Estratégias para disseminação do conhecimento organizacional: o papel da arquitetura da informação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Autores

Teixeira, Thiciane Mary Carvalho [UNESP]
Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Introduction: Organizations are expending more and more, the spaces electronic / digital (Internet / intranet / extranet) as a way to efficiently manage information and knowledge in the organizational environment. The management of inputs informational and intellectual belongings ranges from the strategic level to the operational level; the results demonstrate the strength of the socialization of organizational strategies. Objective: To reflect on the role of information architecture for the development of electronic spaces / digital in organizational environments. Methodology: Analytical study supported by specialized literature, based on three aspects emphasized by Morville and Rosenfeld (2006) and applied to information architecture: context, content and user studies beyond the search and use of information Choo (2006) which also highlights three aspects: situational dimensions, cognitive needs and emotional reactions. Results: In the context of the Web environment organizations have a large number of sites for brands / products that have mostly no organizational structure or shared navigation. The results show that when a department needs to contact another department must do so in order offline. Conclusion: The information architecture has become essential for the development of management information systems that makes possible to easily find and access data and information, as well as helps in developing distinct hierarchies to structure the distribution of content, promoting developed quality and effectiveness of the management systems.
Introdução: As organizações estão utilizando, cada vez mais, os espaços eletrônicos/digitais (Internet/intranet/extranet) como uma forma de gerenciar eficientemente informação e conhecimento no ambiente organizacional. A gestão de insumos informacionais e de ativos intelectuais abrange desde o nível estratégico até o nível operacional, cujos resultados demonstram o fortalecimento da socialização das estratégias organizacionais. Objetivo: Refletir sobre o papel da arquitetura da informação para a elaboração de espaços eletrônicos/digitais em ambientes organizacionais.Metodologia: Pesquisa analítica apoiada em literatura especializada da área, fundamentada em três aspectos destacados por Morville e Rosenfeld (2006) e aplicados à arquitetura da informação: contexto, conteúdo e usuário, além dos estudos de busca e uso da informação de Choo (2006) em que também destaca três aspectos: dimensões situacionais, necessidades cognitivas e reações emocionais. Resultados: No contexto do ambiente Web as organizações têm um grande número de sites de marcas/produtos que apresentam na maior parte nenhuma estrutura de organização ou navegação compartilhada. Os resultados mostram que quando um departamento precisa contactar outro departamento é preciso fazê-lo de forma offline. Conclusão: A arquitetura da informação passou a ser fundamental para a elaboração de sistemas de informação gerencial, para que viabilize a fácil localização e acesso de dados e informações, bem como ajuda no desenvolvimento de estrutura hierarquias distintas para a divulgação dos conteúdos, promovendo maior qualidade e efetividade aos sistemas gerenciais.
Introduccíon: Las organizaciones están utilizando cada vez más los espacios electrónicos/digitales (internet/intranet/extranet) como una forma de gerenciar de manera eficiente la información y el conocimiento en e lentorno de la organización. La gestión de entrada de los activos informacionales e intelectuales van desde el nivel estratégico hasta el nivel operacional, cuyos resultados demuestran el fortalecimiento de socialización de las estrategias organizacionales. Objetivo: Refletir sobre el papel de la arquitetura de la información para el desarrollo de espacios electrónicos / digitales en los ambientes organizacionales. Metodología: Estudio analítico con el apoyo de la literatura especializada, con base en tres aspectos destacados por Morville e Rosenfeld (2006) aplicados a la arquitectura de la información: el contexto, el contenido y el usuario además de los estudios de búsqueda y uso de la información del autor Choo (2006) que también destaca tres aspectos: las dimensiones situacionales; las necesidades cognitivas y las reaciones emocionales. Resultados: En el contexto del ambiente Web, las organizaciones tienen un gran número de sítios de marcas / productos que no presentan, en su mayor parte, cualquiera estructura de organización o de navegación compartida. Los resultados muestran que cuando un departamento necesita ponerse en contacto con otro departamento és necesario hacerlo offline. Conclusión: La arquitectura de la información se há convertido en esencial para el desarrollo de los sistemas de informacion gerenciales que faciliten la localización y el aceso de datos e informaciones así como ayuda en el desarrollo de estructuras jerárquicas distintas para la divulgación de los contenidos, de manera a promover una mayor calidad y efetividad de los sistemas gerenciales.

Descrição

Palavras-chave

Disseminação da Informação, Conhecimento Organizacional, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Arquitetura da Informação, Sistemas de Informação

Como citar

Informação & Informação, v. 17, n. 3, p. 165-180, 2012.