Americanização no condicional: brasil nos anos 40

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

1993

Autores

Tota, Antonio Pedro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar as origens do processo do que pode se chamar de americanização da sociedade brasileira. Através de programas de rádio, do cinema, dos cartoons e outras manifestações culturais, o Office of the Coordinator of Inter American Affairs tratou de disseminar uma imagem favorável dos Estados Unidos no Brasil para garantir a unidade pan-americana na luta contra o Eixo.
The main issue of this paper is to demonstrate the roots of a process that can be called the americanization of the Brazilian society. Through radio programmes, movies, cartoons and any other cultural manifestation, the Office of the Coordinator of Inter American Affairs succeeded in spreading a very good image of the USA in Brazil so that it could have the Pan-American union-against the Axis.

Descrição

Palavras-chave

Americanização, Indústria cultural, Dominação cultural, Rádio, Cinema, Hollywood, Americanization, Cultural industry, Cultural domination, Radio

Como citar

Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 16, 1993.