Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico

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Data

2014-09-25

Autores

Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Muitos estudos têm abordado a formação docente para atuação na Educação Infantil, preocupados com a qualidade das atividades realizadas junto à criança da primeira infância. O referido fazer, realizado por meio das diferentes linguagens em educação, sobretudo, das linguagens expressivas decorrentes das artes são necessárias para o desenvolvimento integral da criança. Esta pesquisa vinculada a linha de formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas do PPGEE objetiva compreender se a Proposta Curricular do Curso de Pedagogia da FCL/UNESP/Araraquara, no tocante à formação do professor de Educação Infantil desenvolve os conteúdos e metodologias específicas vinculadas às linguagens expressivas das artes, se contempla as resoluções legais das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil de 2009 e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia de 2006. O referencial teórico adotado nos estudos está fundamentado nas temáticas de Educação Infantil, Arte-Educação, Linguística, Psicologia Histórico-Cultural e tendo como base a epistemologia da prática na formação de professores. A metodologia adotada recaiu na pesquisa documental de análise de conteúdos com abordagem qualitativa dos Projetos Políticos Pedagógicos e programas de ensino das últimas estruturas do referido Curso de Pedagogia. Os resultados apresentaram que o Curso de Pedagogia investigado atendeu as resoluções legais e a nossa categoria de análise em relação às linguagens expressivas das artes na formação de professores da Educação Infantil
Many studies have addressed the role for teacher training in early childhood education, concerned with the quality of the activities carried out by the child's infancy. That done, accomplished by means of the different languages in education, especially the expressive languages arising arts are necessary for the full development of the child. This research linked to online teacher training, teaching work and teaching practices aimed PPGEE understand the Curricular Proposal Course Pedagogy of FCL/UNESP/ Araraquara, with regard to teacher training Childhood Education develops the content and specific methodologies related the expressive language arts, contemplates legal resolutions of the 2009 National Childhood Education Curriculum Guidelines and the National Curriculum Guidelines of the Education Course, 2006. The theoretical framework adopted in the study is based on the theme of Childhood Education, Art Education , Linguistics , Historical- Cultural Psychology and based on the epistemology of practice in teacher education. The methodology fell in documentary research content analysis with qualitative Political and Pedagogical projects and teaching programs of the last structures of said School of Education. The results showed that the School of Education investigated met the legal resolutions and category of our analysis regarding the expressive languages of the arts in teacher education from kindergarten

Descrição

Palavras-chave

Educação, Educação - Estudo e ensino, Educação de crianças, Professores - Formação, Teachers, Training of

Como citar

FARIA, Alessandra de Carvalho. Linguagens expressivas e a formação de professores para a educação infantil: um estudo de projeto pedagógico. 2014. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.