Geotecnologias digitais no ensino médio: avaliação prática de seu potencial

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Data

2004-07-02

Autores

Di Maio, Angelica Carvalho [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A informatização está sendo introduzida na educação básica; contudo, ainda são limitadas, no País, as análises objetivas sobre sua real contribuição no ambiente escolar. Esta pesquisa se insere neste contexto, obtendo, a partir de teste na área de Geografia, indicadores do desempenho e da aceitação da educação informatizada no âmbito formal do ensino médio. Desta forma, este trabalho avaliou o ensino informatizado e pela Internet envolvendo geotecnologias, bem como gerou em ambiente digital o meio para esta avaliação. Foram desenvolvidas unidades instrucionais digitais, abrangendo cartografia, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Enfocou-se, por exemplo, aspectos da vegetação e ocupação urbana. Em tempo real, podem ser acessados dados de previsões meteorológicas e de queimadas, entre outros. Realizou-se a avaliação do material gerado junto aos professores e alunos de duas escolas públicas de São José dos Campos, SP, que indicou aproveitamento geral positivo e aceitação desta nova opção de ensino. O protótipo de Ensino Digital gerado, denominado GEODEM, utiliza versão simplificada do aplicativo SPRING na realização de exercícios. As informações dos alunos e professores forneceram indicadores e orientações quanto à incorporação de novas tecnologias para melhoria do ensino médio, em particular, na escola pública...
Computers are being introduced in basic education; however, objective analyses in the country regarding their effective contribution in the school environment are still limited. This research is related to this context, and from a test in the field of Geography obtained performance and acceptance indicators of digital education within the formal scope of secondary education. Computer-aided teaching, including Internet access and uses of geotechnologies were evaluated, and to do so the media needed for the evaluation was also produced. Digital educational units were developed, including cartography, remote sensing and a geographic information system, in accordance to the national official curricular guidelines. Focused were, among other subjects, vegetation and urban occupation changes; these tools allowed real-time access to weather forecasts and occurrences of forest fires data. The digital material evaluation was carried out with teachers and students of two public schools in Sao Jose dos Campos, SP; and indicated a general positive use and acceptance of this contemporary education option. The education prototype developed, called GEODEM, used the SPRING software base for the exercises. Information supplied by the students and teachers provided indicators and orientations for the incorporation of new technologies to improve secondary education, particularly in the public school...(Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Cartografia, Sistemas de informação geografica, Sensoriamento remoto, Geographical information systems

Como citar

DI MAIO, Angelica Carvalho. Geotecnologias digitais no ensino médio: avaliação prática de seu potencial. 2004. xi, 172 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.