A produção de textos no ensino superior: uma proposta interdisciplinar de ensino de redação para o 1º ano da graduação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2000-05-05

Autores

Almeida, Djalmira de Sá [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabajo trae las reflexiones y análisis de aspectos de la Filosofía, del Idioma, de la Metodología de Enseñar del Idioma portugués y de las Tendencias Lingüísticas Contemporáneas, adoptó en las instituciones de Enseñar de los 1 a los 3 grados de Brasil y discusiones acerca de las tareas de la Universidad en nombre de la sociedad como la fundación de un Proposta Interdisciplinar de Producción de Textos durante el 1 año de la educación más alta. Ellos son considerados, aquí, varios aspectos que ahora influencian en el proceso instrucción y aprendiendo de la composición, así como usted teme de los Parámetros, de las Pautas y de las Propuestas Curriculares Nacional para la enseñanza de Idioma portugués, en las escuelas de Principio Nivelado, Medio y Superior, que busca contribuir con las alternativas para una producción eficaz de la escritura en la perspectiva el interacionista pragmático.
Este trabalho traz reflexões e análises de aspectos da Filosofia, da Linguagem, da Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e das Tendências Lingüísticas Contemporâneas, adotadas nas instituições de Ensino do 1º ao 3º graus do Brasil e discussões acerca das tarefas da Universidade em prol da sociedade como fundamento de uma Proposta Interdisciplinar de Produção de Textos para o 1º ano do Ensino Superior. São considerados, aqui, diversos aspectos que atualmente influem no processo de ensino e aprendizagem da redação, bem como temas dos Parâmetros, das Diretrizes e das Propostas Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa, nas escolas de Nível Fundamental, Médio e Superior, visando contribuir com alternativas para uma efetiva produção da escrita na perspectiva pragmática interacionista.

Descrição

Palavras-chave

Linguística, Ensino superior, Redação

Como citar

ALMEIDA, Djalmira de Sá. A produção de textos no ensino superior: uma proposta interdisciplinar de ensino de redação para o 1º ano da graduação. 2000. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2000.