Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação
Carregando...
Data
2013-09-01
Autores
Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
Resumo
The aim of this paper is to analyze the confluences between the thinking of philosophers Theodor Adorno and Hannah Arendt in critiquing totalitarianism and fascism in the post-World War II period. Looking for approximation between the works of both philosophers, the most relevant aspects of this criticism for the philosophy of education will be explicited.
O objetivo deste artigo consiste em analisar a confluência entre o pensamento dos filósofos Theodor Adorno e Hannah Arendt na crítica ao totalitarismo e ao fascismo no período pós-Segunda Guerra Mundial. Procurando aproximar a obra de ambos, serão explicitados em especial os aspectos mais relevantes dessa crítica no campo da filosofia da educação.
O objetivo deste artigo consiste em analisar a confluência entre o pensamento dos filósofos Theodor Adorno e Hannah Arendt na crítica ao totalitarismo e ao fascismo no período pós-Segunda Guerra Mundial. Procurando aproximar a obra de ambos, serão explicitados em especial os aspectos mais relevantes dessa crítica no campo da filosofia da educação.
Descrição
Palavras-chave
teoria crítica, filosofia da educação, personalidade autoritária, fascismo, totalitarismo, critical theory, philosophy of education, authoritarian personality, fascism, totalitarianism
Como citar
Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 49, p. 299-307, 2013.