Como resolver uma situação de não aprendizagem: um estudo psicogenético sobre a construção do conhecimento social

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]
Guimarães, Taislene [UNESP]
Melchiori, Ana Paula [UNESP]
Guimarães, Karina Perez

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Based on the Piagetian theory and on the research about the construction of Social Knowledge, this article presents the beliefs of children and adolescents regarding the resolution of a situation of not learning. Data were obtained from 80 students, between 06 and 16 years, who analyzed a story involving this issue. The main results indicate that most participants are not able think about the situation contained in the story in a more complex way, disregarding processes and elements, thus. They tend to give simplistic answers and it demonstrates the characteristics of the most elementary level of understanding of social reality. Even among the older students, a less elaborated representation of this daily social question, “to learn or not to learn”, was also preponderate.
Fundamentado na teoria piagetiana e nas pesquisas sobre a construção do conhecimento social, o artigo apresenta as crenças de crianças e adolescentes a respeito da resolução de uma situação de não aprendizagem. Os dados foram obtidos junto a 80 sujeitos, de 06 a 16 anos, que analisaram uma história envolvendo a questão. Os principais resultados indicam que a maioria dos participantes não consegue pensar de forma mais complexa a situação contida na história, desconsiderando processos e elementos, tendendo a respostas simplistas, características do nível mais elementar de compreensão da realidade social. Mesmos entre os sujeitos mais velhos prevaleceu uma representação menos elaborada de uma questão social cotidiana: aprender e não aprender.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

Educacao em Perspectiva, v. 5, n. 1, p. 92-116, 2014.