A oralidade nos cursos a distância de licenciatura em Letras com habilitação em língua portuguesa: uma análise discursiva

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-09-15

Autores

Cavalcante, Luciana Rocha [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese tem como objetivo analisar o lugar da oralidade nos cursos de licenciatura em Letras a distancia com formação em língua estrangeira, para que sejam investigadas as Concepções de Lingua(gem) e de Ensino que norteiam esse fazer pedagógico, oportunizando o desenvolvimento das habilidades de ouvir e falar em um idioma estrangeiro através das tecnologias de informação e comunicação adotadas na atualidade. Nesta direção, constrói-se, inicialmente, um percurso da evolução da comunicação humana para, posteriormente, a partir da literatura, se compreender o fenômeno da linguagem num nível que extrapola a dicotomia língua/fala até o conceito de discurso. Descreve-se, não só, a historização da língua estrangeira ao longo da evolução das tecnologias que auxiliam ao seu ensino, como também, a sua inserção na condição de disciplina curricular da Educação Brasileira. Apresenta-se ainda um panorama do ensino superior no Brasil, com ênfase nos cursos de Letras, na modalidade de educação a distância, a partir dos dados disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), referentes ao ano de 2008. Abordam-se métodos e técnicas de ensino de língua estrangeira por meio de teóricos, ademais trata-se da oralidade como veículo da memória dizível em relação ao ensino de LE. Realiza-se uma investigação com base no levantamento bibliográfico e na pesquisa de campo, o qual resultou em um corpus constituído de enunciados de documentos jurídicos e pedagógicos e respostas a entrevistas e questionários aplicados com coordenadores e tutores de LE a distância, que foram analisados considerando as categorias inerentes à Análise do Discurso como discurso, sujeito e memória à luz dos estudos de Pêcheux (1988,1997 e 1999) e Foucault (1999 e 2008)
The aim of this thesis is to analyze the role of orality in distance-education Languages and Literature undergraduate programs, in order to investigate Language and Teaching concepts of education through development of listening and speaking abilities in a foreign language using current communication and information technologies. To this end, we plotted the initial evolution of human communication and later, from literature the understanding of speech phenomenon beyond the dichotomy language/speech and towards the concept of discourse. We describe not only the historicising of the foreign language along the development of teaching technologies, but also the inclusion of foreign language as curriculum subject in Brazilian Education. We also present an overview of higher education in Brazil, with emphasis on Distance Learning Courses in Language and Literature, based on 2008 data from the National Institute of Educational Studies Anísio Teixeira (INEP) website. We discuss theories, methods and techniques of teaching foreign languages. Otherwise, we address orality as a vehicle of speakable memory related to FL teaching. We conducted our investigations with literature reviews and field research. The resulting body of evidence consists of legal and pedagogical documentation and information obtained in questionnaires and interviews with distance learning coordinators and foreign language tutors. The latter were analysed as discourse, subject and memory as per categories of Discourse Analysis by Pêcheux (1988,1997, 1999) and Foucault (1999, 2008)

Descrição

Palavras-chave

Análise do discurso, Ensino a distância, Oralidade, Línguas estrangeiras - Ensino, Foreign languages teaching

Como citar

CAVALCANTE, Luciana Rocha. A oralidade nos cursos a distância de licenciatura em Letras com habilitação em língua portuguesa: uma análise discursiva. 2011. 218 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.