Modulação do sistema nervoso autônomo no desempenho motor de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

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Data

2014-02-05

Autores

Gama, Daniel Traina [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Modulation of the Autonomous Nervous System (ANS) plays as important role in the processes of human development. However, the ANS modulation in children with Developmental Coordination Disorder (DCD) has not been explored by researchers. The goal of this study was to verify the involvement and/or the role of the Autonomous Nervous System related to children with DCD issues through the analysis of Heart Rate Variability (HRV). Spectral, symbolic and conditional entropy analyses of HRV of DCD children was compared to the Typically Developed (TD) children in the following context: (1) Testing for active postural changes, from supine to orthostatic position and (2) in different stages of a motor task, specifically during instruction, practice and assessment. The test results with active postural changes indicated that children with DCD have adequate autonomous modulation while resting in basic posture positions, similarly to TD children. HRV results during different stages of the motor task indicated that, during practice, TD children showed parasympathetic modulations significantly higher than the ones showed by DCD children. During assessment, TD children reduced parasympathetic modulation closer to the modulation pattern of children with DCD. Therefore, DCD children`s neurophysiologic systemic modulation during motor task practice and both groups (DT and TDC) neurophysiologic systemic modulation during motor task assessment were not adequate to the motor performance demands throughout learning process
A modulação do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) tem papel fundamental nos processos do desenvolvimento humano. No entanto, a modulação do SNA de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) não tem sido explorada pelos pesquisadores. O objetivo do presente estudo foi verificar o envolvimento e/ou papel do SNA nas dificuldades apresentadas por crianças com TDC através de análises da Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC). Análises espectral, simbólica e da entropia condicional da VFC de crianças com TDC foram comparadas com a de crianças com DT nos seguintes contextos: (1) teste com de mudança de postura ativa, da posição supino (deitada) para a ortostática (em pé) e (2) em diferentes etapas de realização de uma tarefa motora, em específico durante recebimento de instrução, prática e avaliação. Os resultados obtidos no teste com mudança de postura ativa indicaram que as crianças TDC apresentam adaptações adequadas de modulação autonômica em repouso nas posições posturais básicas, semelhantes ao grupo com DT. Os resultados da análise da VFC durante as etapas de realização da tarefa motora indicaram que durante a prática as crianças com DT apresentam modulação parassimpática significativamente mais alta do que a apresentada pelas crianças com TDC. Durante a etapa de avaliação, as crianças com DT apresentou diminuição da modulação parassimpática, se aproximando ao padrão de modulação do grupo de crianças com TDC. Portanto, as adaptações sistêmicas neurofisiológicas das crianças com TDC durante a prática de tarefa motora e as adaptações sistêmicas neurofisiológicas de ambos os grupos durante a avaliação não foram adequadas às demandas de desempenho motor ao longo do processo de aprendizagem

Descrição

Palavras-chave

Motor ability, Capacidade motora, Sistema nervoso autonomo, Transtorno do desenvolvimento da coordenação, Variabilidade do batimento cardíaco, Aprendizagem motora

Como citar

GAMA, Daniel Traina. Modulação do sistema nervoso autônomo no desempenho motor de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 2014. 117 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.