Estudo de vocábulos para proposta de instrumento de avaliação do vocabulário de crianças não-oralizadas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-08-03

Autores

Paura, Andréa Carla [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Pesquisadores da área de comunicação suplementar e alternativa têm discutido a falta de instrumentos para avaliar crianças e jovens com necessidade complexa de comunicação. Este trabalho teve por objetivo selecionar vocábulos para um instrumento de avaliação do repertório de vocabulário de crianças não-oralizadas com idade de dois a onze anos e onze meses. Para a seleção dos vocábulos foram realizados três estudos. O primeiro estudo identificou e descreveu instrumentos disponíveis para avaliação do vocabulário receptivo e suas listas de vocábulos. O segundo estudo identificou e descreveu pesquisas que apresentaram inventários ou listas de vocábulos empregados por crianças e seus parceiros de comunicação. O terceiro estudo utilizou o Protocolo de Habilidades de Comunicação para alunos não-falantes em situação familiar e escolar com o objetivo de identificar o vocabulário relatado por pais e professores durante a rotina de crianças e jovens com deficiência nãooralizados. A partir do resultado de vocábulos identificados nos três estudos foram estabelecidos critérios para análise do material: o número de ocorrência dos vocábulos; a classificação do sistema Picture Communication Symbols e uma classificação semântica e sintática. A classificação dos vocábulos de acordo com o sistema Picture Communication Symbols e a classificação semântica e sintática passaram por julgamento de juízes para verificar o índice de concordância. Com respeito à freqüência de ocorrência dos vocábulos, dos 1.181 vocábulos identificados nos três estudos observou-se que 648 (54,87%) vocábulos foram citados uma única vez, 1.014 (85,86%) dos vocábulos ocorreram de uma a quatro vezes e somente 167 (14,14%) vocábulos foram verificados com freqüência de ocorrência igual ou maior que cinco. Com respeito à classificação dos vocábulos pelo sistema Picture...
Researchers in the field of alternative and supplementary communication have studied the lack of instruments to assess children and young people with a complex communication need. This study is focused in selecting words for an assessment tool of vocabulary range in nonspeaking children aged between two and eleven years and eleven months old. Three studies were necessary to select the words. The first study identified and described tools available for the assessment of receptive vocabulary and its lists of words. The second study identified and described the research which showed inventories or lists of words used by children and their partners in communication. The third study used the Communication Skills Protocol for nonspeaking students in school and family situations in order to identify the vocabulary reported by parents and teachers during the routine of those non-speaking children and teenagers. Based on the result of words identified in the three studies, criteria were established to analyze the material: the number of word occurrence, the classification of the Picture Communication Symbols system and a syntactic and semantic classification. The classification of words according to the Picture Communication Symbols system and the syntactic and semantic classification were verified by judges so that the agreement index could be checked. Regarding the frequency of word occurrence, it was found that, out of 1.181 words identified in the three studies, the study indicated that 648 (54.87%) words were mentioned only once, 1.014 (85.86%) words were mentioned between one and four times, and only 167 (14.14%) words were verified with an occurrence of frequency greater than or equal to five. Concerning the classification of words by the Picture Communication Symbols system, it was observed that the classification of words which were concrete and abstract nouns represented a greater number... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Educação especial, Paralisia cerebral, Sistemas de comunicação alternativos, Special education, Systems of alternative and augmentative communication, Cerebral palsy, Vocabulary, Child language

Como citar

PAURA, Andréa Carla. Estudo de vocábulos para proposta de instrumento de avaliação do vocabulário de crianças não-oralizadas. 2009. 135 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.