Das Avaliações Externas do Sistema à Avaliação Institucional
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Data
2012
Autores
Santos, Uilians Eduardo Dos
Queroli, Jessica Fossaluza
Vilar, LÍgia Perez
Almeida, Vanessa da Silva
Sabia, Cláudia Pereira de Pádua [UNESP]
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Resumo
A temática avaliação tem sido o centro de inúmeras discussões e debates, na busca constante de uma educação de qualidade. Focamos nossa discussão nas avaliações externas, realizadas pelo governo federal que abrange a educação básica (ensinos fundamental e médio) e do ensino superior. Neste estudo analisamos as atuais políticas de avaliações externas realizadas pelo governo federal, suas implicações e limitações na busca de se mensurar a qualidade da educação. Mediante pesquisas bibliográfica e documental, o estudo em questão é resultado da investigação e discussão dos estudos de alguns autores que discutiram a temática e contribuíram para a reflexão sobre as atuais políticas de avaliações externas e seus reais motivos, assim como da análise de documentos do próprio governo federal. Discutimos os exames nacionais vigentes. Na sequência analisamos os possíveis motivos e direcionamentos das avaliações nacionais. Ao final do estudo, propomos a avaliação institucional de cada escola como forma de aprimorar e ampliar o atual processo avaliativo desenvolvido pelo governo federal.
Descrição
Palavras-chave
AVALIAÇÕES EXTERNAS, Sistema Nacional de Avaliação
Como citar
Colloquium Humanarum, v. 9, suplemento especial, p. 769-776, 2012.