Fungi associated with Acromyrmex and basal Attini ants from Argentina and Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-03-15

Autores

Masiulionis, Virginia Elena [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As formigas cultivadoras de fungo (tribo Attini) são insetos eusociais, os quais formam colônias de centenas até milhões de indivíduos, sendo o fungo a principal fonte de alimentação das larvas e a rainha. Segundo sua fungicultura, elas são divididas em grupos, onde encontram-se as denominadas agricultura de “Lower-Attini” (agricultura das formigas basais) e aquelas com agricultura derivada ou “Higher-Attini”. Dentro da agricultura derivada, estão as formigas conhecidas como “cortadeiras”, que cortam material vegetal fresco para utilizar como substrato para o fungo mutualista que cultivam, enquanto que as formigas com agricultura basal, usam como substrato exoesqueleto e fezes secas de insetos, sementes, material de serrapilheira e folhas secas. Dentro dos ninhos, constroem câmeras onde mantém o fungo formando uma estrutura em forma de esponja chamada de “jardim de fungo”. O substrato é constantemente renovado e o material vegetal, uma vez tendo propiciado o crescimento do fungo é descartado, segundo a espécie de formiga, em câmaras especiais dentro do ninho ou externamente ao ar livre. Ainda, não se sabe muito sobre a estrutura e diversidade das comunidades de micro-organismos associados aos ninhos, apesar do crescente número de publicações a respeito. A biologia das formigas cortadeiras da Argentina é pouco estudada e praticamente não se sabe nada sobre os micro-organismos que encontram-se associados aos jardins de fungos e depósitos de descarte. Neste trabalho, apresentão-se dados sobre as leveduras que habitam e estão relacionadas com os ninhos de três espécies de formigas cortadeiras: Acromyrmex heyeri, Acromyrmex lobicornis e Acromyrmex lundii, assim como a descrição de duas espécies novas de leveduras. Mostram-se também um hábito de forrageamento incomum na espécie...
Las hormigas cultivadoras de hongos (Tribu Attini) son insectos eusociales, los cuales forman colonias de cientos hasta millones de individuos, siendo el hongo la principal fuente de alimentación de las larvas y la reina. Según, la fungicultura practicada, pueden ser divididas en grupos, donde se encuentran aquellas con agricultura conocida como “Lower-Attini” (agricultura de las hormigas basales) y aquellas con agricultura derivada o avanzada, “Higher-Attini”. Dentro de la agricultura derivada, se encuentran las hormigas conocidas como “cortadoras o podadoras”, las cuales cortan material vegetal fresco para utilizar como sustrato para el hongo mutualista que cultivan, mientras que las hormigas con agricultura de tipo basal, utilizan como sustrato exoesqueleto y excrementos secos de insectos, semillas, material de hojarasca y hojas secas. Dentro de los nidos, construyen cámaras donde mantienen el hongo formando una estructura semejante a una esponja denominada, comúnmente, como “jardín de hongo”. El sustrato es constantemente renovado y el material vegetal, una vez consumido los nutrientes del mismo, es descartado en cámaras especiales dentro del nido, o bien, depositado exteriormente al aire libre, lo que depende de la especie de hormiga. Hasta ahora, no se sabe mucho sobre la estructura y diversidad de las comunidades de microorganismos que se encuentran asociados a los nidos, a pesar del creciente número de publicaciones hechas al respecto. La biología de las hormigas cortadoras de la Argentina ha sido poco estudiada y prácticamente no se sabe nada sobre los microorganismos que se encuentran asociados a los jardines de hongos y depósito de descarte. Con todo, este trabajo presenta datos sobre las levaduras que habitan y están relacionadas con los nidos de tres especies de hormigas podadoras: Acromyrmex heyeri... (Resumen completo clicar acceso eletronico abajo)

Descrição

Palavras-chave

Ants, Formiga, Animais - Alimentos, Mutualismo, Fungos filamentosos, Levedos, Formiga-cortadeira, Argentina, Brasil

Como citar

MASIULIONIS, Virginia Elena. Fungi associated with Acromyrmex and basal Attini ants from Argentina and Brasil. 2013. 171 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.