Teses de livre-docência - FEG

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 17 de 17
  • ItemTese de livre-docência
    Criação de contexto favorável ao compartilhamento do conhecimento operário: pesquisa no ambiente vidreiro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014-06-28) Muniz Jr., Jorge [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    In search for better competitiveness, the automotive industry has discussed and applied several concepts related to people and processes. However, in many organizations, the adopted concepts are implemented and kept unarticulated. In this context, authors recognize the role of the knowledge as competitive advantage, but it is still dealt in an implicit way with the traditional models of Production Management. Exploring opportunities in this scenario, this Thesis aims to analyse worker knowledge sharing using factors of Knowledge Management, Work Organization and Production Organization. For the realization of the present Thesis, the scope of the research was restricted to be the labour environment of the glass plants shop floor. The choice of the glass sector is justified due to high dependency on the tacit knowledge of blue-collars. The research uses a qualitative-quantitative approach and employs interviews with workers and managers to identify factors. To assess the importance of these factors in the management judgments, is employed the technique Incomplete Pairwise Comparisons based on Analytic Hierarchy Process Saaty (2001). The result indicates integration among factors and highlights the importance of systematic and technical conversation among operators to share better your knowledge. Also, worker knowledge sharing is improved using communication, training and work instruction. This research extends the conceptual frameworks encountered in literature from the factors integration of Knowledge Management with the Organization of Work and the Production and makes explicit use of the theme of knowledge. This contributes to promote of a favourable context for the creation and sharing of knowledge, among the people in the labour environment, and to support incremental innovation
  • ItemTese de livre-docência
    Dinâmica e origem dos asteroides de alta inclinação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014-02-04) Carruba, Valerio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemTese de livre-docência
    Estudos de nova física em aceleradores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014-08-06) Carvalho, Fernando Luiz de Campos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemTese de livre-docência
    Gráficos de controle de Shewhart: Duas década de pesquisa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2007-12-13) Costa, Antonio Fernando Branco [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese apresenta, de forma compacta, os trabalhos mais importantes do autor, que são frutos de uma pesquisa de vinte anos sobre gráficos de Shewhart. O autor estudou os modelos que descrevem o tipo e o instante de ocorrência das causas especiais, propôs novos esquemas de amostragens e estatísticas de monitoramento. Mais recentemente, vem avaliando a capacidade dos gráficos de controle em sinalizar causas especiais quando as observações são autocorrelacionadas e propondo novas estatísticas para o monitoramento de processos mutivariados.
  • ItemTese de livre-docência
    O Método de Kane aplicado a um modelo de corpo humano para obtenção da pressão intradiscal na coluna lombar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2009-07-01) Tomazini, José Elias [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nos últimos anos tem surgido vários métodos para se estudar sistemas multicorpos. A vantagem destes métodos é a obtenção das equações do movimento de forma mais fácil e precisa. Robôs, manipuladores, mecanismos, satélites, máquinas em geral e sistemas biomcânicos, pelas suas características, podem ser vantajosamente tratados por formalismo multicorpo, mas precisamente, o método de Kane a um modelo do corpo humano, com a finalidade de se determinar a pressão intradiscal entre as vértebras L4/L5 da coluna lombar, em algumas atividades normais de vida diária, como: sentar, abaixar, pegar e elevar cargas, realizar movimentos de flexão e extensão. Pretendeu-se, também obter os esforços internos nas diversas articulações deste modelo. A pressão intradiscal representa um parâmetro importante para caracterizar a sobrecarga na coluna, podendo ter relação com a degeneração do disco intervertebral, o que produz muita dor em indivíduos. Inicialmente, o modelo foi proposto e o método de Kane foi aplicado para se obter as equações do movimento. Para resolvê-las, foi necessário realiza a filmagem de um sujeito realizando as atividades citadas, a fim de se obter as equações das trajetórias dos diversos segmentos do corpo humano. Após a simulação, os parâmetros desejados foram obtidos e comparados com valores experimentais citados na literatura.
  • ItemTese de livre-docência
    Contribuições na modelagem dinâmica e no controle neural de um braço robótico com elos flexíveis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2009-02-05) Gamarra Rosado, Victor Orlando [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em geral, estruturas espaciais e manipuladores robóticos leves têm uma característica similar e inerente que é a flexibilidade. Esta característica torna a dinâmica do sistema muito mais complexa e com maiores dificuldades para a análise de estabilidade e controle. Então, braços robóticos bastantes leves, com velocidade elevada e potencia limitada devem considerar o controle de vibração causada pela flexibilidade. Por este motivo, uma estratégia de controle é desejada não somente para o controle do modo rígido mas também que seja capaz de controlar os modos de vibração do braço robótico flexível. Também, redes neurais artificiais (RNA) são identificadas como uma subespecialidade de inteligência artificial. Constituem atualmente uma teoria para o estudo de fenômenos complexos e representam uma nova ferramenta na tecnologia de processamento de informação, por possuírem características como processamento paralelo, capacidade de aprendizagem, mapeamento não-linear e capacidade de generalização. Assim, neste estudo utilizam-se RNA na identificação e controle do braço robótico com elos flexíveis. Esta tese apresenta a modelagem dinâmica de braços robóticos com elos flexíveis, 1D no plano horizontal e 2D no plano vertical com ação da gravidade, respectivamente. Modelos dinâmicos reduzidos são obtidos pelo formalismo de Newton-Euler, e utiliza-se o método dos elementos finitos (MEF) na discretização dos deslocamentos elásticos baseado na teoria elementar da viga. Além disso, duas estratégias de controle têm sido desenvolvidas com a finalidade de eliminar as vibrações devido à flexibilidade do braço robótico com elos flexíveis. Primeiro, utilizase um controlador neural feedforward (NFF) na obtenção da dinâmica inversa do braço robótico flexível e o calculo do torque da junta. E segundo, para obter precisão no posicionamento... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
  • ItemTese de livre-docência
    Registrador de sinais analógicos usando MP3 player portátil com entrada para voz
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2008-04-28) Lucena, Samuel Euzédice de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho se propôs a utilização do MP3 player portátil para gravação de sinal nãoáudio em sua memória, utilizando-se seu recurso para gravação de voz. Para avaliar a proposta, retirou-se o microfone de eletreto do MP3 player e em seu lugar injetou-se um sinal de FM, com portadora de áudio de 1200 Hz modulada pelo sinal de interesse. O sinal é gravado no aparelho em arquivo no formato WAV. Sua recuperação se fez usando um demodulador de FM a PLL cuja entrada é o sinal de FM captado nos terminais da bobina do fone de ouvido do MP3 player. Nos testes, usou-se sinal senoidal e sinal de eletrocardiograma. Embora a qualidade dos sinais de baixa freqüência precise ser melhorada, em geral os resultados apontam para a viabilidade da proposta. Fazem-se sugestões para melhorias e extensões do trabalho.
  • ItemTese de livre-docência
    Determinação da temperatura de referência T0 da curva mestre na região de transição dúctil-frágil de aços ARBL
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-12) Guimarães, Valdir Alves [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Materiais estruturais utilizados no projeto de equipamentos e instalações industriais podem apresentar mudança de seu comportamento à fratura quando se varia a temperatura. Este tipo de comportamento caracteriza-se pela existência de uma curva de transição, onde 3 regiões ficam bem definidas: os patamares inferior e superior e a região de transição. Na região de transição, os resultados experimentais apresentam alto espalhamento e são bastante dependentes da geometria ensaiada. Para solucionar este problema, foi desenvolvido um modelo analítico experimental, que resultou na edição da norma ASTM E1921-97. O trabalho inclui um estudo da influência de diversas rotas de tratamentos térmicos aplicadas em um aço 4130 utilizado pela indústria aeronáutica, um aço de qualidade API utilizado pela indústria petrolífera e um aço da classe A516 atualmente utilizado pela indústria nacional de vasos de pressão, na microestrutura, propriedades mecânicas de tração e tenacidade à fratura. Os resultados mostraram que o aço 4130 A450, apresentou a melhor correlação entre resistência e tenacidade entre as microestruturas pesquisadas. Este comportamento deve estar associado a rota de tratamento térmico aplicada a esta condição. O tratamento de austêmpera possibilita a formação de bainita que, tradicionalmente é conhecida por apresentar elevados valores de tenacidade. O método proposto pela ASTM pode ser considerado viável para as diversas microestruturas pesquisadas ampliando a aplicação da metodologia que recomenda o ensaio apenas para aços ferríticos. No entanto, a metodologia da Curva Mestra em materiais tratados termicamente deve ser conduzida de forma a se estabelecer parâmetros que considerem as modificações microestruturais sofridas pelo material.
  • ItemTese de livre-docência
    Análise de dissipadores de calor com filmes de diamante CVD
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2008-06-27) Souza, Teófilo Miguel de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Dissipadores de calor recobertos com filmes de diamante CVD foram desenvolvidos para acoplar a semicondutores, utilizando-se do Laboratório de Deposição de Filmes de Diamante CVD, na UNESP - Campus de Guaratinguetá e o Laboratório de Diamantes da Universidade São Francisco, em Itatiba, SP. Analisou-se o filme de diamante CVD sobre o silício, para emprego como dissipador de calor, porque o filme de diamante CVD pode ter o valor da condutividade térmica até cinco vezes superior ao do cobre e de dez vezes a do alumínio. Os filmes foram obtidos via deposição através de reator de filamento quente, trabalhando-se com vários filamentos retilíneos em paralelo, resultando assim em um processo que visou obter um filme mais uniforme e com grande área de deposição. Os dados para análises da composição química superficial dos filmes foram obtidos por Difração de Raios-X, Dispersão de Energia de Raios-X e para a verificação da morfologia e espessura do filme foi utilizada a Microscopia Eletrônica de Varredura. Para a verificação do comportamento da temperatura sobre o dissipador com o filme de diamante CVD foi utilizada uma câmera de imagem termográfica, marca Fluke, modelo Ti 40 FT. Foram obtidos filmes de 2 e 10 ?m sobre o silício. Estas espessuras ainda não oferecem um desempenho mecânico que o torne autosustentado. Do ponto de vista de desempenho térmico as análises mostraram que, mesmo com pequena espessura, o filme de diamante CVD apresentou bom resultado experimental. Os principais desafios de construção para esse dissipador de calor são a obtenção do filme com espessura acima de um mm e a garantia da qualidade do filme com a repetitividade do processo em cujo caso torna-se necessário definir as dimensões do dissipador antes da deposição do filme.
  • ItemTese de livre-docência
    Estudo da corrosão em ligas de alumínio utilizadas na indústria aeronáutica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-10-23) Codaro, Eduardo Norberto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A resistência e o mecanismo de corrosão das ligas de alumínio 2024, 7010, 7050 e 7475 foram estudados em solução de NaCl. Os efeitos do tratamento térmico nas ligas, concentração de oxigênio, pH, adição de oxi-ânions e temperatura do meio constituem algumas das variáveis estudadas. Primeiramente, procedeu-se à caracterização físicoquímica dos materiais através de análise química e metalográfica, mediante microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de energia dispersiva. As ligas 2024, 7010, 7050 e 7475 como recebidas, recozidas e envelhecidas, revelaram a existência de partículas ternárias e quaternárias, constituídas por Al:Cu:Fe e Mg ou Zn. Também foi observado um maior número de partículas pequenas de composição variável situando-se, preferencialmente, nos contornos dos grãos. Os resultados dos ensaios de corrosão em meios aerados e desaerados indicam que o cromato é efetivo como inibidor da corrosão localizada em ambas ligas e que o molibdato somente na liga 7050. O efeito inibidor do tungstato se revela em meio desaerado e é comparativamente menor daquele observado com os outros oxi-ânions. As análises quantitativas de superfície das ligas após os ensaios de imersão indicam que ainda na presença de inibidor, se pites foram nucleados, eles crescem.
  • ItemTese de livre-docência
    Um estudo sobre o endurecimento, o processamento e propriedades mecânicas de uma liga de alumínio da série 3XXX tipo AA 3104 com adições de zinco
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2006-12) Zangrandi, Aelcio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Modificações na composição química e no processamento termomecânico têm sido algumas das várias alternativas estudadas, para melhorar o desempenho de ligas de alumínio tradicionais. Neste trabalho foi modificada a composição de uma liga Al-Mn-Mg do tipo AA 3104, endurecível por deformação, adicionando-se diversos teores de zinco, transformando-a numa liga Al-Mn-Mg(Zn), endurecível por precipitação. O objetivo foi estudar e quantificar os efeitos do zinco sobre o processamento termomecânico e as propriedades mecânicas da liga modificada. Ligas com teores de zinco entre 0,03 a 1,52% foram fundidas e processadas obtendo-se um encruamento semelhante a condição H-19 industrial, denominada rota R. Ligas com teores de zinco entre 1,14 a 2,17% foram fundidas e processadas segundo três diferentes rotas: na rota S, o recozimento da rota R foi substituído por solubilização antes da laminação a frio; nas rotas E3H e E6H, as tiras laminadas a frio foram envelhecidas em dois estágios: 121°C por três horas para as duas rotas, mais três horas para a rota E3H e seis para a rota EH a 163°. A tensão de escoamento (SIGMA IND E) e a resistência à tração (SIGMA IND T) para a rota R aumentaram da ordem de 18% e 19% respectivamente, com o aumento do teor de zinco, enquanto o alongamento (E) permaneceu em torno de 4,5%. As propriedades mecânicas (SIGMA IND E SIGMA T E ) AUMENTARAM EM TORNO DE 25%, 31% E 27%, respectivamente, para a rota S. Considerando concentrações aproximadamente iguais de zinco, não foram verificadas diferenças significativas para (SIGMA E SIGMA T), entre as rotas R E S, no entanto, a rota S apresentou alongamento médio maior que a rota R da ordem 44%. Os menores valores de (SIGMA IND E SIGMA IND T) e os maiores valores de E foram obtidos para a rota E6H.
  • ItemTese de livre-docência
    Reconfiguração de sistemas de distribuição utilizando metaheurísticas e critérios de confiabilidade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014-01-10) Cassula, Agnelo Marotta [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    In an ever more competitive environment, power distribution companies must satisfy two conflicting objectives: minimizing investment costs and the satisfaction of reliability targets. The network reconfiguration of a distribution system is a technique that well adapts to this new deregulated environment for it allows improvement of reliability indices only opening and closing switches, without the onus involved in acquiring new equipment. Due to combinatorial explosion problem characteristic, in the solution are employed metaheuristics methods, which converge to optimal or quasi-optimal solutions, but with a high computational effort. As the main objective of this work is to find the best configuration(s) of the distribution system with the best levels of reliability, the objective function used in the metaheuristics is to minimize the LOLC - Loss Of Load Cost, which is associated with both, number and duration of electric power interruptions. Several metaheuristics techniques are tested, and the tabu search has proven to be most appropriate to solve the proposed problem. To characterize computationally the problem of the switches reconfiguring was developed a vector model (with integers) of the representation of the switches, where each normally open switch is associated with a group of normally closed switches. In this model simplifications have been introduced to reduce computational time and restrictions were made to exclude solutions that do not supply energy to any load point of the system. To check violation of the voltage and loading criteria a study of power flow for the ten best solutions is performed. Also for the ten best solutions a reliability evaluation using Monte Carlo sequential simulation is performed, where it is possible to obtain the probability distributions of the indices and thus calculate the risk of paying penalty due to not meeting the goals. Finally, the methodology is applied in a real Brazilian distribution network, and the results are discussed.
  • ItemTese de livre-docência
    Processamento e caracterização de compósitos de resina fenólica com nanotubos de carbono com aplicações aeroespaciais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2011-09-01) Botelho, Edson Cocchieri [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho de pesquisa consistiu na obtenção de compósitos nanoestruturados utilizando matrizes poliméricas termorrígidas e nanotubos de carbono (CNT) e posterior caracterização de suas propriedades mecânicas, térmicas, elétricas, reológicas e demais características físico-químicas para aplicações aeroespaciais. As atividades experimentais para a realização deste trabalho foram, em sua maioria, conduzidas na Alemanha. Durante o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa, foi possível entender melhor como deve ser realizada a purificação, funcionalização e dispersão de CNT em compósitos poliméricos. Desta forma, CNT foram caracterizados e utilizados como reforços para a obtenção de compósitos nanoestruturados em matrizes termorrígidas (resina fenólica). Estes compósitos foram processados, por meio de cura em autoclave e avaliados com relação aos seus desempenhos mecânicos, físico-químicos e morfológicos. Duas metodologias foram utilizadas para permitir a dispersão dos CNT: dispersão em solução aquosa e por calandragem (TRC). Os resultados obtidos mostram que a metodologia mais adequada para dispersar os CNT em resina fenólica é a partir do processo por calandragem e que teores superiores a 0,5% em massa de CNT não resultam em melhorias significativas quanto aos desempenhos viscoelástico, térmico, elétrico e mecânico destes compósitos. Ainda, a partir dos ensaios reológicos e elétricos, foi observado que teores abaixo de 0,2% em massa de CNT já são suficientes para promover a percolação dos CNT na resina fenólica, gerando mudanças significativas no comportamento físico-químico do compósito nanoestruturado. A partir deste trabalho de pesquisa...
  • ItemTese de livre-docência
    Contribuição para a análise de aplicações de métodos de tomada de decisão com múltiplos critérios
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2010-02-02) Salomon, Valerio Antonio Pamplona [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Not available
  • ItemTese de livre-docência
    Resina epóxi reforçada com tecido de carbono não dobrável por processo RTM
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2011-11-03) Cioffi, Maria Odila Hilário [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com o objetivo de ganhar competitividade no mercado internacional e contribuir para o desenvolvimento tecnológico no país, o presente trabalho apresenta a técnica de processamento de moldagem por transferência de resina (RTM), utilizada na fabricação de materiais compósitos estruturais e ainda pouco estudada no Brasil. Os compósitos processados por essa técnica apresentam maior fração volumétrica de fibras, melhor acabamento superficial e pouca ou nenhuma necessidade de acabamento do componente produzido. Este trabalho compreende a caracterização de compósitos produzidos com resina epóxi monocomponente RTM6 e o tecido não dobrável de fibra de carbono. Os compósitos produzidos pela Hexcel Composites foram analisados pela técnica de ultrassom C-Scan e os resultados mostraram que os laminados processados estão homogêneos quanto à impregnação. Ensaios mecânicos mostram que os laminados com tecido apresentam características comparáveis à dos compósitos produzidos em autoclave com maiores porcentagens de reforço. Em fadiga, os laminados apresentaram um alto e curto intervalo, com tensões próximas à de tração. Quanto ao comportamento térmico observou-se melhora nas propriedades com a adição do reforço de fibras de carbono, que promoveram o aumento da temperatura de transição vítrea (Tg). Quanto ao comportamento viscoelástico, foi observado a influencia da temperatura e freqüência no material. Considerando as propriedades mecânicas e térmicas, ambos os compósitos foram classificados como adequados à aplicação proposta.
  • ItemTese de livre-docência
    Avaliação do efeito da umidade relativa do ar no coeficiente de performance de um sistema de ar condicionado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2011-03-29) Magalhães Sobrinho, Pedro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os fatores que influenciam no consumo de energia de um sistema de ar condicionado de pequeno porte, que merecem destaque são a eficiência do compressor através do modelo empregado, a forma que a vazão do refrigerante é condicionada, o modelo do ventilador empregado, o rendimento do evaporador, o condensador e as condições climáticas. Dentro da questão climática, uma questão bastante interessante é que a umidade relativa do ar, quando se trata do efeito que ela causa, principalmente no rendimento do condensador a ar, em geral não é considerada nos projetos. Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência da umidade relativa do ar no coeficiente de performance do sistema (COP), procurando quantificar sua influência nas respectivas faixas em que elas acontecem. Nos resultados encontrados foi possível identificar que existe uma influência bastante significativa, principalmente quando comparam-se condições de alta umidade com de baixa umidade destacando que somente a partir da 65% de umidade relativa é que encontra-se alterações significativas no COP do sistema
  • ItemTese de livre-docência
    Síntese e tratamento de materiais a plasma
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2009-02-13) Rangel, Elidiane Cipriano [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho são apresentados resultados que demonstram algumas das possibilidades de processamento de materiais por técnicas de plasma. O primeiro conjunto de dados relata o efeito da potência de excitação do plasma na microestrutura e nas propriedades óticas e elétricas de filmes de carbono amorfo hidrogenado depositados em atmosferas de acetileno e argônio. Neste estudo, correlações entre as propriedades dos filmes e da fase plasma são realizadas com base nas caracterizações elétricas e óticas do plasma. Observa-se que a potência do sinal de excitação afeta diretamente a densidade de energia do plasma e, por conseguinte, as propriedades dos filmes. Variações nas proporções de hidrogênio e de sítios com hibridização sp2 foram constatadas. Filmes relativamente transparentes e com elevada resistência elétrica foram obtidos em plasmas de 50 W de potência. Na segunda etapa, discute-se o efeito da implantação iônica por imersão em plasmas nas propriedades de filmes de polímeros preparados em descargas de radiofreqüência de benzeno. As amostras foram expostas, por diferentes tempos, ao plasma de imersão de argônio e o comportamento da composição química, dureza, propriedades óticas e termodinâmicas de superfície dos filmes foi obtido em função do tratamento. Os filmes tornaram-se mais absorvedores e duros revelando perda de hidrogênio e aumento no grau de reticulação e de insaturação das cadeias carbônicas com o aumento do tempo de bombardeamento. Na parte final, demonstra-se a versatilidade e efetividade da técnica híbrida de implantação iônica e deposição por imersão em plasmas, na produção de filmes com diferentes composições químicas e propriedades de superfície, em função da proporção de gases nobres e reativos na descarga...