O conhecimento profissional do catalogador de assunto sobre política de indexação em bibliotecas universitárias

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Data

2013

Autores

Dal´Evedove, Paula Regina [UNESP]
Fujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]

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Resumo

Analyzes the professional knowledge of the subject cataloger about the role of indexing policy in the context of university libraries. Therefore, the study consists of a questionnaire and sociocognitive analysis of the professional knowledge of three subject catalogers of different university libraries in the state of São Paulo / Brazil, through the application of Verbal Protocol Group. The results indicate that the subject’s cataloging must be supported by current standards and guidelines that address the specificities of each informational context and guide the daily practice. We conclude that the lack of guidelines aimed at standardizing and/or theoretical and methodological parameter of subject cataloging process is one of the main points to be observed by the specialized literature in Information Science.
Analisa-se o conhecimento profissional do catalogador de assunto acerca do papel da política de indexação no contexto de bibliotecas universitárias. Para tanto, o estudo compõe-se de aplicação de questionário e análise sóciocognitiva do conhecimento profissional de três catalogadores de assunto de distintas bibliotecas universitárias públicas do estado de São Paulo/Brasil por meio da aplicação de Protocolo Verbal em Grupo. Os resultados apontam que a catalogação de assunto deve estar respaldada por normas e diretrizes atualizadas que atendam as especificidades de cada contexto informacional e direcionem a prática cotidiana. Conclui-se que a carência de diretrizes direcionadas a normalização e/ou parâmetro teórico e metodológico do processo de catalogação de assunto é um dos principais pontos a serem observados pela literatura especializada em Ciência da Informação.

Descrição

Palavras-chave

indexador, catalogação de assunto, protocolo verbal

Como citar

Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 11, n. 2, p. 21-39, 2013.