Antropologia e os dilemas da educação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

1980

Autores

Carvalho, Silvia Maria Schmuziger de [UNESP]
Ravagnani, Oswaldo Martins [UNESP]
Lauand, Najla [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Tentativa de avaliação da contribuição que o estudo de outras culturas pode oferecer para se repensar a Educação na sociedade moderna, a Educação no Brasil de hoje. Revisão crítica da obra de Margaret Mead, como representando a maior contribuição da Antropologia americana voltada para o estudo das relações entre Educação, Cultura e Personalidade. Os dilemas da Educação na África, a partir de um conto de Munanairi. Algumas considerações sobre os pontos fundamentais a serem repensados e o significado de tradição.
An attempt at evaluation about the contribution of study of other cultures toward rethinking education in modern society, specifically in Brazil today. Critical revision of Margaret Mead's work, as the most representative of American Anthropology studies concerning relations between Education, Culture and Personality. The dilemmas of education in Africa through a tale of Munanairi. Some considerations about fundamental points to be rethought and the meaning of tradition.

Descrição

Palavras-chave

Antopologia, educação, Margaret Mead e sua obra, Tradição na África e no Brasil

Como citar

Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 3, 1980.