Ensino de ciências e matemática, VI: ensino de química

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Caluzi, João José [UNESP]
Recena, Maria Celina Piazza [UNESP]
Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]
Suart Júnior, José Bento [UNESP]
Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]
Ribeiro, Marcos Antonio Pinto
Pereira, Duarte Costa
Ariza, Yefrin
Tavares, Leandro Henrique Wesolowski [UNESP]
Pérez, Leonardo Fabio Martinez [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cultura Acadêmica

Resumo

Organizado por João José Caluzi e Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani, este livro traz uma série de estudos nos quais os autores procuram discutir o ensino da Química à luz da História da Ciência e das metodologias científicas consagradas pelas instituições de ensino brasileiras na disseminação dos conhecimentos sobre a matéria, sempre com um viés analítico e por vezes bastante crítico. A coletânea aborda desde uma proposta de integração da Filosofia da Química no currículo e na didática da matéria até a prevenção de acidentes na execução de experimentos de Química no ensino médio, passando por um balanço crítico sobre as obras de Química adotadas no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio e da utilização e avaliação dos objetos de aprendizagem por professores de Química nas salas de aula brasileiras. A obra também fala do ensino da Química do ponto de vista mais específico, como nos artigos que discutem os pressupostos históricos e filosóficos sobre o princípio da incerteza, a tentativa de uma leitura kuhniana do conceito de substância e o estudo do termo densidade como obstáculo verbal à compreensão dos conceitos.

Descrição

Palavras-chave

Ciencia - Estudo e ensino, Matemática - Estudo e ensino, Quimica, Professores de ciencia, Ciencia - Aspectos sociais

Como citar

CALUZI, João José; RECENA, Maria Celina Piazzi; ZULIANI, Silvia Regina Quijadas Aro (Org.). Ensino de ciências e matemática, VI: ensino de química. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832154.