Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim Jundi

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003-06-16

Autores

Flores, Daniel Garcia [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A escolha do tema do presente trabalho - Construindo uma gestão participativa - surgiu da necessidade de relatar minha experiência profissional como Diretor de uma das unidades do Centro Paula Souza - a Escola Técnica Estadual Amim Jundi - o local da construção. Minha vida profissional e, posso acrescentar, minha vida pessoal sempre estiveram pautadas por atitudes, hábitos e princípios democráticos. A busca de respostas, tanto para a solução de problemas no cotidiano escolar, bem como para a fundamentação teórica das experiências vividas, estão traduzidas, inicialmente, pela dissertação de Mestrado - Conselho de Escola: Possibilidades e Limitações; e, na atualidade, pelo desenvolvimento deste trabalho. É óbvio que a própria escolha do tema, tanto da dissertação quanto da tese, demonstra minha crença na democracia, apesar do contexto político e econômico, que, às vezes, dificultam a efetiva realização desse ideal de governo. Durante as leituras específicas sobre gestão participativa, as pesquisas e levantamento de documentos, na verdade, durante o desenvolvimento do presente trabalho, pude perceber o quanto há para caminhar no sentido de edificar a gestão participativa, não somente na Amim Jundi, mas nas escolas de modo geral. O objetivo central deste estudo é expor, analiticamente, as mudanças efetuadas na organização e gestão da Escola Técnica Estadual Amim Jundi, no período de 1996 a 2000. Situada no município de Osvaldo Cruz - SP, a Amim Jundi faz parte do complexo institucional denominado Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - instituição pública voltada para a educação profissional de nível básico, técnico e tecnológico.
The choice of the present work - Building a participative management - has risen from my need of reporting my professional experience as Director of one of Centro Paula Souza units - the Escola Técnica Estadual Amim Jundi - The building site. My professional life and, I should add that, my personal life have always been supported by democratic attitudes, habits and principles. The search for answers, as to the solution of problems in the school daily life as to the theoretical basis of the experience passed through, are translated, first, by the Masters Dissertation - School Council: possibilities and Limits; and, today, by the development of the present work. Obviously, the choice of the theme itself, as much of the Dissertation as the Thesis, demonstrates my belief in democracy, despite the political and economic context, which, sometimes, makes difficult the effective achievements of this government ideal. During the specific readings about participative management, research and document collection, actually, during the development of this work, I could tell how far it is to make progress in order to construct the participative management, not only at Amim Jundi School, but in schools in general. This work aims to show, analytically, the changes done in the organization and management of Amim Jundi School, from 1996 to 2000. located in the town of Osvaldo Cruz - SP, Amim Jundi School makes part of the institutional complex called Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS (Paula Souza Technological Education State Center) - a public institution devoted to the professional education in basic, technical and technological levels.

Descrição

Palavras-chave

Escolas - Organização e administração, Escolas - Gestão participativa, Gestão participativa - Escolas, Schools, Democracy, Organization and administration

Como citar

FLORES, Daniel Garcia. Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim Jundi. 2003. 161 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.