Formação docente e geografia escolar: um estudo de caso entre Brasil e Espanha

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Pezzato, João Pedro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cultura Acadêmica

Resumo

O livro de João Pedro Pezzato discute a atual organização curricular dos cursos de formação de professores de Geografia, comparando com viés crítico as experiências da Universidade de Santiago de Compostela, da Espanha, e do Curso de Licenciatura em Geografia da Unesp de Rio Claro, interior de São Paulo. Para Pezzato, enquanto na Espanha todas as disciplinas estão relacionadas com os conhecimentos específicos da área, percebe-se no Brasil o predomínio de um modelo conceitual no qual os conteúdos pedagógicos de algumas disciplinas não têm nenhuma articulação com a própria Geografia. O resultado é, muitas vezes, o divórcio entre a componente científica específica e aquela mais diretamente relacionada com as questões educativas. O pesquisador chama a atenção ainda para a falta de articulação entre pesquisa e ensino, e para a rala distinção, no Brasil, entre a formação de bacharéis e de licenciados em Geografia, já que não existem diferenças significativas entre os componentes curriculares das duas modalidades. Por isso, para ele é premente a adoção de inovações curriculares no ensino da Geografia, inclusive no que diz respeito ao ensino da leitura e da escrita no contexto da disciplina.

Descrição

Palavras-chave

Pratica de ensino, Educação, Geografia, Professores - Formação

Como citar

PEZZATO, João Pedro. Formação docente e geografia escolar: um estudo de caso entre Brasil e Espanha. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832925.