Reflexões sobre a educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural

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Data

2010

Autores

Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
Silva, Ana Laura Ribeiro da [UNESP]
Ribeiro, Aline Escobar Magalhães

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Resumo

Este texto apresenta nossos olhares sobre a criança e a educação infantil sob o ponto de vista de Vigotski e seus colaboradores, a partir de pesquisas em nível de mestrado e de doutorado com foco na infância entre zero e seis anos. Nele trazemos parte dos resultados de estudos bibliográficos: ainda hoje permanecem idéias de criança e de educação embasando um processo sistemático de antecipação da escolaridade, transformando a criança em escolar, como se o ensino forçado respondesse às reais necessidades de desenvolvimento humano neste momento da vida. Em lugar disso, a perspectiva histórico-cultural anuncia uma nova compreensão de criança, de educação infantil, de infância e de professor/a, como alicerce teórico para a organização de uma nova escola da infância.

Descrição

Palavras-chave

educação infantil, escuta da criança, teoria histórico-cultural

Como citar

Interfaces, n. 2, p. 16-20, 2010.