Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Fuzii, Fábio Tomio [UNESP]
Souza Neto, Samuel de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cultura Acadêmica

Resumo

A proposta deste livro - desenvolvido dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade do Instituto de Biociências da Unesp, campus de Rio Claro - é discutir o currículo da formação inicial de professores da área de Educação Física. Os autores também procuraram averiguar como os processos de avaliação estão presentes nas perspectivas dos professores e nos currículos de cada curso de licenciatura, como Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, Matemática e Pedagogia, assim como nas salas de aula. Na busca dessas respostas, o caminho escolhido foi a pesquisa de natureza qualitativa, à maneira do construcionismo social, usando como técnicas de coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. O texto foi dividido em três partes, complementadas por uma seção de considerações finais. No primeiro bloco é contemplada principalmente a origem do problema investigado - a formação básica dos professores de Educação Física - e as razões de ele ter sido colocado em discussão. O segundo bloco é dedicado à montagem de um quadro teórico e conceitual da questão e no terceiro são elucidados e debatidos os resultados encontrados

Descrição

Palavras-chave

Professores de educação fisica - Formação, Educação física - Estudo e ensino, Professores - Formação, Curriculos - Avaliação, Licenciatura, Avaliação educacional

Como citar

FUZII, Fábio Tomio; SOUZA NETO, Samuel de. Formação de professores e avaliação: a educação física em destaque. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834851.