Possíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicas
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Data
2011
Autores
Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
Borghi, Raquel Fontes [UNESP]
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
Este trabalho parte da tendência já verificada em estudo anterior de ampliação das parcerias entre a esfera pública e privada na educação e tem como objetivo discutir uma das modalidades identificadas, a ampliação da adoção de sistemas apostilados privados em escolas públicas municipais e as possíveis relações com os sistemas de avaliação externos. A partir dos dados disponíveis no banco de dados do Grupo Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais – GREPPE discute-se como um dos principais fatores para o crescimento da adoção de sistemas apostilados, a busca das escolas e municípios em melhorar os resultados nos sistemas de avaliações, e, portanto, a centralidade dos sistemas de avaliações nas políticas educacionais. Aponta-se, ainda, para a contradição entre o caminho que vinha sendo trilhado, no sentido de ampliação da autonomia e democratização da gestão escolar e a adoção de sistemas privados de ensino, bem como suas possíveis implicações para a organização do trabalho pedagógico das escolas.
Descrição
Palavras-chave
Sistemas apostilados. Organização do trabalho pedagógico. Avaliação. Público-privado
Como citar
Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 38, 2011, p. 132-146.