Atividades de formação de professores para o trabalho com prevenção de acidentes infantis

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Data

2012-02-10

Autores

Pondaco Gonsales, Thaís [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A prevenção de acidentes infantis é tema preconizado para o ensino fundamental, porém, estudos que preparem sistematicamente os profissionais da educação para atuar com esta temática na escola não são frequentemente encontrados. Esta pesquisa investiga o envolvimento de professores com o tema acidente infantil, elabora, aplica e avalia atividade de formação para professores para a inserção curricular do tema acidente infantil. Participam duas professoras (P1 e P2) do quarto ano da rede municipal de Ensino Fundamental da cidade de Marília (SP), de duas escolas diferentes. Utilizam-se impressos pré-elaborados e equipamentos. Investiga-se o envolvimento das professoras por meio de entrevista, análise de seus semanários e observação de suas aulas. A atividade de formação é elaborada a partir do estudo do envolvimento das professoras e da literatura com o objetivo de que as professoras elaborem ações, descrevendo-as no semanário ou em outro material adequado, relacionadas diretamente à prevenção dos acidentes infantis, com enfoque teórico, para serem realizadas com seus alunos em sala de aula. A aplicação é realizada na própria escola e em horário de trabalho. A avaliação da atividade de formação é realizada por meio da observação da aula da professora que aborda a prevenção dos acidentes, nova entrevista e análise do semanário. Como resultados, verifica-se que as docentes têm informação sobre o tema, envolvendo primeiros socorros, e é considerada insuficiente. A abordagem do tema nas suas aulas não é frequente e acontece de forma indireta. É elaborada atividade de formação incluindo uma Folha de Instruções e um Caderno de Estudos, divido em sete fichas, com pequenos textos e notícias. Ao final...
The prevention of child injury is a subject recommended for elementary school, however, studies that systematically prepare education professionals to work with this subject in school are not frequently found. This study investigates the involvement of teachers with the subject of child injury, develops, implements and evaluates activities to educate teachers to a curricular implementation of child injury subject. Two fourth grade teachers of two different municipal elementary schools of the city of Marilia (SP) (P1 and P2) participated in the survey. It was used pre-designed forms and equipments. The involvement of teachers was investigated through interviews, analysis of their dairies and observation of their classes. The training activity was drawn based on the study of the involvement of teachers and in the literature. It has the objective of having the teachers preparing actions directly related to the prevention of child injuries, with a theoretic approach, to be conducted with students in the classroom, describing them in the dairy or other suitable material. The application is performed in the school and within the work schedule. The evaluation of the training activities is performed by observing the teacher's classes that address the prevention of accidents, new interviews and analysis of their dairies. As a result, it was found that teachers have information on the subject involving first aid, and it is considered insufficient. This theme is not frequent and it has an indirect approach. Educational activities were developed including an Instruction Sheet and a Study Book, divided into seven sheets with short texts and news. At the end of each sheet there is a Study Guide and an Opinion Survey. During the implementation... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Educação, Professores - Formação, Prevenção de acidentes infantis, Education, Children's accidents - Prevention, Teachers -Training of

Como citar

PONDACO GONSALES, Thaís. Atividades de formação de professores para o trabalho com prevenção de acidentes infantis. 2012. 183 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.