A raiva no desenvolvimento da noção de respeito em crianças da educação infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-03-04

Autores

Scarin, Ana Carla Cividanes Furlan [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo compreender qual o papel da raiva na constituição da noção de respeito pela criança. Tomando por base resultados obtidos em um primeiro trabalho, O desenvolvimento da noção de respeito pela criança da Educação Infantil, o qual também teve como foco a questão da constituição do respeito e sua relação com experiências de amor e medo vividas por quem está aprendendo a respeitar. Compreendendo, a partir deste primeiro trabalho, a vigência desta questão, buscamos aprofundar o compreendido acerca desta constituição enquanto processo, a qual envolve, além das experiências citadas, notadamente a raiva. A partir de descobertas realizadas por Jean Piaget no campo da moral, pesquisamos junto às crianças acerca do que assinalaria o aparecimento deste fenômeno, ou seja, a raiva na constituição do respeito. A pesquisa foi desenvolvida em uma E.M. de São José do Rio Preto/SP, utilizando como instrumento de coleta de dados a Entrevista Clínica Piagetiana, realizada com 19 crianças entre quatro e seis anos de idade, com o auxílio de uma estória narrada e ilustrada, um questionário previamente elaborado, expressões faciais traduzindo seis tipos de emoções, e expressões faciais variando da contrariedade inegável ao mais amplo sorriso de satisfação. O acompanhamento às crianças foi feito durante três anos, e as entrevistas, realizadas três vezes. Como resultados dos dados compilados, ficou claro que as crianças têm noção de que devem respeitar, reconhecem uma ordem, gostam da professora mas têm dificuldade de absorverem o impacto que a raiva da ordem traz consigo.
The present research aims at understanding the role of anger related to the formation of the idea of respect by the child. We made use of the results obtained in our first work: O desenvolvimento da noção de respeito pela criança da Educação Infantil [The development of the idea of respect by nursery school students]. We found out that the development of the idea of respect in the child was associated with experiences of love and fear while they are learning to respect. Taking into consideration this aspect, we decided to refine our study about this process, more precisely, to understand anger whilst a process. Making use of Jean Piaget’s theory of moral judgment, we observed children’s attitudes in order to establish the moment when the anger and the development of respect appeared. The research was carried out in a nursery school in São José do Rio Preto – São Paulo – Brazil, we observed 19 children age 4-6; to collect data, we made use of Clinical Interview derived from Piagetian investigations. We also made use of an illustrated story, a previously prepared questionnaire, facial expressions displaying six kinds of emotions, ranging from strong opposition to wide open smile. We accompanied the children during 3 years, and we interviewed them 3 times. The results show that the children accept the fact that they have to respect the others; they recognize an order, they like the teacher but they have problems to deal with the impact of anger and order. We found out that the experience of anger may or not precede the proper conditions to the development of the notion of respect. The children accept the impact of anger and sediment the acceptance of themselves, opening space to absorb the other as someone to be respected.

Descrição

Palavras-chave

Psicologia do desenvolvimento, Educação de crianças, Desenvolvimento moral, Respeito, Ira, Heteronomia, Anger, Respect

Como citar

SCARIN, Ana Carla Cividanes Furlan. A raiva no desenvolvimento da noção de respeito em crianças da educação infantil. 2008. 230 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.