Avaliação da ação do hidróxido de cálcio sobre LPS de Pseudomonas aeruginosa por meio da liberação de óxido nítrico e TNF-'ALFA' em cultura de macrófagos peritoneais de camundongos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2001-12-17

Autores

Queiróz, Celso Emanoel de Souza [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O autor avaliou a capacidade do hidróxido de cálcio em neutralizar o LPS de Pseudomonas aeruginosa, através de duas metodologias, a liberação de óxido nítrico e Fator de Necrose Tumoral Alfa (TNF-a) em cultura de macrófagos peritoneais de camundondos. O autor concluiu que o LPS bacteriano é um potente estimulador da produção de NO e TNF-a e que o tratamento deste LPS com hidróxido de cálcio causa sua inativação.
It was evaluated the calcium hydroxide in neutalysing Pseudomonas aeruginosa's LPS. Two methodologies were used; NO and TNF-a liberation in macrophage's rat culture. It was concluded that Ca(OH)2 inhibitted TNF-a and NO liberation.

Descrição

Palavras-chave

Hidroxido de calcio, Endodontia, Macrophage, Nitric oxide, Root canal, Tumor necrosis factor-alfa (TNF-a)

Como citar

QUEIRÓZ, Celso Emanoel de Souza. Avaliação da ação do hidróxido de cálcio sobre LPS de Pseudomonas aeruginosa por meio da liberação de óxido nítrico e TNF-'ALFA' em cultura de macrófagos peritoneais de camundongos. 2001. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araraquara, 2001.