Literatura Infantil: o trabalho com o processo de construção de valores morais, na educação infantil.

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Data

2007-10-23

Autores

Oliveira, Áurea Maria de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O ato de contar histórias é uma das atividades pedagógicas que compõem as ações didáticas desenvolvidas junto à faixa etária pré-escolar. Partimos do principio de que a identificação, pelo educador, das cenas que podem desencadear uma discussão moral, assim como, a organização de uma ação pedagógica, por meio do julgamento das ações das personagens, propicia um ambiente adequado para o trabalho com o processo de formação da cidadania. Com esse intuito o presente artigo tem como objetivo discutir, a partir do referencial teórico piagetiano sobre o processo do desenvolvimento moral, a utilização de textos da Literatura Infantil enquanto meio para a organização de uma ação educativa com o processo de evolução da moralidade infantil. Selecionamos para a organização desse trabalho três momentos: a contextualização do referencial teórico; a apresentação de dois textos, nos quais o educador pode identificar, no enredo das histórias, cenas que são possíveis de desencadear uma discussão moral; a seleção de um texto da Literatura que foi submetido à criança com o intuito de demonstrar a intervenção do educador no processo de construção do dialogo, da argumentação e do confronto de pontos de vista divergentes, visando a coordenação de diferentes perspectivas.
The act of telling histories is one of the pedagogical activities that compose the didactic actions developed in the preschool age period. We start by the thought that the educator’s identification of the scenes that can unchain a moral discussion, as well as, the organization of a pedagogical action, by the judgment of the character’s actions, propitiates an adjusted environment for the work with the citizenship formation process. With this intention the present article has as objective to argue, from the Piaget’s theoretical referential on the process of the moral development, the use of Infantile Literature texts as ways for the organization of an educative action with the process of the infantile morality evolution. We select for the organization of this work three moments: the contextualization of the theoretical referential; the presentation of two texts, in which the educator can identify, in the plot of the histories, scenes that are possible to unchain a moral discussion; the election of a Literature text that was submitted to the child with the intention of demonstrating the educator’s intervention in the construction process of the dialogue, the argument and the confrontation of divergent points of view, aiming at the co-ordination of different perspectives.

Descrição

Palavras-chave

literatura infantil, desenvolvimento moral, diálogo, valores éticos-morais

Como citar

Educação: Teoria e Prática, v. 16, n. 28, 2007, p. 101.