Os contos infantis como literatura, na formação humana e na educação

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Data

2013

Autores

Penitente, Luciana Aparecida de Araújo [UNESP]
Castro, Rosane Michelli de [UNESP]

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Resumo

As reflexões tecidas neste texto decorreram de inúmeros questionamentos acerca da necessidade de se considerar a importância dos contos infantis como literatura, na formação humana e na educação. Nesse sentido, aborda-se, num primeiro momento, aspectos históricos da origem e trajetória dos contos infantis. Após e ainda que brevemente, abordam-se alguns fundamentos discutidos entre Habermas e Mead sobre a construção da intersubjetividade humana que pode ser propiciada pelos contos infantis e a conquista da individuação e socialização. Por fim, são abordados aspectos a partir dos quais se espera contribuir para as reflexões sobre educação, centralmente sobre a educação de crianças em processo de escolarização.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Formação de professores, Literatura, contos infantis, formação humana

Como citar

Língua e Literatura, v. 30, n. 1, p. 1-20, 2013.