O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-09-01

Autores

Fürkotter, Monica [UNESP]
Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Leone, Naiara Mendonça [UNESP]
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação

Resumo

This article presents the profile of municipal teachers and identifies aspects that, according to them, should guide the continuing education processes. The survey was developed with 533 public school teachers from 10 municipalities of the State of São Paulo. The methodological approach used was quantitative, of the descriptive survey type. We used a questionnaire to collect empirical data and content analysis to categorize the information. We found significant aspects that can guide continuing education policy proposals, based on the teachers' needs and expectations, trying to articulate theory and practice. These aspects are relevant for the effective fulfilling of the continuing education role.
Este artigo apresenta o perfil de professores de redes municipais e identifica aspectos que, segundo eles, devem nortear os processos de formação contínua. A pesquisa desenvolveu-se junto a 533 professores de escolas públicas de 10 municípios do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica foi quantitativa, do tipo survey descritivo. Usamos um questionário para coleta dos dados empíricos e a análise de conteúdo para categorização das informações. Constatamos aspectos significativos que podem nortear propostas de políticas de formação contínua, partindo das necessidades e expectativas docentes, procurando articular a teoria e a prática. Tais aspectos são relevantes para que a formação contínua cumpra efetivamente o seu papel.

Descrição

Palavras-chave

Formação Contínua de Professores, Necessidades Formativas, Desenvolvimento Profissional, Teacher's Continuing Education, Formative Needs, Professional Development

Como citar

Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 39, n. 3, p. 849-869, 2014.