Práticas de leitura na licenciatura em letras: a formação do leitor

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-05-12

Autores

Parahyba, Martha Ribeiro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender as diferentes formas de apropriação dos escritos, dos alunos da 4a. série, do curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu, com o foco sobre práticas de leitura, na perspectiva da história cultural. Interessa compreender os diferentes modos de apropriação e representação da leitura de alunos-leitores formandos do curso de Licenciatura em Letras, por meio do exame de suas práticas de leitura. A expressão práticas de leitura designa uma referência à leitura como um ato cultural. Portanto, opera-se teoricamente com contribuições de autores que trabalham com práticas de leitura e práticas de leitura escolar. A abordagem metodológica inclui pesquisa bibliográfica, questionário e entrevista apoiada na história oral.Tais práticas são examinadas a partir da reflexão sobre as narrativas colhidas e as observações realizadas na universidade e nos estágios de docência.
This study aims to comprehend the different forms of appropriation of the writings, by the fourth-grade students of Curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ( UNIOESTE), campus of Foz do Iguaçu, focusing on the reading practice in the cultural history perspective. It is important to understand the different ways of appropriation and reading representation by the students-readers, undergraduates of Licenciatura em Letras with Teaching Certification, through the analisys of their reading practices. The expression reading practice denotes a reference to reading as a cultural act. In order to accomplish that, the work is done theoretically with contributions of those authors who work with reading practices and school reading practices. The methodological approach includes bibliographical research, questionnaire and interview based on oral history. Such practices are analysed from the reflection on the narratives collected as well as the observations made in the university and during the teaching training programs.

Descrição

Palavras-chave

Leitura (Ensino superior), Compreensão na leitura, Formação do leitor, Reading practices

Como citar

PARAHYBA, Martha Ribeiro. Práticas de leitura na licenciatura em letras: a formação do leitor. 2008. 213 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.