Determinação e diferenciação de castas em Mischocyttarus (Mischocyttarus) drewseni Saussure, 1857 (Hymenoptera, Vespidae) de acordo com a perspectiva nutricional e aspectos relacionados

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005-05-20

Autores

Noda, Sílvia Cristina Mari [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nas espécies eusociais primitivas, como nas vespas Polistinae de fundação independente, evidências de determinação pré-imaginal de castas têm se acumulado. Os principais objetivos deste estudo foram verificar, na vespa eusocial primitiva Mischocyttarus drewseni, a influência da nutrição na determinação pré-imaginal e imaginal de castas, de acordo com o desenvolvimento colonial, e a relação de hierarquia social e alimentação do adulto com a morfofisiologia das castas. Os resultados mostraram que existe forte tendência das castas desta espécie não serem determinadas pré-imaginalmente, já que a grande maioria das colônias não mostrou relação entre a quantidade de alimento ingerido pelas larvas e o posicionamento ocupado pelos respectivos adultos na hierarquia social. A determinação de castas, sob a forma de castração nutricional, ocorreu em uma das colônias, com incidência maior desta castração no início do ciclo colonial. As fêmeas dominantes foram as que ingeriram maior quantidade de alimento e as que mais solicitaram doação de saliva larval. Estas ingeriram mais alimento líquido (carboidratos) do que sólido (proteínas), mas considerando somente sólido, foram as que mais receberam este tipo de alimento em relação às fêmeas das posições inferiores. A alta capacidade reprodutiva das dominantes foi confirmada pelo maior desenvolvimento ovariano observado nestas fêmeas, que também apresentaram mais tecido gorduroso do que as subordinadas. As dominantes também apresentaram maior comprimento do mesoscuto e largura do 3º tergito. Em relação à qualificação do alimento ingerido ocorreu variação intercolonial e intracolonial. As interações de dominância nesta espécie estão principalmente associadas ao estabelecimento da hierarquia, e ocorrem no sentido de manter uma única poedeira, com as interações ocorrendo das fêmeas dominantes... .

Descrição

Palavras-chave

Vespa

Como citar

NODA, Sílvia Cristina Mari. Determinação e diferenciação de castas em Mischocyttarus (Mischocyttarus) drewseni Saussure, 1857 (Hymenoptera, Vespidae) de acordo com a perspectiva nutricional e aspectos relacionados. 2005. vi, 110 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.