - aquelas poucas e “recortadas”, ainda preservadas, ou com uso específico pela população local - como território usado, com potencial no âmbito do planejamento territorial, possibilita inserir essas áreas como um instrumento de política pública.
  • ItemTese de doutorado
    A geovisualização no ensino de Geografia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-28) Martins, Tadeu Jussani; Zacharias, Andréa Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A abordagem sobre “A geovisualização no ensino de geografia” diz respeito a: como a tecnologia digital pode favorecer à visualização de dados em mapas para escolares, possibilitando a exploração, análise e construção do conhecimento. Consiste, nesse caso, em considerar a Geovisualização por um viés pedagógico, e não somente de um ponto de vista técnico, como geralmente é discutida. Neste sentido, buscou-se identificar como esse modo de representação pode favorecer o pensamento espacial e estimular o raciocínio geográfico em estudantes da educação básica. Por se tratar de uma pesquisa que visa discutir essa etapa de ensino, um dos focos de análise recaiu sobre como a Geografia se insere em documentos como a BNCC e o Currículo Paulista, para se estabelecer o contraponto pelo qual nos posicionamos (proximidades e distanciamentos) em relação à pedagogia oficial pro(im)posta. De maneira complementar, buscou-se também expor os dilemas e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino (uma vez que a própria Geovisualização pode ser entendida como uma espécie desse gênero); assim, questiona-se quais as características dos mapas em Geovisualização; como alunos mediados pelo professor podem utilizá-los e até desenvolver materiais voltados à visualização de dados geográficos, etc. Trata-se, por conseguinte, de uma pesquisa de caráter tanto exploratório / investigativo, quanto descritivo ao buscar apresentar os elementos e referenciais teóricos que explicam (ou tentam) a educação brasileira no contexto atual na perspectiva tecnológica, analítica e aplicada ao examinar o protagonismo de estudantes em relação aos recursos tecnológicos que podem usar e, até mesmo, criar. Os sujeitos envolvidos são, deste modo, alunos da educação básica. Os dados coletados são de natureza qualitativa, observados e registrados durante as aulas de Geografia na E. E. “José Amaro Rodrigues” e nas demais interações com esses sujeitos. Para tanto, aulas foram desenvolvidas tendo como suporte ferramentas de Geovisualização. Nesse ínterim, estabelecemos as prerrogativas para discutir: como estudantes aprendem Geografia a partir da Geovisualização?
  • ItemTese de doutorado
    Elementos territoriais estratégicos à aquisição de cana-de-açúcar por usinas sucroalcooleiras do estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-10) Fagundes, Francielly Naves [UNESP]; Borges, Ana Claudia Giannini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O principal estado produtor do setor sucroalcooleiro, no Brasil, é São Paulo que se expande, sobretudo, a partir do século XX, com o deslocamento geográfico de usinas da região Nordeste para a Região Sudeste, em consonância com as Políticas de Estado e características territoriais. Tendo isso como premissa, tem-se como tese para este trabalho que as condições de localização geográfica, o período de existência da atividade canavieira e a concorrência de mercado dimensionam a importância dos elementos territoriais à aquisição de cana-de-açúcar por usinas sucroalcooleiras do estado de São Paulo e, portanto, seu território. Para tal, tem-se como objetivo identificar e analisar os atributos e características territoriais vistos como importantes para as usinas sucroalcooleiras do estado de São Paulo, selecionando-as a partir de localização geográfica, condição histórica e concorrência de mercado distintas. O aporte teórico utilizado priorizou: território, a partir de autores como Ratzel (2001), Raffestin (1993) e Souza, J. (2009), que o definem via relações de poder e vantagens (diferenciadoras e competitivas); recursos e ativos e fatores básicos, adiantados, generalizados, especializados, herdados e criados, expressos no território, segundo Benko (2001, 2002, 2009), Pecqueur (2005, 2009), Benko e Pecqueur (2001) e Porter (1999). Para a revisão sobre o setor sucroalcooleiro, fez-se levantamento setorial em capítulos de livros, artigos, teses e dissertações, bem como coleta de dados secundários na base de informações da UNICA, IBGE - PAM, NOVA CANA, MIDIC. A coleta dos dados primários foi realizada com dois grupos de agentes do setor sucroalcooleiro: a) Organização representante das usinas; b) Usinas localizadas no estado de São Paulo em regiões distintas. A amostragem considerou 2 usinas por classes e regionalização (região tradicional e região recente de alta disputa por terras para cana-de-açúcar e região tradicional e região recente de baixa disputa por terras para cana-de-açúcar), compondo uma amostra de oito usinas. A partir dessa coleta e análise dos dados, observa-se que o estado de São Paulo apresenta um rol de vantagens e primazia para a continuidade e expansão do setor sucroalcooleiro, devido: condição de fatores (genéricos, específicos, básicos e herdados, adiantados e especializados e criados); demanda do mercado consumidor local; instituições e setores correlatos/apoio; e do contexto de estratégias/estrutura/rivalidade das empresas, que favorecem a competitividade. As usinas sucroalcooleiras, para a etapa de aquisição de cana-de-açúcar, consideram atributos de alto índice de relevância, que são ativos específicos particulares a uma forma de utilização e estratégicos para a criação e manutenção de vantagem competitivas. Esses são aqui denominados nesta tese de elementos territoriais, que são fatores básicos/ herdados da natureza (clima, solo, topografia e localização) e fatores especializados (mão-de-obra qualificada). Ao se considerar a região tradicional de alta disputa têm-se como principais elementos territoriais a propriedade rural, localização/distância e topografia, enquanto para a região tradicional de baixa disputa destaca-se clima, mão-de-obra, solo e topografia e, por fim, para as regiões recentes de alta e baixa disputa há o clima, solo e topografia. Os elementos da natureza, em confluência com os institucionais e organizacionais, alcançados e mantidos ao longo do tempo, formam no estado de São Paulo um território sucroalcooleiro com atributos geográficos, econômicos e de poder importantes para a vantagem no setor tanto no país como no mundo. No entanto constata-se, por sua vez, que apesar do discurso dos representantes agrícolas das usinas sucroalcooleiras pesquisadas, destaca-se para além dos fatores naturais, o papel do Estado que foi e continua sendo agente e fator viabilizador da permanência da importância significativa da cultura agrícola, das usinas e do setor sucroalcooleiro como um todo, nas terras paulistas. Assim no território agrário do estado de São Paulo há uma confluência entre os fatores naturais, fatores de infraestrutura, com os interesses privados e públicos ratificando a expansão e permanência do setor sucroalcooleiro e das usinas com suas estratégias de aquisição de cana-de-açúcar pelo território paulista.
  • ItemTese de doutorado
    Feiras virtuais: um estudo sobre novas estratégias de comércio e consumo na era das redes digitais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-27) Oliveira, Patrícia da Cruz; Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]; Vieira, Sidney Gonçalves; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Iniciamos a terceira década do século XXI com a acentuada inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas relações sociais e, também, nas dinâmicas relacionadas ao comércio e ao consumo. Nesse sentido, esta pesquisa evidencia uma das estratégias comerciais mais recentes no campo de estudos do comércio e do consumo, o comércio eletrônico e, mais especificamente, as chamadas feiras virtuais. Estratégias vinculadas ao comércio eletrônico podem ser utilizadas de diversas maneiras e em diferentes ramos, tanto pelas grandes empresas, quanto pelas micro e pequenas empresas, ou mesmo por profissionais autônomos e cooperativas, por exemplo. No caso das feiras virtuais, estas podem ser identificadas como experiências similares àquelas apresentadas pelas feiras livres, porém inseridas no espaço virtual, a partir de uma plataforma própria ou mesmo se utilizando de alguma já disponível. Nas feiras virtuais, grupos de pequenos produtores, provenientes da agricultura familiar e/ou da Economia Solidária, produtores de alimentos agroecológicos, dentre outros, comercializam seus produtos, em âmbito local ou regional, potencializando o escoamento de sua produção e proporcionando uma outra dinâmica do comércio e do consumo. Assim, o objetivo central desta pesquisa consiste em analisar a estratégia comercial feira virtual, o seu funcionamento e seus desdobramentos sociais e espaciais no contexto atual, marcados pelo uso crescente das TICs nas relações de comércio e consumo. Para atingir esse objetivo a tese foi construída em três momentos principais, que são apresentados em três capítulos, a partir do método regressivo-progressivo de Henri Lefebvre. Por fim, verificamos que as feiras virtuais podem trazer em suas dinâmicas a potencialidade de aproximar consumidores e produtores, fortalecer as relações cidade-campo, promover um desenvolvimento sócio-espacial e uma relação de comércio e consumo mais justa econômica e socialmente entre produtores e consumidores.
  • ItemTese de doutorado
    A Geografia e o saneamento básico no 5º ano do Ensino fundamental: a mediação da educação socioambiental significativa e colaborativa em sala de aula
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-02) Sanches, Rafael Martins; Maia, Diego Correa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A proteção dos recursos hídricos e sua relação com o saneamento ambiental é de extrema importância para a manutenção da vida, organização social e alcance do desenvolvimento sustentável. Pesquisas relacionadas ao recurso natural água, com aplicação no âmbito educacional tem sido cada vez mais constantes e necessários, o que ressalta a emergência de um olhar significativo para a atual tratativa ambiental. Nesse sentido, este trabalho pauta-se na tomada do saneamento ambiental como eixo articulador para o processo de ensino e aprendizagem no 5º Ano do Ensino Fundamental de uma Unidade Escolar situada no município paulista de Embaúba. Com o objetivo de demonstrar como a Geografia, a Ciências da Natureza e a Educação Socioambiental são indissociáveis no processo educativo, estabeleceu-se a Aprendizagem Significativa e Colaborativa (Ausubel, 1968) como ação norteadora na aplicação de uma Sequência Didática investigativa, para compreender de que maneira os alunos da série escolar em questão compreendem a relação sociedade-natureza. A metodologia utilizada foi qualitativa, com desenvolvimento de uma intervenção pedagógica focada na dialogicidade, trocas de experiências entre os pares, respeito à diversidade e ação social coletiva na promoção de uma formação cidadã. A aplicação da Sequência Didática contemplou as tipologias de conteúdos descritos em Zabala (1998) e itinerário pedagógico proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com práticas de estudo do meio e trabalho em equipe, a partir de problematizações da realidade. Com a obtenção dos resultados, pode-se concluir que se faz cada vez mais necessário uma educação voltada para a sustentabilidade ambiental, que supera o paradigma newtoniano-cartesiano e, através da interdisciplinaridade, promova uma Educação transformadora de realidades.
  • ItemTese de doutorado
    Ritos geográficos docentes: ser e tornar-se professor(a) de Geografia na Educação de Jovens e Adultos – EJA
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-20) Maia, Humberto Cordeiro Araujo; Maia, Diego Corrêa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido alvo de discussões nas mais diversas instâncias. Por isso, considera-se de suma importância compreender como esse processo tem se efetivado no contexto educacional, especificamente na formação de professores de Geografia para essa modalidade de ensino, e como se dá a construção dos ritos geográficos docentes na atuação desses profissionais. Resultado de inquietações pessoais e profissionais perenemente vivenciadas pelo pesquisador, além de ser também uma extensão da investigação realizada no Mestrado, quando, além de outras questões, os ritos docentes foram identificados no processo de tornar-se professor da EJA e em seus desdobramentos na prática pedagógica em Geografia, neste estudo, parte-se da seguinte questão norteadora: como são construídos os ritos geográficos docentes e qual sua relação com a formação inicial e a atuação de professores de Geografia para e na EJA? Para responder a essa problemática, a partir do objetivo geral, busca-se compreender como se dá a construção dos ritos geográficos docentes no contexto da formação e atuação de professores de Geografia para e na EJA. Quanto ao aporte teórico-conceitual dos ritos geográficos docentes, alguns conceitos e noções são essenciais a este estudo, como o entrecruzamento dos ritos de passagens e da epistemologia da prática com os saberes docentes e o contexto geográfico, que indicam como os lugares constituem os enredos das histórias de vida. No que concerne ao desenho metodológico, toma-se como base a abordagem qualitativa, ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica e da pesquisa-formação, através dos seguintes dispositivos: a) pesquisa bibliográfica; b) pesquisa documental; c) memorial de formação; d) entrevista narrativa. Organizados em oito capítulos, sendo o primeiro e o último deles, respectivamente, as considerações iniciais e finais, os processos que envolvem a investigação e a construção da tese contemplam (i) o memorial de formação do pesquisador, (ii) o percurso metodológico da pesquisa e o aporte teórico-conceitual sobre os ritos geográficos docentes, (iii) as reflexões sobre a cultura escolar na dimensão da EJA e da educação geográfica, do lugar e do território epistemológico da EJA em cursos de Licenciatura em Geografia e (iv) a história de vida, formação e atuação de docentes licenciados em Geografia que trabalham com a referida modalidade, que se constituem ritos geográficos docentes. Como indicativos, constatou-se que a EJA está ausente ou ocupa pouco “lugar” nos cursos de Licenciatura em Geografia e que os(as) docentes assumem as turmas de EJA por fatores diversos, dentre eles a complementação de carga horária. Nesse sentido, os ritos geográficos docentes se (re)constroem cotidianamente, pelo entrecruzamento das dimensões pessoais e profissionais, ao longo trajetória de vida-formação-profissão dos envolvidos nesse processo formativo.
  • ItemTese de doutorado
    O atlas municipal escolar em sala de aula: proposta teórico-metodológica para a formação continuada de professores no município de Jacobina/BA
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-25) Araújo, Joseane Gomes de; Zacharias, Andréa Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Para pensar questões referentes à cartografia escolar no contexto da educação geográfica é necessário construir um conjunto de reflexões que coloquem em evidência as possibilidades de práticas pedagógicas na busca de sua significação, observando o modo de ser da sociedade, da escola e do ensino de Geografia na construção do conhecimento. Nesse sentido, uma das questões a ser pensada é a preparação do professor para trabalhar com diferentes linguagens gráficas como parte integrante do seu fazer pedagógico. Nesse cenário, os cursos de formação de professores têm papel importante na compreensão e potencialização dessas linguagens, propiciando a reflexão de sua prática e, consequentemente, a ressignificação das atividades propostas em sala de aula. Considerando a relevância desse tema, esta tese, como objetivo geral, buscou fornecer suporte teórico-metodológico aos docentes do ensino fundamental (anos finais) e ensino médio para o trabalho com as representações cartográficas do município de Jacobina, Bahia, e habilitá-los para o uso do atlas municipal em sala de aula por meio de práticas que considerem a importância da mediação pedagógica. Para tanto, foi adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, com caráter exploratório, bibliográfico e documental, concretizada com a realização de questionários e oficinas pedagógicas. Quanto à abordagem teórica, foi adotado um enfoque colaborativo, o que permitiu vislumbrar a realidade a partir de diferentes olhares, situando o problema em um contexto mais amplo e transitando de forma dinâmica da teoria para a prática, e desta para a teoria. De modo geral, esta pesquisa permitiu a identificação das dificuldades dos professores na realização do trabalho com mapas municipais por meio da estruturação dos conteúdos e dos conceitos geográficos, bem como da constatação da relevância do trabalho docente com as representações cartográficas do lugar de vivência (Atlas Escolar) que auxiliam nas práticas pedagógicas desenvolvidas na educação básica, através da formação dos professores e da mediação didática.
  • ItemTese de doutorado
    Séries temporais de imagens de Sensoriamento Remoto aplicados à identificação de culturas agrícolas: contribuição metodológica para análise do uso e cobertura da terra
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-01) Guedes Junior, Edvaldo; Pinto, Sergio dos Anjos Ferreira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo do uso e cobertura da terra é importante para o entendimento dos sistemas terrestres e da dinâmica geográfica resultante da interação entre o homem e a natureza. Como resultado desta interação, observamos padrões de uso e cobertura da terra como áreas agrícolas, florestas e centros urbanos que configuram as paisagens terrestres, de forma que nestes recortes geográficos ocorrem as complexas relações de troca entre matéria e energia que sustentam a vida na Terra. Como contribuição para o entendimento dos padrões de uso e cobertura da terra, esta pesquisa utilizou técnicas de classificação supervisionada e extração de índice de vegetação em séries temporais de imagens dos sistemas orbitais LANDSAT e SENTINEL-2 para avaliar a dinâmica do uso e cobertura da terra na região centro leste do Estado de São Paulo. As imagens dos sistemas orbitais foram processadas a partir do sistema de geoprocessamento na nuvem “Google Earth Engine” (GEE), sendo geradas as classes de uso e cobertura da terra compostas por áreas urbanas, vegetação natural, pastagens, lavouras de ciclo anual, lavouras de ciclo perene, solo exposto e corpos d’ água. O processo de classificação das imagens orbitais teve frequência mensal abrangendo o período de janeiro a dezembro de 2020 e foi estatisticamente validado através do índice kappa, matriz de confusão e pelos índices de acurácia do produtor e consumidor. Os resultados do processo de classificação do uso da terra permitiram observar uma dinâmica espacial dominada por culturas agrícolas de ciclo anual, onde a cana-de-açúcar é a cultura dominante, exercendo grande influência no aspecto ambiental da área de estudo.
  • ItemTese de doutorado
    Especialização produtiva e vulnerabilidade territorial na Região Sucroenergética do Triângulo Mineiro, Minas Gerais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-22) Teodoro, Marcelo Alves; Frederico, Samuel [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho teve como objetivo principal analisar a vulnerabilidade territorial decorrente do processo de especialização produtiva do setor sucroenergético na Região Sucroenergética do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, a partir da década de 2000. Partimos da hipótese que a formação de uma região sucroenergética promove o aprofundamento da especialização produtiva resultando em maior vulnerabilidade territorial. Entende-se por vulnerabilidade territorial, a fragilização espacial decorrente da especialização produtiva que, por um lado, confere atributos de competitividade diferenciados ao segmento hegemônico, enquanto, por outro, diminui a autonomia local, à medida que insere a região num contexto de produção global, dentro do qual ela se torna funcional e alienada. Os resultados elucidaram que a Região Sucroenergética do Triângulo Mineiro se especializou no setor sucroenergético no início do século XXI, processo percebido não só no campo, mas também nas áreas urbanas com objetos técnicos e informacionais funcionais ao setor. Conforme a região foi se tornando especializada no setor sucroenergético, os processos de vulnerabilidade ficaram evidentes, tais como: a queda de outras culturas agrícolas destinadas à produção de alimentos; a área agricultável passou a ser ocupada com 40% com a cana-de-açúcar; falências e recuperações judiciais de usinas sucroenergéticas e a degradação da remuneração e queda do número de trabalhadores do setor sucroenergético.
  • ItemTese de doutorado
    O setor produtivo de barras de cereais e proteicas do estado de São Paulo: circuitos espaciais de produção, círculos de cooperação e implicações sócio-espaciais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-11-08) Cano, Fernando Camillo Santos [UNESP]; Mendes, Auro Aparecido [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente investigação científica teve por objetivo espacializar os circuitos de produção e os círculos de cooperação de dois setores produtivos, quais sejam: barras de cereais e as barras proteicas. Dessa forma, as barras de cereais e proteicas demandam circuitos espaciais produtivos com sinergias, linkages e círculos de cooperação intensivos em inovações com profundas implicações sócio-espacial. Assim sendo, foram analisadas também, a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e as relações interindustriais na produção desses alimentos no período de 2000 a 2020. Considerando a escassez de trabalhos científicos acerca das implicações sócio-espacial desses setores produtivos no Brasil, os procedimentos metodológicos utilizados foram o levantamento bibliográfico e as pesquisas de campo junto às seis principais indústrias do estado de São Paulo e aos municípios que se encontram instaladas, que são eles: ADS Laboratório Nutricional Ltda. (Matão), Kobber Alimentos Ltda. (Diadema), Nestlé do Brasil Bebidas e Alimentos Ltda. (Caçapava), Supley Laboratório de Alimentos e Suplementos Nutricionais Ltda. (Matão), Vida Forte Nutrientes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda. (Araçoiaba da Serra) e a United Mills Alimentos Ltda. (Sorocaba). Cabe ressaltar que as indústrias foram selecionadas de acordo com seu share of mind e sua participação no mercado nacional. Posteriormente, foram aplicados questionários às organizações que regulamentam o setor produtivo de barras de cereais e proteicas, quais sejam: Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação (ABIA), Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI), Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para fins especiais e congêneres (ABIAD), Associação Brasileira das empresas do setor fitoterápico, suplemento alimentar e de promoção da saúde (ABIFISA) e Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (BRASNUTRI). Por fim, foi realizada a análise dos dados e a redação final.
  • ItemTese de doutorado
    Raciocínio geográfico e os níveis de complexidade em mapas temáticos: análise da proposta curricular de Geografia do Estado de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-28) Florentino, Raiane [UNESP]; Souza, José Gilberto de [UNESP]; Martinelli, Marcello; Juliasz, Paula Cristiane Strina; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A tese tem como objetivo investigar em que medida as atividades e exercícios que envolvem a Cartografia Temática, presentes no Caderno do Professor, material didático integrante da Proposta Curricular do estado de São Paulo, apresentam desafios que mobilizem o estudante a desenvolver habilidades relacionadas ao Raciocínio Geográfico. Para tanto, realizamos a análise sobre a formação do Raciocínio Geográfico a partir de uma estrutura que envolve as aquisições cartográficas metodológicas, estabelecidas por Simielli (1996), das habilidades espaciais, segundo De Miguel (2016) e dos elementos da taxonomia do pensamento espacial, elaborada por Jo e Bednarz (2009), presentes nos mapas temáticos estabelecidos em situações de aprendizagem, direcionados ao ensino fundamental e médio. A partir dessa investigação, avaliamos se os exercícios que abrangem os mapas temáticos desenvolvem conceitos chave e estruturantes espaciais, além de mobilizarem e desenvolverem o Raciocínio Geográfico dos alunos, de modo a verificar a complexidade exigida pelo Caderno do Professor a partir dos exercícios e atividades correlacionadas com as representações gráficas. Os resultados demonstraram que o material didático favorece esse estímulo a partir da mediação do professor, que é, sem dúvidas, o método que impulsiona esse processo.