Educação ambiental na educação da criança: análise de uma prática docente

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Data

2014-08-27

Autores

Manzini, Roseli Cristina da Rocha [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa de mestrado insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na linha de pesquisa Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas e foi realizada com o objetivo central de investigar as práticas docentes de professoras direcionadas à Educação Ambiental. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2013 em um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), localizado em um município no interior do Estado de São Paulo. As docentes atuam na fase 6, última fase da Educação Infantil, com crianças de 5 e 6 anos, antes do ingresso ao Ensino Fundamental. Esta pesquisa se enquadra na abordagem qualitativa e a opção metodológica adotada para realizar a coleta de dados foi o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de informações mais adequados para obter as respostas aos questionamentos dentro dessa abordagem de pesquisa, foram a análise documental, a observação participante e a entrevista semi-estruturada. Na observação participante, um dos instrumentos de coleta de dados utilizados, os passos do método pedagógico propostos pela Pedagogia Histórico-Crítica, serviram de guia no momento da interpretação e análise dos dados. Como resultados da pesquisa, concluímos que há dificuldades em realizar os fundamentos teóricos no trabalho pedagógico em sala de aula, principalmente com relação aos encaminhamentos metodológicos
This master’s degree research is part of School Education Graduate Program, line of research in teacher training, teaching work and pedagogical practices, and it has the goal to investigate the pedagogical practices of teachers of Kindergarten directed to environmental education. The research was made in the second semester of 2013 in a Municipal Center of Childhood Education (CEMEI), located in a city of States of São Paulo. The teachers work in the phase six, the last stage of Kindergarten education, with children between 5 and 6 years old, before going to Elementary School. This research can be inserted in the qualitative approach and the methodological choice to do the data collection was the case study. The information collection instruments suited to give the answers to the questions of this research approach were the documentary analysis, the observation participant and the semi-structured interview. In the observation participant, one of the techniques used for data collection, the steps of pedagogical method proposed by History-Critical Pedagogy, served as a guide in the moment of interpretation and analyzing of data. As research results, we concluded that there are difficulties in performing the fundamentals of this pedagogy in the pedagogical works in the classroom, mainly in relationship with the methodological referrals

Descrição

Palavras-chave

Educação, Educação ambiental, Educação de crianças, Ensino, Environmental education

Como citar

MANZINI, Roseli Cristina da Rocha. Educação ambiental na educação da criança: análise de uma prática docente. 2014. 132 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.