O programa Café com o presidente à luz da semiótica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-12-13

Autores

Ludovice, Camila de Araújo Beraldo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa propôs analisar as entrevistas dadas pelo ex-presidente Lula, ao programa de rádio “Café com o Presidente”, e verificar como o éthos do ator Lula foi construído nas suas respostas e que diferenças podem ser verificadas na construção de sua imagem com relação ao período eleitoral de propagandas, do ano de 2006, analisadas em nossa dissertação de mestrado. O trabalho fundamenta-se na teoria semiótica de origem francesa, desenvolvida por Algirdas Julien Greimas, que tem como objeto de estudo o sentido, mais especificamente o “parecer do sentido”. O corpus da análise foi selecionado levando em consideração o período anterior e posterior às eleições de 2006. O procedimento metodológico adotado consistiu em separar o corpus, delimitando as entrevistas do programa “Café com o Presidente” do primeiro semestre do ano de 2006 e do primeiro semestre de 2007. O éthos do ator Lula foi analisado juntamente com a figuratividade e a tematização de seu discurso, já que as figuras que recobrem seu discurso auxiliam na constituição de sua imagem. O gênero entrevista foi analisado separadamente, segundo os postulados teóricos do Círculo de Bakhtin. Com base nas análises foi possível comprovar que o ator Lula se constrói, nos dois momentos analisados, com um sincretismo de papéis temáticos de presidente e candidato e, por meio da alternância desses dois papéis temáticos, mostra-se como sujeito competente, para realizar a performance esperada e desejada pelo enunciatário. As análises demonstraram ainda que nos dois períodos analisados, o ator Lula, aspectualizado como presidente ou como candidato, evidencia a preocupação em construir e apresentar uma imagem de político compromissado e preocupado com seus eleitores e com o bem-estar da população brasileira. As figuras...
This research aimed at analysing the interviews given by the ex-president Lula, to the radio programme called “Café com o Presidente” (“Coffee with the President”), and verifying how the ethos of the actor Lula was built through his answers and which differences could be checked in the construction of his image in relation to the electoral advertising period, form 2006, analysed in our masters degree dissertation. Based on the French semiotics theory, developed by Algirdas Julien Greimas, which aims at studying the sense, mainly, what the sense appears to be, the analysed corpus was selected taking into account the period before and the period after the 2006 elections. The adopted methodological procedure consisted in separating the corpus, and delimitating the interviews of the programme “Café com o Presidente” (“Coffee with the President”) of the first term of 2006 and the first term of 2007. The ethos of the actor Lula was in a analysed together with the figurativization and thematization of his discourse, since the figures which recover his discourse help in his image constitution. The interview genre was analysed in a separate session, according to the theoretical assumptions of the Bakhtin Circle. Based on the analysis it was possible to confirm that the actor Lula is built, in both moments, with a syncretism of thematic roles of president and candidate and through the alternation of such roles, is seen as a competent subject, to achieve the waited and wanted performance by the enunciator. The analysis also demonstrated that in both periods, the actor Lula, aspectualised as president or candidate, evidentiates the worries in constructing and presenting the image of a politician committed and worried about his voters and the well-being of the Brazilian population. The figures used in his discourse... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Brasil Presidente (2003-2006 : Lula), Brasil Presidente (2007-2010 : Lula), Análise do discurso, Semiotica, Ethos, Semiótica francesa, Discurso político, French semiotics, Political discourse

Como citar

LUDOVICE, Camila de Araújo Beraldo. O programa Café com o presidente à luz da semiótica. 2011. 150 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.