Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-09-01

Autores

Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação

Resumo

The aim of this paper is to analyze the confluences between the thinking of philosophers Theodor Adorno and Hannah Arendt in critiquing totalitarianism and fascism in the post-World War II period. Looking for approximation between the works of both philosophers, the most relevant aspects of this criticism for the philosophy of education will be explicited.
O objetivo deste artigo consiste em analisar a confluência entre o pensamento dos filósofos Theodor Adorno e Hannah Arendt na crítica ao totalitarismo e ao fascismo no período pós-Segunda Guerra Mundial. Procurando aproximar a obra de ambos, serão explicitados em especial os aspectos mais relevantes dessa crítica no campo da filosofia da educação.

Descrição

Palavras-chave

teoria crítica, filosofia da educação, personalidade autoritária, fascismo, totalitarismo, critical theory, philosophy of education, authoritarian personality, fascism, totalitarianism

Como citar

Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 49, p. 299-307, 2013.