Livros - Televisão Digital: Informação e Conhecimento - FAAC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • ItemLivro
    Ciência de dados e os usos desta metodologia em pesquisa acadêmica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp)) Alberto, Leonardo de Andrade (Org.) [UNESP]; Moreira, Jaqueline Costa Castilho (Org.) [UNESP]
    Trata-se de coletânea de textos acadêmicos produzidos por discentes do programa de pós- graduação em Mídia e Tecnologia – mestrado profissional da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Unesp, campus Bauru, em parceria com seus respectivos orientadores, motivados pela escrita científica e pelas reflexões sobre metodologia, impulsionadas pela disciplina Seminário de Pesquisa. Entre os principais objetivos da referida disciplina obrigatória, que impulsionou os textos presentes neste volume, está a discussão em detalhes das etapas das pesquisas ou seus respectivos percursos metodológicos, visando a preparação do relatório para o exame de qualificação, etapa crucial da formação dos egressos do mestrado em Mídia e Tecnologia, reunidos em duas linhas de pesquisa: "Gestão Midiática e Tecnológica" e "Tecnologias Midiáticas".
  • ItemLivro
    A inovação social como ferramenta de combate à vulnerabilidade social
    (Ed. dos Autores, 2022) Meira, Fábio Lúcio; Albino, João Pedro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro apresenta os conceitos de Inovação e Inovação Social, destacando a aplicação de projetos de Inovação Social como ferramenta para o combate à vulnerabilidade social. Ainda, são apresentados dois exemplos brasileiros de projetos de sucesso, sendo um no apoio ao desenvolvimento de artesãos em todo Brasil e outro na área de educação, na região nordeste.
  • ItemLivro
    Design Thinking na criação de novos produtos: técnicas e ferramentas
    (Ed. dos Autores, 2022) Meira, Fábio Lúcio; Albino, João Pedro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O livro apresenta o Design Thinking como uma metodologia rica para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, aplicando ferramentas que permitem a compreensão das dores e necessidades do público-alvo, perpassando por todas as atividades: Imersão, Análise, Ideação e Prototipação.
  • ItemLivro
    Na trilha juvenil da mídia: dos suplementos teens para as tecnologias digitais
    (Cultura Acadêmica, 2012) Gobbi, Maria Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A autora procura discutir as consequências de a cultura juvenil ser hoje o ingrediente fundamental da comunicação digital, e os efeitos desta cultura sobre o comportamento dos jovens e sobre o próprio conceito de juventude. Ela enfatiza que nas últimas décadas tal conceito passou definir, mais do que uma faixa etária, uma espécie de mercadoria, oferecida, para qualquer interessado, na mídia, em academias de ginástica, casas de shows, shopping centers e nos mais variados espaços urbanos. A pesquisadora analisa o comportamento de várias gerações de jovens, especialmente depois da Segunda Guerra Mundial, a partir da consolidação da TV e de mídias voltadas especificamente para esse público, como os suplementos teen. E mostra que as novas tecnologias digitais - com sua portabilidade, mobilidade e interatividade - estão trazendo novos cenários, novas conformações da vida social, múltiplas configurações de tempo e desenhando espaços antes inimagináveis, ocupados principalmente pelos jovens. Trata-se de uma geração extremamente conectada e rebelde à sua maneira contra os valores tradicionais, que está desenvolvendo um novo estilo e um novo modo de entender o processo comunicativo, com grande dinamismo. No entanto, trata-se também de uma geração que não consegue fugir do aspecto mais perverso das tecnologias digitais, pois estas, ao evoluírem e se transformarem praticamente a cada dia e quase sempre a reboque do mercado, exigem seguidas adaptações, que os jovens nem sempre conseguem acompanhar de forma rápida e sistemática, de modo a ficarem imunes a frustrações.
  • ItemLivro
    Roteiros educativos: a adaptação de materiais didáticos para a tv digital interativa
    (Cultura Acadêmica, 2012) Abreu, Evaldo Aparecido de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ao conceber esta obra, Evaldo Aparecido de Abreu levou em conta o decreto que instituiu o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), que lista entre os objetivos da tecnologia propiciar a criação de rede universal de educação a distância. Ele estudou as atividades que deve desempenhar o profissional responsável por adequar material didático impresso, como livros e apostilas, em material audiovisual, mais especificamente para explorar a interatividade da TV. De todo o processo, o livro analisa a etapa da transformação do conteúdo pedagógico em produto audiovisual, chamado de design instrucional. E destaca o papel que o coordenador geral dessa atividade deve desempenhar. A obra levanta questões como as características tecnológicas da TV digital e do middleware Ginga, o software promotor da interatividade, e discute métodos de adaptação do material didático para a TV digital. Inclui ainda reflexões sobre a importância da interatividade no desenvolvimento de projetos educacionais e sobre como estes podem contribuir para a melhoria da educação brasileira.
  • ItemLivro
    Televisão digital: informação e conhecimento
    (Cultura Acadêmica, 2010) Gobbi, Maria Cristina [UNESP]; Kerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]; Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]; Bizelli, José Luís [UNESP]; Castro, Cosette [UNESP]; Siqueira, Alexandra Bujokas de [UNESP]; Ruthberg, Danilo [UNESP]; Marques, Jane Aparecida; Leite, Edson; Machado Filho, Francisco [UNESP]; Pereira, Ariane; Silva, Diolinda Madrilena Feitosa [UNESP]; Passos, Mateus Yuri; Souza, Edvaldo Olécio de [UNESP]; Malcher, Maria Ataide; Miranda, Fernanda Chocron; Rosa, Caroline Petian Pimenta Bono; Toniazzo, Gladis Linhares; Tellaroli, Taís Marina [UNESP]; Almeida, Diélen dos Reis Borges; Santos, Adriana Cristina Omena dos; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    Constituem a obra capítulos derivados de diferentes perspectivas acerca do tema da televisão digital terrestre, compondo um panorama prismático de diversos aspectos integrantes da inovação a partir das plataformas já existentes e da problemática da implantação, abarcando tópicos distintos componentes da implantação e manutenção do novo sistema - autores na sociedade tecnológica, diversidade cultural e política de informação, educação e participação por meio da interatividade, produção de conteúdos audiovisuais, regulação e políticas de educação, mobilidade e democracia, modelos de negócio, a viabilidade da interatividade, cenários e desafios para as emissoras públicas, a implantação no Brasil e na Espanha, a convergência com instituições educacionais, gestão de conteúdos narrativos, democracia digital, a implantação no Pará e a atuação de emissoras em cada estado, a transição do sinal analógico para o digital, a repercussão midiática sobre a implantação e as controvérsias e desinformações sobre o apagão digital.