Nego fugido: o teatro das aparições

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Data

2014-09-30

Autores

Pinto, Monilson dos Santos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O que é o Nego Fugido? Responder essa questão parece impossível. Como falar de algo tangível, corpóreo, que as palavras não conseguem dimensionar? Para isso, decidi ouvir a voz do corpo e dos fantasmas. A palavra, nesta pesquisa, é vista da perspectiva artaudiana ? toma uma dimensão material, ela é gesto e ato. Nessa pesquisa, o Nego Fugido é visto por sobre os ombros daqueles que fazem a manifestação, mas, também, há um olhar que se dirige às margens, ao assombroso, às notas de rodapé. Um olhar desconfiado, atento ao que escapa às palavras, atento aos elementos subjetivos. Aqui, os estudos sobre teatro, antropologia e performance estão em estreita relação com minhas vivências como participante do Nego Fugido a fim de constituir um corpo documental que possibilite gerar significativas reflexões sobre a manifestação. No entanto, não busco os gestos e detalhes de comportamento para revelar o modelo. Meu olhar dirige-se justamente ao que escapa ao modelo, àquilo que o modelo tende a ocultar. Não se engane! Esse não é o olhar da verdade absoluta, é apenas um olhar, uma visão de dentro que possibilita, também, escapar reflexões mais direcionadas, fragmentadas e distanciadas pelos antolhos. Com isso quero dizer que esta dissertação não basta para responder minhas inquietações sobre o Nego Fugido. Estou ansioso para ser assombrado, mais uma vez, na próxima aparição da manifestação. O Nego Fugido explicado é uma abominação. Experimentá-lo em vez de falar sobre ele, eis a que estou condenado
What Nego Fugido is? To answer this question may seem impossible. How to speak of something tangible, corporal, that words can not accomplish? To work this out, I have decided to listen to the voice of the body and of the phantoms. The word, in this research, is considered from an artaudian perspective: it takes a material dimension, it is gesture and action. In this research, Nego Fugido is seen over the shoulders of those who perform it but there is also an eye that looks to the margins, the haunting, the footnotes. A suspicious eye, aware of what escapes from the words, aware of the subjective aspects. Here, theatrical, anthropological and performance studies are in close relation with my experiences as a Nego Fugido member to build a documental body that promotes meaningful reflections on the manifestation. However, I do not search for gestures and strips of behavior to revel a model. My eye looks precisely for what escapes from the model, for what the models tries to hide. Do not be fooled! This is not an eye of the absolute truth. It is just an eye, an inside view that allows escaping from reflections more directed, fragmented and distant. I mean by this that the work now presented is not enough to answer my concerns about Nego Fugido. I am anxious to be haunted one more time at the next apparition of the manifestation. Nego Fugido explained is an abomination. To experiment it instead of talking about it, that is my curse

Descrição

Palavras-chave

Cultura afro-brasileira, Teatro brasileiro, Quilombolas, Brazilian drama

Como citar

PINTO, Monilson dos Santos. Nego fugido: o teatro das aparições. 2014. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2014.