Preservação digital nas instituições de ensino superior: aspectos organizacionais, legais e técnicos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-09-01

Autores

Grácio, José Carlos Abbud
Fadel, Bárbara [UNESP]
Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Escola de Ciência da Informação da UFMG

Resumo

This article analyzes the main aspects related to digital preservation in Higher Education Institution (HEI). Discusses the problems and challenges to be facing in this context and presents the main aspects and strategies involving digital preservation in this institution type, focusing on three: the organizational aspects, the legal aspects and the technical aspects. The methodological procedures involved the literature analysis on the subject area. As a result shows a digital preservation policy that includes 15 (fifteen) essential elements, distributed in three segments (aspects), and the importance of each element to the deployment of a digital preservation policy.
Este artigo apresenta uma análise dos principais aspectos relacionados à preservação digital em Instituição de Ensino Superior (IES). Discute os problemas e os desafios a serem enfrentados nesse contexto e apresenta os principais aspectos e estratégias que envolvem a preservação digital nesse tipo de instituição, destacando três: os aspectos organizacionais, os aspectos legais e os aspectos técnicos. Os procedimentos metodológicos envolveram a análise da literatura da área sobre o tema. Como resultado, apresenta uma política de preservação digital que contempla 15 (quinze) elementos essenciais, distribuídos nos três segmentos (aspectos) e descreve a importância de cada um para a implantação de uma política de preservação digital.

Descrição

Palavras-chave

Preservação digital, Política de preservação digital, Gestão de documentos digitais, Gestão da informação, Tecnologias de informação e comunicação (TIC), Instituição de Ensino Superior (IES), Digital preservation, Digital preservation policy, Digital document management, Information Management, Information and Communication Technologies (ICT), Higher Education Institution (HEI)

Como citar

Perspectivas em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da UFMG, v. 18, n. 3, p. 111-129, 2013.