Dissertações - Pediatria - FMB

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 25
  • ItemDissertação de mestrado
    Identificação das atitudes dos pais e familiares frente ao uso da chupeta
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2004) Pereira, Eny Regina Bóia Neves [UNESP]; Trezza, Ercília Maria Carone [UNESP]; Baldrighi, Silvia Z. de M. [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Due to an innate and natural reflex, most of the babies tend to have the strong necessity of sucking any and every object placed near their mouths. The pacifier, when rationally and temporally used, can provide for and supply this appeal. In these cases, this usage allows the perfect balance of the stomatognathic complex by effectively supporting the eruption and the position of the deciduous teeth, as well as the correct articulation of the words. The aim of this study is to present a piece of research fulfilled in tw0 day-cares in the cittes of bauru and piratininga – sp, involving children with minor social-cultural differences, in order to verify the opinion and attitude of parents in relation of the pacifier usage frequency, as well as the efects this habit may provoke. This research aroused a significant conclusion most parents tend to present a certain convenient accomodation regarding the pacifier usage, whereas others, nevertheless knowing the damagesits long-term use may provoke, are totally unaware of the severe alterations the pacifier may cause.
  • ItemDissertação de mestrado
    Caracterização venosa central em crianças internadas em Unidades de Terapia Intensiva pediátrica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2005-09-16) Paiva, Bianca Sakamoto Ribeiro [UNESP]; Fioretto, José Roberto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A cateterização venosa central é procedimento indispensável para monitorização e tratamento de crianças internadas em unidades de tratamento intensivo. Apesar de disseminada, a utilização de cateteres venosos centrais (CVCs) não é destituída de complicações no momento da inserção e durante sua manutenção. Os objetivos do estudo foram: identificar e quantificar as complicações da cateterização venosa central em crianças internadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP); identificar os fatores de risco para complicações de inserção e de manutenção e avaliar a necessidade do emprego de medidas de prevenção de complicações e, se necessário, propor modificação das normas e rotinas dos cuidados de enfermagem vigentes. Analisou-se prospectivamente todas as crianças e adolescentes (1 mês a 18 anos de idade) internados na UTIP no período de um ano e que foram submetidos a punção venosa central, no ambiente da unidade. No período, 120 CVCs foram inseridos em 83 crianças. Os residentes (R3) inseriram 84,2% dos CVCs e não houve correlação entre complicações de inserção e manutenção e o profissional que realizou o procedimento.A taxa de sucesso de punção foi alta. A veia mais puncionada foi a jugular interna (79,2%), observando-se que sete tentativas de punção foram mal sucedidas (5,8%). As complicações de inserção mais freqüentes foram mal posicionamento do cateter (14,1%) e punção arterial (10,9%). Mais de três tentativas de punção foi significante para o aparecimento de intercorrências de inserção dos CVCs (p=0,004). Quanto as complicações de manutenção, houve correlação significante para troca do cateter realizada com fio guia (p=0,008), utilização de ventilação mecânica (p=0,025) e tempo de permanência do cateter por mais de sete dias (p=0,001). Sinais flogísticos ocorreram em 68,2% dos locais de inserção...
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação das habilidades psicomotoras relacionadas à estruturação espaço-temporal em crianças com 6 anos completos, matriculadas em EMEIS de Promissão-SP, com e sem frequência à creche
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-03-17) Beltani, Michelle Vanuchi Piva [UNESP]; Trezza, Ercília Maria Carone [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa teve por objetivo comparar o desenvolvimento das habilidades psicomotoras relativas à Estruturação Espaço-temporal em dois grupos de crianças com 6 anos completos, que freqüentam Escolas Municipais de Educação Infantil em Promissão, SP, em meio período e que diferem por: um grupo freqüentar creche no outro período (grupo A) e o outro grupo não (grupo B). Para a realização dessa pesquisa foram utilizados dois instrumentos, primeiramente a anamnese realizada com as mães, com a finalidade de responder aos critérios de inclusão da pesquisa, e a avaliação da Estruturação Espaço-temporal da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca, 1996, que é composta por sete testes. Ao comparar os resultados dos grupos, observou-se que houve algumas diferenças significativas entre eles. A diferença de resultados entre os grupos permite levantar algumas hipóteses para explicá-la. Este é um trabalho inicial que tem o mérito de suscitar questões relativas à educação infantil nas creches e abrir caminhos para outras pesquisas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação vestibular em adolescentes com cinetose
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007-02-01) Mariotto, Luciane Domingues Figueiredo [UNESP]; Goldberg, Tamara Beres Lederer [UNESP]; Saes, Sandra de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Cinetose se caracteriza por intolerância ao movimento, resultante de um conflito entre as informações sensoriais. Surge freqüentemente durante a locomoção passiva em veículos, com presença de sintomas vestibulares e neurovegetativos. É um quadro clínico otoneurológico com elevada prevalência na população mundial, principalmente em crianças e adolescentes. A adolescência corresponde a faixa etária entre dez anos completos e vinte anos incompletos, período permeado por mudanças físicas, emocionais, mentais e sociais, sendo portanto, importante estar sempre atento às possíveis intercorrências nessa fase, que possam prejudicar o adequado desenvolvimento deste ser. O objetivo do estudo foi de avaliar o sistema vestibular de adolescentes com e sem queixas de Cinetose, por meio da vectoeletronistagmografia analógica. Foi desenvolvido no Laboratório de Pesquisas Otoneurológicas do Centro de Pesquisas Audiológicas do Hospital de Reabilitação das Anomalias Craniofaciais Universidade de São Paulo - Campus Bauru/SP. Foram avaliados 156 indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 10 e 19 anos e 11 meses com e sem queixa de Cinetose. Os grupos foram pareados segundo sexo e idade. O grupo com queixa de Cinetose compôs a casuística estudada e o grupo sem queixa, a casuística controle. Como critério de inclusão para ambos os grupos, os participantes deveriam ter idade entre 10 anos completos e 20 anos incompletos, além da avaliação otológica e audiológica periférica normal. Para o grupo que compôs a casuística estudada, considerou-se como critério de inclusão a presença dos sintomas da Cinetose e como critério de exclusão a presença de qualquer outro sintoma vestibular, que não a Cinetose. Inicialmente foi realizada anamnese específica para garantir ausência de queixas otoneurológicas...
  • ItemDissertação de mestrado
    Triagem auditiva neonatal universal: a experiência de dois hospitais públicos no município de Campo Grande - MS, no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2005
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-05-08) Tutes, Elaine Renata [UNESP]; Trezza, Ercília Maria C. [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Analisar os resultados iniciais da triagem auditiva neonatal, obtidos na maternidade antes da alta hospitalar, em recém-nascidos de dois hospitais públicos de Campo Grande, MS. Método: estudo de coorte transversal com 20044 recém-nascidos de dois hospitais no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2005. Foram utilizadas as Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes (EOAETs) e a Pesquisa do Reflexo Cócleo-palpebral (RCP). Os resultados dos testes foram classificados em passa e falha para as EOAETs e em presente ou ausente para o RCP. Foram analisados em relação ao(s): local de nascimento, tempo de vida no momento da avaliação, peso ao nascimento, sexo, tipo de parto, valores de Apgar, convênio assistencial e risco para deficiência auditiva segundo o Joint Committee Infant Hearing (JCIH). Resultados: Foram testados 95,96% dos recém-nascidos dos dois hospitais; nesta amostra 87,52% de recém-nascidos foram de baixo risco e 12,48% de alto risco para a deficiência auditiva. Houve predominância de respostas passa nas EOAETs para o sexo feminino e para o parto normal. Também foi observada relação de aumento de peso e aumento das respostas passa. Na população de baixo risco auditivo, conforme aumentava o tempo de vida no momento da avaliação, os resultados de passa também aumentavam; já na população de alto risco auditivo esta relação não foi observada. Conclusão: Este programa pode ser considerado como válido de acordo com as recomendações do JCIH.
  • ItemDissertação de mestrado
    A avaliação do pensamento lógico em pacientes com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem hiperatividade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007-01-30) Campos, Lúcia Galvão do Amaral [UNESP]; Goldberg, Tamara Beres Lederer [UNESP]; Padula, Niura Aparecida Ribeiro de Moura [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho investigamos, por meio de aplicação das Provas Operatórias de Conservação de Quantidades Continuas e Descontinuas do Exame Clinico de Piaget, estruturas cognitivas de 50 crianças, das quais 25 pacientes com idades de 7 a 14 anos com TDAH, seguidos no Ambulatório de Neurologia Infantil da UNESP - Botucatu, e 25 crianças na mesma faixa etária, não TDAH para controle. A equipe multiprofissional avaliou os sujeitos que apresentaram nível intelectual esperado para a faixa etária...
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise clínica e laboratorial da sepse com hemocultura positiva em recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal durante 5 anos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007-06-22) Silva, Geraldo Henrique Soares da [UNESP]; Rugolo, Ligia Maria Suppo de Souza [UNESP]; Bentlin, Maria Regina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Sepse é importante causa de morbidade e mortalidade em recém-nascidos, principalmente os prematuros. O objetivo deste estudo foi determinar a incidência e a mortalidade da sepse precoce e tardia com hemocultura positiva em recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal durante cinco anos e comparar dados clínicos e laboratoriais da sepse precoce e tardia e de acordo com os agentes etiológicos. Métodos: Estudo retrospectivo, realizado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em recém-nascidos que apresentaram hemocultura positiva durante 1999 a 2003. Foram excluídos recém-nascidos que apresentaram crescimento de mais de um agente na mesma hemocultura ou o crescimento de agentes contaminantes sem correlação clínica. Recémnascidos foram comparados entre si na sepse precoce x sepse tardia e de acordo com os agentes etiológicos: Gram-positivos x Gram-negativos x Fungos. Variáveis estudadas: incidência e mortalidade; clínicas (peso de nascimento, idade gestacional, gênero, fatores de risco para sepse precoce e para sepse tardia); laboratoriais (hemograma completo, proteína C reativa, agentes em hemocultura). Análise estatística: Teste t de Student para variáveis paramétricas, Qui-quadrado para não paramétricas e ANOVA, com significância em 5%. A incidência de sepse com hemocultura positiva foi de 11% sendo de 1,5% de sepse precoce e 9,5% de sepse tardia. A mortalidade foi de 29,5% sendo maior na sepse precoce do que na sepse tardia (34% x 25%). Prematuridade e baixo peso foram as principais características clínicas dos recém-nascidos sépticos. A idade gestacional e o peso de nascimento foram menores na sepse tardia. índices leucocitários foram significativamente maiores na sepse precoce. A rotura prematura de membranas e o uso de antibioticoterapia prévia foram os principais fatores de risco na sepse precoce...
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação do grau de satisfação materna em UTI neonatal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007-06-22) Saito, Adriana [UNESP]; Rugolo, Ligia Maria Suppo de Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em UTI Neonatal o objetivo primário da assistência é salvar vidas, sendo os cuidados centrados no paciente, mas a equipe neonatal deve ser capaz de detectar e atender em cada caso as necessidades e prioridades do RN e de sua família. No período neonatal, a assistência humanizada ao RN de alto risco tem sido focalizada pela avaliação do grau de satisfação materna. O Neonatal Index of Parent Satisfaction (NIPS) é um instrumento elaborado com base na opinião dos pais de RN de UTI Neonatal, validado, simples e de fácil aplicação para avaliar a satisfação materna. Avaliar o grau de satisfação das mães com a assistência ministrada e as atitudes da equipe de saúde na UTI Neonatal, investigar os fatores associados à satisfação materna e os aspectos da assistência que mais agradam e que mais desagradam às mães. Estudo prospectivo de secção transversal, realizado de maio de 2004 a abril de 2005, sendo entrevistadas mães de RN egressos da UTI Neonatal do HC da FMB-UNESP. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FMB-UNESP. O instrumento de avaliação foi o Neonatal Index of Parent Satisfaction (NIPS) com algumas modificações para melhor adequação à nossa realidade. O NIPS adaptado compreendeu 25 questões com 4 alternativas, tendo pontuação mínima de 25 (máxima insatisfação) e máxima de 100 (máxima satisfação). Considerou-se a mãe satisfeita quando o escore foi > 50 e escore > 90 definiu alto grau de satisfação materna. Na análise estatística utilizou-se o teste do Quiquadrado, ANOVA, teste t de Student ou Mann-Whitney, com significância em 5%. RESULTADOS: Foram entrevistadas 120 mães. O escore do NIPS foi elevado, com média de 90 l 8,1 e mediana de 92 (P25: 85,5 e P75: 95), tendo como valor mínimo 54 e máximo 100...
  • ItemDissertação de mestrado
    Opinião dos pais sobre a voz de seus filhos de 5 a 12 anos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002) Teixeira, Mariane Zulian de Marqui [UNESP]; Trezza, Ercília Maria Caarone [UNESP]; Behlau, Mara [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Alterações na voz das crianças são geralmente confundidas pelos pais com sintomas de infecções de vias aéreas superiores ou tachadas como qualidade normal da voz. Foram objetivos deste trabalho verificar a opinião dos pais sobre a voz de seus filhos no que diz respeito a: percepção e preocupação relacionadas às alterações de voz de seus filhos, fatores que influem na qualidade vocal, atitudes tomadas frente às alterações de voz, percepção de problemas vocais e referência de queixas vocais pelos filhos, importância da voz na vida familiar, escolar e para o futuro do filho. Participaram do estudo 526 pais de crianças, com idade entre 5 e 12 anos, sendo 50,2% do sexo feminino, que freqüentam escolas da rede municipal e estadual da cidade de Garça, São Paulo. Os pais responderam a um questionário padronizado. Os resultados mostraram que 74% dos pais caracterizaram a voz de seus filhos como normal e/ou bonita, sendo que 26% percebem algum tipo de desvio, entre eles muito alta, alterada, nasal e rouca ; os pais referiram que 37,5 a 68% das crianças apresentam eventualmente alguma alteração na voz e 45% dos pais se preocupam com tais alterações. A maioria dos pais que percebem alterações na voz do filho (68%) tomam alguma atitude, 36% dos pais acreditam que as crianças não percebem quando têm alterações na voz, 77,5 a 92% dos pais referiram que o filho nunca relatou queixas vocais. Grande parte dos pais (80 a 95,8%) apontou que o filho nunca apresentou mudanças na voz no decorrer do dia, perda total da voz ou rouquidão, 44% dos pais responderam que a criança se sente incomodada quando tem alguma alteração na voz e relacionam a alteração com o abuso vocal, 79,5 a 49,5% afirmaram que a voz é muito importante para a vida pessoal, familiar, escolar e para o futuro do filho. Os hábitos considerados bons para a voz foram: dormir bem...
  • ItemDissertação de mestrado
    Avaliação do esquema corporal em crianças entre 6 e 11 anos incompletos encaminhadas ao núcleo de gestão assistencial-27 de Lins, com dificuldades de aprendizagem
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-03-24) Simionato, Nuhad Dargham [UNESP]; Trezza, Ercília Maria Carone [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo teve como objetivo verificar a relação entre falhas do esquema Corporal e queixas de dificuldades de aprendizagem escolar em crianças entre 6 e 11 anos incompletos, encaminhadas ao Núcleo de Gestão Assistencial - 27 de Lins. Participaram deste estudo 80 crianças divididas em 2 grupos. O grupo A foi formado por 40 crianças de ambos os sexos com dificuldades de aprendizagem e o grupo B, também com 40 crianças, de ambos os sexos, com características semelhantes quanto à faixa etária, idade e série escolar, porém sem dificuldades de aprendizagens, recrutadas de duas escolas: a primeira de educação infantil (Egilda Sciamarelli) e a segunda da Escola Estadual de Primeiro Grau (Genoveva Junqueira). O objetivo desse grupo foi o de estabelecer uma comparação entre o Esquema Corporal e algumas características pessoais e familiares entre os grupos. Os resultados foram submetidos à análise estatística e indicaram que, um número maior de crianças do grupo A apresenta resultados inferiores, quando comparadas ao grupo B. Com relação ao sexo, idade e série escolar observou-se não haver diferenças estatísticas significativas entre as crianças do grupo A. Quanto à distribuição da soma total de pontos da avaliação do Esquema Corporal há diferenças significativas entre os resultados dos grupos A e B à exceção das crianças que obtiveram entre 11 e 15 pontos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Valores de referência de cortisol salivar para a avaliação adrenal em crianças menores de três anos, sem patologias
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002) Silva, Margarete Lopes da [UNESP]; Ferrari, Giesela Fleischer [UNESP]; Mallozi, Márcia Carvalho [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Estabelecer nível de normalidade de cortisol salivar em crianças menores de três anos, saudáveis, assim como identificar período etário possível de maturidade do eixo hipotálamo-hipofisárioadrenal. Métodos: Dosagem de cortisol salivar por método de radioimunoensaio. Resultados: Não foram observadas diferenças significativas na dosagem de cortisol salivar entre as faixas etárias estudadas. Todos os grupos apresentaram uma produção elevada de cortisol pela manhã e reduzida à tarde. Conclusões: Considerou-se como valor de normalidade no percentil 50 para menores de três anos, sem patologias de 160ng/dl (cortisol salivar cedo) e de 101ng/dl (cortisol salivar tarde). A partir de 45 dias de vida, a criança tem a capacidade de produzir um ritmo circadiano normal.
  • ItemDissertação de mestrado
    A interface entre uma Unidade de internação infantil em Pronto Socorro de Hospital Universitário, com o Sistema de Saúde local e regional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006) Fonseca, Cátia Regina Branco da [UNESP]; Rizzato, Agueda Beatriz Pires [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Frente à classificação do HC da FMB da Unesp no SUS, como Hospital Universitário e terciário objetivou-se estudar a interface da enfermaria do PS de Pediatria do HC, com o Sistema de Saúde local e regional, por meio da caracterização de suas internações, e do estudo dos recursos de saúde dos municípios da DIR-XI. Estudou-se 658 internações no período de 01 de junho a 31 de dezembro de 2003, aplicando protocolo com entrevista semi-estruturada, e coleta de dados de registros de anotações médicas e de enfermagem, além dos dados das unidades de saúde, dos municípios de procedência das internações, cadastrados no SUS. Para a classificação das doenças utilizou-se a CID-10 e para os medicamentos a lista de Denominações Comuns Brasileira (DCB) e, a dos genéricos, propostas pela ANVISA. Os protocolos foram digitados e analisados pelo Epiinfo 6.04d. Nas internações houve predomínio de meninos (53%), com a freqüência de 61,3% entre menores de cinco anos, sendo 19.9% menores de um ano; 26,5% de cinco a dez anos e 12.2% de adolescentes. De Botucatu procederam 54%, e dos demais municípios 46%. Dentre as doenças mais freqüentes, as do aparelho respiratório foram 26,4% e as conseqüentes a causas externas 16,7%. Das internações 70,9% tiveram um diagnóstico. Os exames mais solicitados foram: Hemograma 56,9%, Raios-X de tórax 42% e PCR 36,3%. Os medicamentos mais utilizados foram antibióticos (47,7%) e analgésicos e antitérmicos (29,8%). A média de permanência foi um dia. Necessitaram especialidades 43%: Neuropediatria 22,3%; Cirurgia Infantil 17,7%; Hematologia 12,7%. Foram encaminhados para enfermaria de Pediatria do HC, 25,1%, e para UTI, 1,1%. O estudo da trajetória prévia mostrou procura por serviços de saúde em 68,1%, sendo 56,9% PS e 26,2% UBS. A média do período entre a procura e a internação foi de 3,1 dias. Espontaneamente vieram 56,4%...
  • ItemDissertação de mestrado
    Determinação dos níveis sangüíneos de frutose em recém-nascidos de termo com pesos adequados para a idade gestacional com 48 horas de vida
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2001) Barreiros, Rodrigo Crespo [UNESP]; Trindade, Cleide Enoir Petean [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O metabolismo da frutose, bem como o seu nível sangüíneo em recém-nascidos não está bem esclarecido. A frutose é uma hexose encontrada normalmente no organismo humano e tem seu metabolismo associado à glicose e ao sorbitol. As principais fontes de frutose são os vegetais e o mel. O leite materno não contém frutose. O metabolismo desse açúcar é independente da insulina o que o torna uma boa opção para utilização em pacientes com deficiência desse hormônio. Além da independência da insulina, o metabolismo da frutose é caracterizado por uma rápida fosforilação e rápida conversão em glicogênio e glicose ou conversão em glicerol, para posterior utilização no metabolismo lipídico. A frutose pode ser produzida endogenamente, a partir da glicose, através da via do sorbitol. Apesar de ser utilizado há tempos clinicamente como uma alternativa à glicose, existem poucos trabalhos na literatura determinando os níveis normais em humanos. Isso ocorreu em grande parte devidas dificuldades na dosagem desse carboidrato: em virtude de ser difícil a sua diferenciação da glicose, outra hexose, além da frutose ser encontrada em pouca quantidade em fluídos orgânicos...
  • ItemDissertação de mestrado
    Disfunções tireoidianas e crescimento físico na Síndrome de Down
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2002) Macedo, Daniela Strutenskey de [UNESP]; Ferreira, Danilo Moretti [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As disfunções tireoidianas ocorrem com maior freqüência nos pacientes com Síndrome de Down (SD) do que na população em geral. Os estudos sobre crescimento físico em crianças com SD e disfunção tireoidiana são controversos; alguns autores referem menor crescimento em pacientes com hipotireoidismo compensado, enquanto outros não confirmam estes achados. Portanto, avaliar e monitorizar a função tireoidiana e o crescimento físico de crianças com SD é de extrema importância e foi o que motivou o presente estudo, o qual teve como objetivo investigar a freqüência das disfunções tireoidianas e a evolução das mesmas em pacientes com SD, avaliar o crescimento pondero-estatural das crianças com SD, comparar os percentis de peso e estatura, a velocidade de crescimento e o escore Z E/I e P/I nos pacientes SD com e sem disfunção tireoidiana. CASUÍSTICA E MÉTODO - Estudo envolvendo 43 crianças diagnosticadas como SD no Serviço de Aconselhamento Genético da UNESP - Botucatu, no período de 1996 - 2000. Os pacientes foram estudados por um período mínimo de 9 meses, com avaliação da função tireoidiana pelas dosagens de tiroxina livre e tireotrofina no início e no final do estudo e com avaliação de peso e estatura no início, meio e fim do estudo. Conforme o diagnóstico da função tireoidiana ao final do estudo, foram constituídos 2 grupos: normal ou disfunção. RESULTADOS - A amostra foi homogênea quanto ao sexo, 72% dos pacientes tinham menos de três anos de idade e 23% eram portadores de cardiopatia acianogênica. A trissomia livre do cromossomo 21 ocorreu em 98% dos casos. No início do estudo, 67,4% dos pacientes apresentaram hipotireoidismo compensado, 7% hipotireoidismo adquirido, e um paciente tinha hipertireoidismo. No final do estudo...
  • ItemDissertação de mestrado
    Intervenção fonoaudióloga para introdução da alimentação oral em recém-nascidos de pré-termo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-07-21) Correia, Karina Berneba Asselta [UNESP]; Trindade, Cleide Enoir Petean [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desse estudo foi determinar os efeitos da intervenção fonoaudiológica na introdução da alimentação oral em Recém-Nascidos de Pré-Termo com idade pós-conceptual menor ou igual a 34 semanas, e avaliar o tempo de início da alimentação, o período de transição de alimentação por via gástrica (VG) para via oral total (VO), o tempo para atingir alimentação por via oral total, as intercorrências durante o estudo e a comparação entre o peso na entrada e término do estudo e a prevalência do aleitamento materno na alta hospitalar. Os resultados mostraram que a intervenção fonoaudiológica afetou o início da alimentação por via oral (VO) em mamadeira com redução de 6 dias em relação ao grupo controle. O início do aleitamento materno reduziu-se em 8 dias, e, para atingir alimentação oral total houve redução de 6 dias, embora não tenha afetado o tempo de transição da alimentação da via gástrica para a via oral, nem o tempo de internação hospitalar e o peso na alta hospitalar, isso em virtude da rotina hospitalar. Ocorreu menor número de episódios de intercorrências como: quedas de saturação de oxigênio e vômito, durante a internação, no grupo intervenção. Houve também maior prevalência do aleitamento materno no Grupo Intervenção no momento da alta hospitalar. Concluiu-se que quanto mais precocemente se iniciar a intervenção fonoaudiológica, mais cedo o recém-nascido de pré-termo será capaz de alimentar-se oralmente de forma segura e eficaz.
  • ItemDissertação de mestrado
    Um estudo de coorte para o prognóstico da artrite idiopática juvenil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-10-04) Fernandes, Taciana de Albuquerque Pedrosa [UNESP]; Magalhães, Cláudia Saad [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivo: Caracterizar a atividade inflamatória articular e sistêmica na Artrite Idiopática Juvenil (AIJ), determinando o estado de remissão com e sem uso de medicação. Métodos: Cento e sessenta e cinco casos de AIJ classificados segundo os critérios de 2004 da Liga Internacional de Associações de Reumatologia (ILAR), acompanhados no serviço de Reumatologia Pediátrica FMB-UNESP, entre 1986 e 2005 com uma média de seguimento de 3,6 anos, foram revisados para caracterização de episódios de inatividade, remissão clínica com e sem uso de medicação, selecionando-se aqueles com acompanhamento mínimo de 1 ano. Foram analisados os descritores dos subtipos de AIJ. A freqüência de inatividade e remissão, para a comparação entre os subtipos de artrite e dos grupos que atingiram ou não remissão foram analisados por meio de estatística descritiva, análise de sobrevida por curvas de Kaplan-Meier, comparação das curvas por teste Log Rank e a análise de regressão logística para identificação de fatores preditivos para a remissão ou persistência de atividade. Resultados: Cento e oito casos preencheram os critérios de inclusão, sendo 58,3% oligoarticular persistente, 8,3% oligoarticular estendido, 1,8% poliarticular fator reumatóide positivo (FR+), 10,2% poliarticular reumatóide negativo (FR-), 12% sistêmico, 0,9% artrite psoriásica, 4,6% artrite relacionada a entesite, e 3,7% artrite indiferenciada. Dez por cento apresentavam anticorpos antinucleares (AAN) e 7,4% apresentavam uveíte. Cinqüenta e sete pacientes apresentaram um total de 71 episódios de inatividade durante o acompanhamento, com 2,9 anos em média para cada episódio. Trinta e seis episódios (50,7%) de inatividade resultaram em remissão clínica sem medicação (RC), sendo 35% para oligoarticular persistente. A probabilidade de remissão clínica em uso de medicação em 3 anos foi...
  • ItemDissertação de mestrado
    Níveis séricos de vitamina A em crianças de 6-71 meses de idade em uma Unidade Básica de Saúde no município de Botucatu - SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2001) Gonçalves, Ana Lia Ferraz Niero [UNESP]; Trezza, Ercília Maria Carone [UNESP]; Queiroz, Suzana de Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo teve como objetivo determinar os níveis séricos de vitamina A e sua proteína ligadora (RBP) em crianças de 6 – 71 meses de idade, matriculadas em uma Unidade Básica de Saúde, situada na periferia do município de Botucatu, SP. Para isso, se determinou os níveis de retinol sérico em 202 crianças pelo método espectofotométrico e a RBP pelo método de nefelometria. Os resultados foram analisados em dois grupos etários, G1 constituído pelas crianças entre 6 a 23 meses de idade e G2 pelas crianças entre 24-71meses de idade. A mediana dos níveis séricos de retinol foi de 31,1μg/dl para o grupo total, de 27,2μg/dl e 32,0μg/dl para os grupos etários G1 e G2 respectivamente, sendo essa diferença estatisticamente significante (p<0,05). A mediana dos níveis séricos da RBP foi de 2,7mg/dl para o grupo total e 3,0mg/dl, 2,6mg/dl, para os grupos etários G1 e G2 respectivamente, sendo essa diferença estatisticamente significante (p<0,05). A prevalência de hipovitaminose A em nível bioquímico (retinol < 20μg/dl) foi de 15,3% para o grupo total, de 25,9% e 11,1% para os grupos etários G1 e G2 respectivamente. Não houve associação estatisticamente significante entre o estado nutricional de vitamina A e as variáveis sexo, número de pessoas na família, constituição familiar, idade materna, escolaridade materna e uso de suplementos vitamínicos nos dois grupos etários, com exceção da renda familiar per capita no grupo etário G2. O estudo demonstrou a existência de deficiência subclínica de vitamina A nestas crianças, chamando atenção para a vulnerabilidade do grupo etário de 6 – 23 meses de idade, revelando a importância de estudos mais detalhados em crianças menores de 24 meses, bem como, a separação de grupos etários quando se estuda fatores de risco...
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo de correlação entre as provas bioquímicas de função hepática, no diagnóstico de hepatite aguda pelo vírus da hepatite A em crianças
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2001) Gabriel, Gleice Fernanda Costa Pinto [UNESP]; Coelho, Cláudio Antonio Rabello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A hepatite aguda pelo vírus da hepatite tipo A (VHA) é uma causa comum de doença hepática em crianças em nosso meio, sendo o tipo mais freqüente entre as de causa viral. Usualmente, diante de um paciente com quadro clínico e dados epidemiológicos sugestivos de hepatite aguda, a presença de doença hepática é confirmada e a evolução é acompanhada utilizando-se as chamadas “provas de função hepática” (PFH), cujos resultados habitualmente são conhecidos antes do resultado do exame sorológico, que define a etiologia. Diante do número relativamente grande de PFH que podem ser utilizadas, das implicações fisiopatológicas diferentes que podem ter e do custo de sua execução, procuramos verificar quais delas poderiam ser substituídas por outra(s) e quais as possíveis relações entre os mecanismos de suas alterações. Para isso estudamos as correlações entre os níveis das seguintes PFH – concentração sérica bilirrubina total (BT), concentração sérica de bilirrubina de reação direta (BD), atividades séricas de aspartato aminotransferase (AST), de alanina aminotransferase (ALT), de fosfatase alcalina (FA) e de γ-glutamiltransferase (γGT) em crianças com hepatite do tipo A (HA), que evoluíram para cura, em diferentes fases de sua evolução – do 1o ao 7o dia (G 0-7), do 8o ao 14o dia (G 8-14), do 15o ao 30o dia (G 15-30), do 31o ao 60o dia (G 31-60) e após os 60 dias (G > 60). Foi aplicada análise de correlação múltipla efetuando-se as seguintes análises: 1) correlação entre BD (variável dependente - VD) e BT, AST, ALT, FA e γGT (variáveis independentes - VI) nos grupos G 0-7 e G 8-14; 2) correlação entre BT (VD) e AST, ALT, FA e γGT (VI), nos demais grupos; 3) correlação entre AST (VD) e BT, ALT, FA e γGT (VI) em todos os grupos e 4) correlação entre...
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo citogenético da região 7q11.23: a síndrome de Williams-Beuren
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003) Souza, Deise Helena [UNESP]; Rugolo, Ligia Maria Suppo de Souza [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A síndrome de Williams-Beuren (SWB) é uma rara condição neurogenética causada por microdeleção hemizigótica da região cromossômica 7q11.23. Objetivos: Determinar a freqüência da microdeleção 7q11.23 (gene da elastina), relacionar fenótipo com genótipo. Avaliar a sensibilidade e especificidade dos principais sinais e sintomas dos pacientes com microdeleção. Classificar os pacientes conforme escores clínicos. Investigar a transmissão parental da microdeleção. Casuística e método: Estudo de série de casos envolvendo 18 pacientes com diagnóstico de SWB do SAG-IBB-UNESP, no período de 1986-2002. Os pacientes e seus pais foram analisados pela técnica de FISH, utilizando sondas para a região do gene da elastina manufaturadas por VYSISâ e CYTOCELLâ. Aplicou-se o sistema de pontuação fenotípica de LOWERY et al.,1995, para o diagnóstico clínico de SWB “clássica” e a pontuação de SUGAYAMA, (2001) para diferenciar pacientes com e sem microdeleção. Para os sinais mais freqüentes na amostra estudada foram calculadas sensibilidade e especificidade, tendo como padrão “ouro” o teste de FISH com microdeleção. Resultados: Nesta amostra predominou o sexo feminino (1,57:1) e a idade do 1o atendimento foi tardia (mediana 5,8 anos). A microdeleção foi detectada em 15 pacientes. A maioria dos pacientes com microdeleção nasceram pequenos para a idade gestacional (peso < P 10) e apenas 3...
  • ItemDissertação de mestrado
    Validação dos questionários de qualidade de vida (CHAQ e CHQ-PF50®) em pacientes com febre reumática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007-02-01) Bandeira, Márcia [UNESP]; Magalhães, Cláudia Saad [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivo: Avaliar os índices de saúde e bem-estar físico e psico-social, por meio de questionários auto-aplicáveis, em pacientes com Febre Reumática (FR). Métodos: Os itens e escalas do Childhood Health Assessment Questionnaire (CHAQ) e Child Health Questionnaire (CHQ-PF-50) foram compilados em um estudo transversal, durante a fase ativa ou inativa da FR; comparados com valores normativos populacionais, e de acordo com o estado de atividade ou inatividade da doença. Resultados: Cento e sete questionários foram analisados. Dezessete casos foram avaliados durante a fase aguda, seja durante o primeiro surto ou recorrência, e 90 em inatividade. A média de idade e duração média de doença na avaliação foram de 14,4 l 3,9 e 0,7l1,7 anos para casos em atividade e 12, 5l 4,3 e 5,5l4,1 anos para casos em inatividade, respectivamente. Todos os domínios e o índice de incapacidade física do CHAQ, os índices Físico e o Psico-social do CHQ-PF-50, assim como as escalas de dor e bem-estar global, apresentaram diferença significante na pontuação quando comparados com a da população de referência. A comparação destes índices e escalas, entre os casos de FR em atividade e inatividade, também apresentou diferença significante, resultando em maior incapacidade e pior avaliação do estado de saúde, com exceção da escala de dor e do Indice Psicosocial. Conclusões: A FR tem impacto nos índices de saúde física e psico-social, comparados com a população saudável. As propriedades psicométricas de ambos os instrumentos, CHAQ e CHQ-PF50, foram consideradas adequadas revelando validade de face e discriminativa.