Entre o sacerdócio e a contestação: uma história da Apeoesp (1945-1989)

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Data

2007-04-05

Autores

Paula, Ricardo Pires de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Abordamos na presente pesquisa, a trajetória da organização coletiva dos professores da rede oficial de ensino do Estado de São Paulo, particularmente daquela referente à Apeoesp. Associação criada por professores secundaristas e normalistas com o objetivo de defender os interesses da categoria. Analisamos as diferentes formas de organização experimentadas ao longo dos anos, a partir de um duplo movimento. Externamente, provocado pelas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais vivenciadas no Brasil e no mundo que interagiram na formação do campo educacional paulista. Internamente, decorrente de uma dinâmica própria, provocada pelas disputas travadas pelo comando das atividades e atitudes em relação aos seus representados, ao governo e ao conjunto da sociedade brasileira. Tais condicionantes teriam contribuído para mudanças na atuação dos professores em seu cotidiano, dando origem a movimentos de construção e reconstrução de sociabilidades, modificando padrões, identidades e ações desenvolvidas coletivamente. Esse processo, acompanhado de permanências e rupturas, apresentou três fases: 1945-1963, surgimento e estruturação, até a primeira experiência grevista dos docentes; 1963- 1978, anos de acomodações e resistências em meio à ascensão e crise do regime militar instalado a partir de 1964; e, por fim, 1978-1989, fase de reorganização da entidade com base em novas experiências no enfrentamento de problemas originados ou aprofundados pelas transformações vividas no país ao longo do período de redemocratização. Fase esta que assinalou a ascensão de grupos, projetos e ideologias acerca da organização de professores, criando ou reforçando estratégias de mobilização, consolidando ações e representações acerca do magistério e de sua entidade coletiva, culminando na obtenção do registro sindical em 1989.
It was approached in the research the trajectory of the collective organization of the teachers from the official chain of education in the State of São Paulo, particularly from the one referring to Apeoesp, association created by secondary teachers with the aim of defending the category's interests. It was analyzed the different forms of organization experimented through the years, starting with a dual process. Externally caused by social, political, economical and cultural transformation experienced in Brazil and around the world, that interacted with the making of the educational field of São Paulo. Internally, as a result of its own dynamics, caused by disputes for the activities and attitudes related to their representatives, the government and the whole Brazilian society. Theses facts contributed to the changes in the teachers's role in their daily routine, originating construction and reconstruction processes of socialization, modifying standards, identities and actions collectively developed. This process, followed by ruptures and permanences, presented three phases: 1945-1963, the emergence and organization, until the first strike experience; 1963-1978, the years of adaptation and resistances during the ascent and crisis of the Military regime adopted since 1964; and at last, 1978-1989, the reorganization of the institution phase, which was based on new experiences in the confrontation with problems originated or expanded by the transformation in the Country through the democratization period. Such phase marked the ascent of groups, projects and ideologies through the teacher's organization, creating or reinforcing mobilization strategies, establishing actions and representations in the teaching process and its collective institution, culminating in acquisition of the syndical register in 1989.

Descrição

Palavras-chave

Sindicalismo, Teaching syndicalism, Teacher's association, Teacher's strike, Educational field

Como citar

PAULA, Ricardo Pires de. Entre o sacerdócio e a contestação: uma história da Apeoesp (1945-1989). 2007. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.