Livros - Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • ItemLivro
    Uma ciência sobre "coisa" alguma: relações funcionais, comportamento e cultura
    (Cultura Acadêmica, 2015) Carrara, Kester; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Embora seu conteúdo seja do interesse de áreas vizinhas, como Antropologia, Filosofia, Sociologia e Biologia, o livro está situado no âmbito da Análise Comportamental da Cultura. Essa área representa um campo temático relevante no contexto de uma das mediações teórico-epistemológicas da Psicologia e é constituída por uma ciência, a Análise do Comportamento, e uma filosofia de ciência, o Behaviorismo Radical. O texto, mais precisamente, está centrado nas práticas culturais, que se referem às ações humanas executadas de maneira entrelaçada com ações de outros indivíduos, característica inerente aos comportamentos sociais. Tecnicamente, o conteúdo examinado é o anunciado no subtítulo do livro, ou seja: relações funcionais, comportamento e cultura. No entanto, para além dessa instância, o texto trata da lógica subjacente às relações ou interações entre as pessoas, e entre estas e as agências de controle (como governo, lei e religião), ocupando-se de examinar tais relações de maneira funcional. Pode-se dizer que o texto, paralelamente ao interesse por precisão técnica na ciência do comportamento, busca estimular o leitor para uma avaliação sobre quanto temos, tradicionalmente, construído pressupostos, princípios, sistemas explicativos, escolas de pensamento e teorias voltados à defesa de explicações do comportamento humano com base em estruturas, quer físicas, quer conceituais, que não passam de constructos hipotéticos que se supõe sejam diretamente causadores de ações, atividades, comportamentos. Conceber uma “estrutura cognitiva”, uma “mente pensante”, uma “estrutura de personalidade”, um ego, um eu, um id, um superego, um traço de caráter, uma estrutura fisiológica, enfim, um mecanismo subjacente responsável pela causalidade primeira do comportamento parece constituir um equívoco perene na história da Psicologia e, talvez mais, na história da ciência. Embora sem, naturalmente, negar um monismo fisicalista, ontológico, de substância, o livro rejeita o status prioritário de importância tradicionalmente atribuído às estruturas, em si mesmas, como entes explicativos do comportamento humano.
  • ItemLivro
    Aprendizagem e comportamento humano
    (Cultura Acadêmica, 2010) Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]; Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]; Fonseca, Katia Abreu [UNESP]; Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]; Lopes Júnior, Jair [UNESP]; Brito, Maria Cláudia [UNESP]; Carrara, Kester [UNESP]; Deliberato, Débora [UNESP]; Mennocchi, Lauren Mariana [UNESP]; Leite, Lúcia Pereira [UNESP]; Mello, Lucinéia Crepaldi de [UNESP]; Caramaschi, Sandro [UNESP]; Oliveira, Marileide Antunes de [UNESP]; Zanini, Marta Regina Gonçalves Correia [UNESP]; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]; Pessan, Fernanda Luz Anastacio [UNESP]; Souza, Fabiana Cristina de [UNESP]; Terra, Bruna Mares [UNESP]; Catunda, Luiza Quadros Kluteza [UNESP]; Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida [UNESP]; Bevilacqua, Maria Cecília; Jensen, Cintia Allyson [UNESP]; Strapasson, Bruno Angelo [UNESP]; Leme, Vanessa Barbosa Romera; Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]; Silveira, Fabiane Ferraz [UNESP]; Meyer, Sonia Beatriz; Sabbag, Gabriela Mello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste livro o leitor poderá compreender os processos de aprendizagem e comportamento na vertente pedagógica e clínica, considerando as diferentes pesquisas e reflexões teóricas apresentadas, sustentadas pelas contribuições dos estudos das Habilidades Sociais, dos pressuspostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Análise do Comportamento tendo como pano de fundo a inclusão social e escolar. O livro pode ser um material de consulta importante para pesquisadores e interessados no tema
  • ItemLivro
    Saúde e desenvolvimento humano
    (Cultura Acadêmica, 2010) Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]; Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]; Costa Júnior, Florêncio Mariano da [UNESP]; Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]; Silva, Gislaine Lima da [UNESP]; Caramaschi, Sandro [UNESP]; Anacleto, Aline Ariana Alcântara [UNESP]; Troijo, Maria Alice Ferraz [UNESP]; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]; Mello, Lucinéia Crepaldi de [UNESP]; Feltrin, Aline Beatriz [UNESP]; Mello, Lucinéia Crepaldi de [UNESP]; Fonseca, Mariane da Silva [UNESP]; Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]; Reis, Verônica Lima dos [UNESP]; Dameto, Cristiane Araújo [UNESP]; Joaquim, Rui Mateus [UNESP]; Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]; Zanelato, Luciana Silva [UNESP]; Calais, Sandra Leal [UNESP]; Justi, Mirella Martins [UNESP]; Neme, Carmem Maria Bueno [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este livro está dividido em quatro seções. Na primeira, que trata da Sexualidade e Corporeidade, os temas apresentados abordam o conceito de corporeidade, gênero e a busca por serviços de saúde, a imagem corporal em mulheres com depressão e a política de redução de danos em situações de sexualidade e vulnerabilidade. Na segunda seção, Intercorrências no desenvolvimento infantil, os temas se referem ao desenvolvimento infantil, abordando os efeitos do chumbo e da escolaridade, as habilidades sociais de crianças com irmão com transtorno de espectro autístico ou com desenvolvimento típico, e a ocorrência de estresse e bullying em crianças em condição de sobrepeso e obesidade. A terceira seção, intitulada Adolescentes: maternidade, fatores de risco e de proteção aborda o tema da gravidez e maternidade da adolescência, as interações familiares de mães adolescentes e os fatores de risco e de proteção em adolescentes com transtorno mental. A quarta seção, intitulada Manejo de estresse e outros fatores em diferentes populações adultas, aborda o estresse em universitários com desordens temporomandibulares, em motoristas de ônibus urbano ou em pacientes com líquen oral
  • ItemLivro
    Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliações e intervenções
    (Cultura Acadêmica, 2009) Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]; Almeida, Christiana Gonçalves Meira de [UNESP]; Battaglini, Marina Pavão [UNESP]; Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida [UNESP]; Lopes Júnior, Jair [UNESP]; Fonseca, Ana Paula Araújo [UNESP]; Sparvoli, Deise Aparecida Peralta [UNESP]; Oliveira, Jurandyr de [UNESP]; Gouvêa, Giseli Renata [UNESP]; Garnica, Karina Ramos Herreira [UNESP]; Troijo, Maria Alice Ferraz [UNESP]; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]; Camaraschi, Sandro [UNESP]; Faco, Vanessa Marques Gibran [UNESP]; Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]; Reis, Kellen Cristina Florentino [UNESP]; Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]; Villas Boas, Ana Carolina Villares Barral [UNESP]; Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]; Vicentin, Silvia Cavalcante [UNESP]; Rossi, Liene Regina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os textos que compõem esta obra analisam importantes temas na área da Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Abordam diferentes aspectos e faixas etárias, tais como: estímulos textuais e palavra digitada na infância; variáveis demográficas e desenvolvimento infantil de crianças contaminadas por chumbo; treinamento de habilidades sociais em pré-escolares; contato físico em pré-escolares nas interações e relações sociais; percepções de mães e crianças sobre as relações familiares permeadas por violência sexual do pai contra a filha; conceito de família segundo adolescentes de zona rural e urbana; estereótipos sexuais no discurso de mães na educação de seus filhos; a relação entre ex-cônjuges e entre pais e filhos após a separação conjugal; processos de ensino e de aprendizagem profissionais da docência nas séries iniciais; concepções dos professores do ensino fundamental sobre TDAH. Os estudos são embasados em tratamentos metodológicos atualizados e discutem questões relevantes sobre processos de desenvolvimento humano em face dos avanços da pesquisa cientifica
  • ItemLivro
    Psicologia do desenvolvimento humano e aprendizagem
    (Cultura Acadêmica, 2011) Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]; Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]; Anastacio-Pessan, Fernanda Luz [UNESP]; Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida [UNESP]; Bevilacqua, Maria Cecília; Lopes, Mara Aparecida de Castilho [UNESP]; Leite, Lúcia Pereira [UNESP]; Lopes Júnior, Jair [UNESP]; Luciano, Elisângela Schmöller [UNESP]; Mariano, Maria Luiza [UNESP]; Banaccorsi, Caroline [UNESP]; Bolsoni-Silva, Alessandra turini [UNESP]; Carnier, Luciana [UNESP]; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]; Perosa, Gimol Benzaquen [UNESP]; Oliveira, Felipe Ganzert [UNESP]; Schiavo, Rafaela de Almeida [UNESP]; Zane, Valéria Cristina [UNESP]; Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]; Barbosa, Caroline Garpelli [UNESP]; Neme, Carmen Maria Bueno [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este volume reúne artigos de autoria de professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento da Unesp e tem como objetivo compartilhar, com especialistas e estudiosos de Psicologia e ciências humanas, os resultados de pesquisas feitas em 2009 e 2010 para a produção de dissertações de mestrado. Os artigos estão reunidos em torno de dois eixos principais. O primeiro apresenta como tema aglutinador Psicologia do desenvolvimento humano e aprendizagem. Nessa primeira parte do livro, os autores focam suas análises na aprendizagem e sua relação com a linguagem e a atuação docente. Na segunda parte, Desenvolvimento humano e diferentes fatores no transcurso do ciclo vital, os temas dos artigos giram em torno das vivências humanas, da infância à velhice. São tratadas questões como estresse infantil, estresse na gestação e no puerpério e reflexões de adolescentes, adultos e idosos sobre a morte. Organizado pelas professoras Tânia Gracy Martins do Valle e Ana Cláudia Bortolozzi Maia, este livro é uma interessante fonte de informações sobre as mais recentes pesquisas da área de Psicologia do Desenvolvimento.
  • ItemLivro
    A teoria do apego na produção científica contemporânea
    (Cultura Acadêmica, 2012) Gomes, Adriana de Albuquerque [UNESP]; Melchiori, Lígia Ebner [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho de Adriana de Albuquerque Gomes e Lígia Ebner Melchiori visa identificar os avanços da Teoria do Apego na psicologia contemporânea, por meio da apresentação e descrição do material bibliográfico sobre o assunto publicado entre 2005 e 2010. Desta forma, as autoras sintetizam os desdobramentos da teoria elaborada pelo psiquiatra britânico John Bowlby (1907-90), que tenta explicar como se dá a relação entre o bebê e seu provedor de segurança e conforto, que é a mãe, na maioria dos casos. E a partir disto busca avaliar, por exemplo, porque algumas crianças crescem autoconfiantes e outras inseguras. Bowlby descarta a ideia do impulso primário e afirma que a relação entre o bebê e sua mãe não se desenvolve pela alimentação, mas pelo sentimento de segurança. Gomes e Melchiori encontraram 194 trabalhos sobre a Teoria do Apego, com maior volume de produção em 2007, quase sempre escritos em inglês e publicados em especial nos Estados Unidos. Elas observaram ainda o predomínio de estudos teóricos e, no caso dos estudos empíricos, um maior número de trabalhos que investigaram o apego na fase adulta. Todos os textos foram fichados pelas autoras no livro que ora vem à luz.