Série de leitura Proença (1926-1928) e o ensino da leitura no Estado de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Gazoli, Monalisa Renata [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Cultura Acadêmica

Resumo

A obra esmiúça a chamada Série de leitura Proença, formada pelos livros didáticos de autoria do professor Antônio Firmino Proença (1880 -1946), usados na alfabetização de gerações de brasileiros especialmente em São Paulo, mas também em outros estados. As cinco publicações da série, escritas ente 1926 e 1928, foram reeditadas dezenas de vezes até meados dos anos 1950. Ao mesmo tempo, a autora traça uma biografia detalhada do autor. No livro, Monalisa Renata Gazoli investiga a proposta de Proença para o ensino de leitura do antigo curso primário, em continuidade à de alfabetização apresentada pelo autor na Cartilha Proença, de 1926, primeira publicação da coleção. A autora também analisa o método analítico de ensino de leitura e escrita da série, uma das principais linhas de alfabetização da época. O livro leva à comunidade acadêmico-científica informações e aspectos até então inexplorados da vida, da atuação profissional e da produção didática do educador paulista, como lembra a professora livre-docente Maria do Rosário Longo Mortatti, coordenadora do Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (GPGELLB).

Descrição

Palavras-chave

Proenca, Antonio Firmino de, 1880-1946, Cartilhas - Brasil - História, Leitura - História - São Paulo (Estado), Alfabetização - São Paulo (Estado) - História

Como citar

GAZOLI, Monalisa Renata. Série de leitura Proença (1926-1928) e o ensino da leitura no Estado de São Paulo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. ISBN 9788579832222