Mediação midiática e teoria histórico-cultural: aproximações pedagógicas

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Data

2011

Autores

Bianchini, Angelo Rodrigo [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Frente ao aumento significativo do número de cursos ofertados pelas instituições de educação superior na modalidade de Educação a Distância, este trabalho tem o objetivo de refletir as suas potencialidades pedagógicas para o trabalho educativo comprometido com as máximas possibilidades do desenvolvimento humano. Esta apreensão foi realizada a partir de uma aproximação pedagógica com a abordagem teórica histórico-cultural, que vai ao encontro da nossa concepção do homem como um ser social, produtor de bens materiais, de relações sociais e do próprio conhecimento, e, nesse sentido, um produtor de toda a cultura humana existente, um produtor de si mesmo. Para tanto, buscou-se as seguintes compreensões: o papel que a Educação a Distância vem assumindo frente as políticas educacionais pelo viés do discurso de democratização e universalização da educação superior preconizado pelo Estado, levando-se em conta, a política de expansão das vagas ofertadas em todo o território nacional no período de 1996 a 2008; o processo educativo nas diferentes esferas de relações sociais do homem, que no âmbito deste trabalho denominamos de relações sociais em-si e relações sociais para-si, como condição humanizadora; por fim, tratou-se de compreender a estrutura e o diálogo autorizado pelos instrumentos midiáticos a partir de uma experiência com a modalidade de Educação a Distância, uma vez que pelos postulados da teoria histórico-cultural a comunicação é quem confere o caráter da mediação existente nas relações sociais. A experiência foi realizada no período de agosto a outubro do ano de 2009, a partir da disciplina Algoritmos do Curso de Licenciatura em Informática do Campus VII da Universidade...
Facing the significant increase in the number of courses offered by higher education institutions in the form of distance education, this paper aims to reflect their pedagogical potential for the educational work committed with the highest possibilities of human development. This study was made from a pedagogical approach with the cultural-historical theoretical approach, which meets our conception of man as a social being, producer of material goods, social relations and knowledge in itself, and this way, a producer of all the existing human culture, a producer of himself. For this, we sought the following understandings: the role that Distance Education has taken forward the educational policies from the higher education discourse of democratization and universalization perspective, considering the policy of expansion of places offered in the entire national territory in the period of 1996 to 2008, the educational process in the different human social spheres, that in this work we call social relationships in it-self and social relationships for one-self, as a humanizing condition; and finally, this study attempted to understand the structure and dialogue authorized by the instruments of media from an experience with Distance Education, as it was assumed by the historical-cultural theory the communication is who grants the measuring character of existing social relations. The experiment was conducted from August to October, 2009, from the discipline of Algorithms in the Computer Science Graduation on Campus VII of the Maranhão Federal University, located in Codó city (MA) and it was attended by thirty-one students. The analyzed data was collected through two questionnaires and records held by the participants... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Educação, Ensino a distância, Professores - Formação, Teacher training

Como citar

BIANCHINI, Angelo Rodrigo. Mediação midiática e teoria histórico-cultural: aproximações pedagógicas. 2011. 225 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2011.